Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12632
Tipo do documento: Dissertação
Title: Retenção e evasão escolar na formação técnica em Agropecuária integrada ao Ensino Médio - um estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Pinheiral
Other Titles: Retention and school evasion in technical training in integrated Agriculture and High School - a case study at the Federal Institute of Education Science and Technology of Rio de Janeiro - Campus Pinheiral
Authors: Carvalho, Josefina Lourenço de
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Lima, Marcos Fábio de
Keywords: Retenção e Evasão Escolar;Curso Técnico;Agropecuária;Educação Profissional;Retention and School Evasion;Technical Course;Agriculture;Professional Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Josefina Lourenço de. Retenção e evasão escolar na formação técnica em Agropecuária integrada ao Ensino Médio - um estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Pinheiral. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: A presente pesquisa buscou conhecer as principais dificuldades que têm conduzido à retenção e à evasão escolar de um grande número de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo IFRJ-Campus Pinheiral. O recorte temporal estabelecido para o estudo foi de 2012 a 2016, e a perspectiva adotada para o exame da questão foi a dos discentes, sujeitos diretamente atingidos pelo problema. Assim, participaram da pesquisa 53 (cinquenta e três) estudantes regularmente matriculados no curso, sendo 30 (trinta) estudantes da primeira série, 23 (vinte e três) estudantes da terceira série e também 12 (doze) estudantes evadidos. Esta pesquisa teve como objetivo precípuo investigar os fatores que contribuem para a ocorrência de tais fenômenos na formação técnica em agropecuária, sobretudo na primeira série, período no qual se registram índices mais elevados. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória cuja abordagem foi predominantemente qualitativa. O modelo conceitual adotado foi o estudo de caso, tendo como técnicas adotadas para a coleta de dados a análise documental (planilhas com rendimento e movimentação de estudantes produzidos pela Secretaria da instituição, atas de Conselhos de Classe e legislação institucional) e aplicação de questionário semiaberto com vistas a conhecer a percepção dos estudantes sobre os fatores que têm contribuído para os casos de retenção e evasão estudantil. Além disso, o embasamento teórico desse estudo de caso se amparou em autores que tratam da questão investigada no contexto da Educação Básica e da Educação Profissional, com ênfase no ensino agrícola. Os resultados apontam que as principais dificuldades encontradas pelos educandos são de ordem intraescolar, ou seja, aqueles engendrados pela própria instituição, entre os quais se destacam o acúmulo de atividades, a organização curricular, a carga horária excessiva e a forma de acesso e ingresso ao curso. Acreditamos que as descobertas advindas deste trabalho podem fomentar reflexões sobre a condução do processo pedagógico da formação técnica em Agropecuária no IFRJ-Campus Pinheiral para transformação do atual cenário, bem como podem contribuir para novos estudos sobre o tema e que abranjam aspectos não contemplados nessa pesquisa.
Abstract: The present research sought to know the main difficulties that have led a large contingent of students of the Technical Course in Integrated Agriculture and Secondary Education offered by the IFRJ, Campus Pinheiral, to retention and school dropout in the temporal cut from 2012 to 2016. The perspective adopted for the examination of the issue was that of the students, who were directly affected by the problem. Thus, the research universe was formed by 53 (fifty-three) students regularly enrolled in the course, with 30 (thirty) students in the first grade, 23 (twenty three) students in the third grade and 12 (twelve) students evaded. The main objective was to investigate the factors that contribute to the occurrence of such phenomena in agricultural technical training, especially in the first series, a period in which there are higher rates of occurrence. This work is a descriptive qualitative research exploratory, whose approach will be done through a case study. The techniques of data collection consist of documentary analysis and semi-structured questionnaire with closed and open questions. The theoretical basis of the case study was supported by authors dealing with the issue of retention and school dropout in Basic Education and in the context of Professional Education, focusing on agricultural education. The results obtained in the research indicate that the main difficulties encountered by the students are intraschool, that is, those engendered by the institution itself, among which are the accumulation of activities, curricular organization, excessive workload, access and entrance to the course, the evaluation system, the conduction of the learning process and adaptation to the school. We believe that the findings from this work may stimulate reflections on the pedagogical process of the technical training in Agropecuária at IFRJ/Campus Pinheiral to transform the current scenario, as well as contribute to further studies on the subject in the field of agricultural vocational education and which cover aspects not contemplated in this research.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12632
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Josefina Lourenço de Carvalho.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.