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dc.contributor.authorNunes, Jane Maria Rosa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:57Z-
dc.date.issued2017-07-18
dc.identifier.citationNunes, Jane Maria Rosa. Causas e consequências da desvinculação da educação do campo na agricultura familiar: um estudo de caso do ensino médio da Escola Nova República. 2017. [74 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12622-
dc.description.abstractEsta dissertação é um estudo de caso que tem por objetivo identificar as causas e consequências da desvinculação da educação do campo na agricultura familiar. A pesquisa ocorreu na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Nova República, localizada na região do Lote 8, na Vila Joncon, zona rural do município de Conceição do Araguaia/PA..O público alvo foram os alunos do 3º ano do ensino médio, a coordenadora pedagógica, a diretora e os movimentos sociais atuantes da região. Foi possível diagnosticar o esvaziamento do campo e retorno das terras para os latifundiários, também pode se perceber o envelhecimento na zona rural, uma vez que os jovens que ali residem, tendem a sair do campo, em busca de uma melhor qualidade de vida. O modelo educacional das escolas no campo, não corresponde com a especificidade da Política Nacional de Educação do Campo. Pode-se constatar na fala dos participantes a insatisfação com o modelo de educação implantado no local da pesquisa. Este modelo que teoricamente é chamado de educação do campo, na prática está longe de cumprir com a sua missão, podendo mesmo ser classificada como educação rural e não do campo. Sua metodologia não difere muito do modelo educacional do passado, desligada da realidade do aluno, não considera o campo e nem mesmo as suas particularidades. Preocupa-se somente com a formação da mão de obra. Acredita-se que a não valorização dos saberes do campo contribui para a desconstrução da identidade sócio cultural dos seus moradores e afeta diretamente a agricultura familiar camponesa. Cabe ressaltar que o Sul do Pará é a região com o maior número de Assentamentos da reforma agrária do Brasil, logo, a não implementação das políticas publicas para o campo pode implicar sérios problemas sociais e econômicos na regiãopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectDesvinculaçãopor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectUntyingeng
dc.subjectFamily Farmingeng
dc.titleCausas e consequências da desvinculação da educação do campo na agricultura familiar: um estudo de caso do ensino médio da Escola Nova Repúblicapor
dc.title.alternativeCauses and consequences of the untying of rural education in family farming: a case study of the high school of the New Republic schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherHis dissertation is a case study whose objective is to identify the causes and consequences of the untying of rural education in family agriculture. The research was carried out in the School of Infantile and Fundamental New Republic, located in the region of Lot 8, in Vila Joncon, rural area of the municipality of Conceição do Araguaia / PA .. The target audience were the students of the 3rd year of high school, Pedagogical coordinator, the director and social movements active in the Vila Joncon region. It was possible to diagnose the emptying of the field and return of the land to the landowners, it is also possible to notice the aging in the rural area, since the young people who live there tend to leave the countryside in search of a better quality of life. The educational model of schools in the field does not correspond to the specificity of the National Policy of Field Education. It can be observed in the speech of the participants the dissatisfaction with the model of education implanted in the research site. This model, theoretically called field education, in practice is far from fulfilling its mission, and can even be classified as rural education, not rural education. Its methodology does not differ much from the educational model of the past, disconnected from the reality of the student, does not consider the field and even its particularities. It is concerned only with the training of the workforce. It is believed that the lack of appreciation of the knowledge of the field contributes to the deconstruction of the socio-cultural identity of its residents, directly affecting the peasant family agriculture. It is worth noting that Southern Pará is the region with the largest number of Settlements of the agrarian reform of Brazil, therefore, the nonimplementation of public policies for the countryside can imply serious social and economic problems in the regioneng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID01125499777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcos Marques de
dc.contributor.referee3Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
dc.creator.ID78914590291por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1292763758741934por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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