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dc.contributor.authorPereira, Willams Lopes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:47Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:47Z-
dc.date.issued2018-08-29
dc.identifier.citationPEREIRA, Willams Lopes. Propostas educativas na solução dos processos erosivos e da antropização na Terra Indígena Três Corações no Município de Amajari – Roraima. 2018. 87 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12618-
dc.description.abstractProcessos erosivos têm sido observados ao longo das principais estradas de acesso ao norte do estado de Roraima: da erosão laminar superficial a grandes voçorocas. O município de Amajari, fazendo parte desse contexto, apresenta como processo marcante de ocupação o crescimento desordenado, em virtude dos vários ciclos econômicos que culminam em sérios problemas ambientais, entre eles, as erosões dos solos. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos alunos frente aos processos de erosão de solos que ocorrem na Comunidade Indígena Três Corações (CITC), município do Amajari/Roraima, e as possibilidades de recuperação desses solos por meio da Educação Ambiental, envolvendo os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFRR no Campus Amajari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e participativa, onde foram urlizadas várias tecnicas de levantamento de dados: aplicação de questionários, Roda de Conversas, visitas de campo e oficinas com estudantes e seus respecitvos pais. Podemos concluir que o Instituto Federal, assim como outros espaços de educação, deve romper com o modelo tradicional de educação, principalmente ao tratar dos problemas ambientais, inserindo os futuros profissionais de agropecuária nos motivos dos processos erosivos. Assim, a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma transversal e integradora. Percebemos que o agravamento dos quadros de erosão dos solos na CITC está ligado à falta de informação dos envolvidos. Esse fato implica negativamente na qualidade de vida da população local.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectErosãopor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectErosioneng
dc.titlePropostas educativas na solução dos processos erosivos e da antropização na Terra Indígena Três Corações no Município de Amajari – Roraimapor
dc.title.alternativeEducational proposals in the solution of erosive processes and anthropisation in Três Corações Indigenous Land in the Municipality of Amajari - Roraimaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherErosive processes have been observed along the main access roads to the north of the state of Roraima: from superficial laminar erosion to large gullies. The municipality of Amajari, as part of this context, presents as a marked process of occupation the disordered growth, due to the several economic cycles that culminate in serious environmental problems, among them, the soil erosions. The objective of this research was, therefore, to analyze the students' perceptions regarding soil erosion processes occurring in the Três Corações Indigenous Community (CITC), Amajari / Roraima municipality, and the possibilities of recovering these soils through Environmental Education , involving the students of the Agricultural Technical Course integrated to the High School of the IFRR in the Campus Amajari. This is a qualitative, descriptive and participatory research, in which several techniques of data collection were applied: questionnaires, conversation wheel, field visits and workshops with students and their respective parents. We can conclude that the Federal Institute, as well as other spaces of education, must break with the traditional model of education, especially when dealing with environmental problems, inserting future agricultural professionals into the motives of erosion processes. Thus, Environmental Education must be worked in a transversal and integrative way. We realize that the worsening of soil erosion in the CITC is linked to the lack of information from those involved. This fact negatively implies the quality of life of the local populationeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1ID94907730772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee3Rocha, Sérgio Luiz Alves da
dc.creator.ID67764681687por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4383910675814445por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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