Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBranch, Elizabeth Cristina nascimento
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:03Z-
dc.date.issued2017-08-22
dc.identifier.citationBranch, Elizabeth Cristina nascimento. “Política Institucional de Inclusão de estudantes com necessidades específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí”. 2017. [86 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12624-
dc.description.abstractNa busca pelo conhecimento e compreensão do movimento inclusivo, investigamos como são assimilados e incorporados nos documentos, assim como, nas concepções e práticas o movimento de inclusão em educação por um Campus de um Instituto Federal, localizado no Estado do Pará, na cidade de Tucuruí. Como referencial para a explicação das exclusões e suas relações com a inclusão foi utilizado o Index para a Inclusão (BOOTH & AINSCOW, 2011) que compreende a inclusão em suas três dimensões: a construção de culturas, o desenvolvimento de políticas e a orquestração de práticas inclusivas e os estudos em diálogo com as reflexões de Santos (2000, 2001, 2003, 2010), Santos & Oliveira (1999), Santos & Paulino (2008), Santos, Melo & Fonseca (2009) e Santos, Silva & Fonseca (2010), por serem os autores que vêm ampliando as discussões acerca da inclusão como direito universal à educação. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) para leitura das Declarações que versam acerca da inclusão, tais como: a Conferência Mundial de Educação para Todos de Jomtien (1990); a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Específicas de Salamanca (1994); as legislações nacionais e locais que fundamentam a Educação Inclusiva no âmbito do IFPA, o Programa Tec Nep e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Os resultados, evidenciaram que alguns servidores da instituição, apesar de manifestarem ideais inclusivos, reconhecem praticas excludentes em seu fazer institucional. Revelaram também que a instituição, em sua prática, não percebe o processo inclusivo como espaço de participação legítima, com respeito à igualdade de oportunidades e respeito à diversidade humana evidenciando que muito precisa ser mudado, em especial, a cultura institucional de isolamento e não participação entre os servidores da instituição, apesar de, em seus documentos oficiais apresentarem ações e planejamento inclusivospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão em Educaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicas de Educaçãopor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectPolíticas e Práticas de inclusãopor
dc.subjectInclusion in Educationeng
dc.subjectPublic Policies of Educationeng
dc.subjectCultureseng
dc.subjectPolicies and Inclusion practiceseng
dc.title“Política Institucional de Inclusão de estudantes com necessidades específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí”por
dc.title.alternative"Institutional Policy of Inclusion of students with specific needs of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Campus Tucuruí"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn the search for knowledge and understanding of the inclusive movement, we investigate how the movement of inclusion in education by a Campus of a Federal Institute, located in the State of Pará, in the city of Tucuruí, is investigated as being assimilated and incorporated in the documents, as well as in the conceptions and practices . The Index for Inclusion (BOOTH & AINSCOW, 2011) was used as a reference for the explanation of the exclusions and their relation with inclusion, which includes the inclusion in its three dimensions: the construction of cultures, the development of policies and the orchestration of practices (Santos & Oliveira, 1999), Santos & Paulino (2008), Santos, Melo & Fonseca (2009) and Santos, Silva & Fonseca (2009). 2010), since they are the authors who have been broadening the discussions about inclusion as a universal right to education. The Content Analysis technique (BARDIN, 2010) was used to read Declarations that deal with inclusion, such as the Jomtien World Conference on Education for All (1990); the World Conference on Specific Educational Needs of Salamanca (1994); the national and local legislations that underpin Inclusive Education within IFPA, the Tec Nep Program and the Institutional Development Plan (IDP). The results showed that some of the institution's servants, despite manifesting inclusive ideals, recognize practices that are exclusive to their institutional work. They also revealed that the institution in its practice does not perceive the inclusive process as a space for legitimate participation, with respect to equal opportunities and respect for human diversity, showing that much needs to be changed, especially the institutional culture of isolation and non-participation among the institution's employees, even though in their official documents they presented inclusive actions and planning.eng
dc.contributor.advisor1Melo, Sandra Cordeiro de
dc.contributor.advisor1ID02190423732por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499803166947247por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Santos, Monica Pereira dos
dc.creator.ID43342884215por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996353023702305por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. ______. Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989 - Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Brasília. ______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial: Brasília: MEC/SEESP, 1994. ______. A educação nas mensagens presidenciais (1890-1986). Brasília: INEP, 1987. ______. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 –Dispõe sobre - Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Brasília. _______. Lei 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, 17 jul. 2008. Disponível em < https://www.planalto.gov.br. ______. Decreto nº 6.094 de 24 abril de 2007 que dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromissos Todos pela educação. Disponível em: www.planalto.gov.br. ______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Brasília. _______. Documento Base do Programa TEC NEP. Brasília: MEC/SETEC, 2006. _______. Programa TEC NEP- Educação Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educativas Específicas. Brasília: MEC, 2009. _______. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2014-2018. Disponível em: <http://www.ifpa.edu.br. BOBBIO, Noberto. A era dos direitos: tradução de Carlos Nelson Coutinho – Rio de Janeiro: Campus, 2004. 78 BOOTH, Tony. & AINSCOW, Mel. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Traduzido por: Mônica Pereira dos Santos e João Batista Esteves, 3ª Edição - Produzido pelo LaPEADE, 2011. CAMPOS, Pedro Humberto. Quando a exclusão se torna “objeto” de representação social. In: COSTA, Valdelúcia Alves da. Os processos de inclusão dos alunos com necessidades educativas específicas: políticas e sistemas. Rio de Janeiro: UNIRIO/CEAD, 2001. CIAVATTA, Maria; FRIGOTTO, Gaudêncio. Pronunciamento da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Anped – GT Trabalho e Educação. Apresentado na Reunião da SEMTEC/MEC, Brasília, 18 de dezembro de 2003. Disponível em http://www.anped.org.br/ representações anped 2004.pdf. CURY, Carlos Roberto Jamil. Intelectual e educador / organização e introdução Cynthia Greive Veiga. – Belo Horizonte: Autêntica, 2010. DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva e organização da escola: projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica. Niterói, RJ:EDUFF, 2010. FELTRIN, Antonio Efro. Inclusão Social na Escola - quando a pedagogia Se Encontra com a Diferença. São Paulo: Paulinas, 2004. FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia da Pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes – Porto Alegre: Penso, 2013. GADOTTI, Moacir. Escola. In: STRECK, Danilo R.: REDIN Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed.São Paulo: Atlas, 2008. GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. São Paulo: Editora 7 letras, 1991. GLAT, Rosana. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1995. LÜDKE, Menga. & ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986. MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PIETRO, Rosangela Gavioli. Inclusão escolar. São Paulo: Summus, 2006. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Rio de Janeiro: Moderna, 2007. 79 MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ensaios Pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, 2006. MAZZOTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005. MINAYO, M.C.S.Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25.ed. ver. E atualizada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. MITTLER, Peter. Da exclusão à inclusão. In: Peter Mittler. Educação Inclusiva: contextos sociais; trad. Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003. OLIVEIRA, Denise C. MARQUES, Sergio C., GOMES, Antonio Marcos T. & TEIXEIRA, Maria Cristina T. V. Analise das evocações livres: uma técnica de analise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antonia, S. P., CAMARGO, Brígido V., JESUÍNO, Jorge C. NOBREGA, Sheva M. (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. Paraíba, João Pessoa: UFPB, 2005. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PAULA, L. A. L. Ética, cidadania e Educação Especial. In: Revista Brasileira de Educação Especial, Vol. 04, 1996. PERRENOUD, Ph. As práticas pedagógicas mudam e de que maneira? Curitiba: Revista Impressão Pedagógica, 2001. PRIETO, Rosângela G. In: MANTOAN, Maria Teresa Egler.; ARANTES, Valéria Amorim.; PRIETO, Rosângela G. (Org.). Inclusão Escolar. Summus, 2006. RIZZINI, Irma; CASTRO, Mônica Rabello; SARTOR, Carla S. D. Pesquisando: guia de metodologia de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária, 1999. RODRIGUES, D. Educação Inclusiva: as boas e as más notícias. In: RODRIGUES, David (org.). Perspectivas sobre a inclusão; da educação à sociedade. Porto: Porto, 2006. SANTOS, Mônica Pereira; OLIVEIRA, Renato José. Além da visão liberal de tolerância: Um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola e na sociedade. Contexto & Educação. Universidade de ljuí. Ano XIV, nº 56 - Outubro/Dezembro 1999. SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Consequências ao Sistema Educacional Brasileiro. INTEGRAÇÃO – ano 10, no.22 – 2000. 80 SANTOS, Mônica Pereira dos & PAULINO, Marcos Moreira (orgs). Inclusão em Educação: Culturas, Políticas e Práticas. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. SANTOS, Mônica Pereira dos; FONSECA, Michele pereira de Souza; MELO, Sandra Cordeiro. Inclusão em educação: diferentes interfaces. Curitiba: CRV, 2009. SANTOS, Maria Sirley dos, Pedagogia da diversidade. Rio de Janeiro: Memnon Edições Científicas, 2010. SPINK, Mary Jane P. (Org.) Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2ed. – São Paulo: Cortez, 2000. STAINBACK, S. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, 1990. Disponível em: http://www.unesco.org.br/publicacoes/copy_of_pdf/decjomtien. UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior: As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social, em Paris, 2009. UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial. 1994. Disponível em < http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf. UNESCO, O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: atendendo nossos Compromissos Coletivos. Dakar, Senegal: Cúpula Mundial de Educação, 2000. UNESCO. Declaração da VII Sessão do Comitê Intergovernamental Regional do Projeto Principal para a Educação (PROMEDLAC VII). Cochabamba, Bolívia: 2001. UNESCO. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm. Acessado em fevereiro de 2017. VALENTE, Ivan; ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou Carta de intenção? Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 96-107. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8368/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15348/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21650/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28034/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34412/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40800/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47156/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53578/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2405
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-03T12:53:31Z No. of bitstreams: 1 2017 - Elizabeth Cristina Nascimento Branch.pdf: 2601975 bytes, checksum: 14b0f9db97013cecabeac9f85d0d8423 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T12:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Elizabeth Cristina Nascimento Branch.pdf: 2601975 bytes, checksum: 14b0f9db97013cecabeac9f85d0d8423 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Elizabeth Cristina Nascimento Branch.pdfElizabeth Cristina Nascimento Branch2.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.