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dc.contributor.authorFernandes, Eraldo da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:27Z-
dc.date.issued2018-09-21
dc.identifier.citationFERNANDES, Eraldo da Silva. Uma análise sobre o impacto do curso de produtores de derivados do leite no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – nos municípios de Campos dos Goytacazes e Japeri – Rio de Janeiro. 2018. 30 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12609-
dc.description.abstractA relação entre qualificação para o trabalho e a educação tem sido nas últimas décadas um dos grandes desafios para o desenvolvimento das práticas agrícolas no campo, isso porque não há como superar tais desafios sem a inserção de novas abordagens educativas que contribuam para a aprendizagem de seus atores sociais – os trabalhadores rurais. Neste sentido as inúmeras discussões em torna da educação de jovens e adultos das áreas rurais têm atravessado um denso e profundo debate em torno das dimensões econômicas, sociais, históricas e ambientais que perpassam essa formação dos trabalhadores locais. Desta forma boa parte desse debate, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para uma educação “compensatória” e de desenvolvimento para a produção dessas áreas e ao mesmo tempo uma educação inclusiva e de recuperação da história local dessas regiões, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a contribuição do curso de produtores de derivados do leite, implementados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC, oferecido pelo Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR, nas comunidades agrícolas em Japeri e Campos dos Goytacazes ambas no Rio de Janeiro. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo discentes que esse curso formou o impacto social e econômico local de ambas comunidade e ainda identificar como a prática educativa estudada contribuiu para a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi através de entrevistas onde a narrativa pessoal serviu de aporte para identificar os discentes que concluíram o curso dos quais foram efetivamente localizados, dentre os quais destacamos 08 na comunidade em Japeri e 08 na comunidade de Campos dos Goytacazes. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas semi estruturadas e abertas oportunizando o breve relato pessoal. Dentre o universo dos trabalhadores envolvidos na pesquisa observamos que na comunidade em Japeri todos os discentes que concluíram o curso eram do sexo feminino, o que sinalizou uma profunda reflexão sobre a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento das economias em comunidades rurais e ao mesmo tempo a manutenção familiar de subsistência por meio da formação técnica. Finalmente, esse estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não alcançando o público-alvo de formação da área mais ampla, que são os produtores rurais que atuam como um todo de ambas as regiões envolvidas. Além disso, concluiu-se que os trabalhadores que de fato atuam na produção desses derivados, após o período de formação, avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para o aumento e qualificação técnica em suas atuações profissionais que são sua principal ferramenta de trabalho e sustentopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhadores Ruraispor
dc.subjectPRONATECpor
dc.subjectTécnico em Agropecuáriapor
dc.subjectEducation and Workeng
dc.subjectWorld of Workeng
dc.subjectTechnician in Agricultureeng
dc.titleUma análise sobre o impacto do curso de produtores de derivados do leite no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – nos municípios de Campos dos Goytacazes e Japeri – Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeAn analysis of the impact of the course of producers of milk products in the national programme of access to technical education and employment – PRONATEC – in the municipalities of Campos dos Goytacazes and Japerí - Rio de Janeiro.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe relationship between qualification for work and education has been for decades one of the greatest challenges to the development of agricultural practices in the field, that's because there is no how to overcome such challenges without the insertion of new educational approaches contribute to the learning of their social actors – rural workers. In this sense the numerous makes discussions of adult and youth education of the rural areas has been through a dense and deep debate on the economic, social, historical dimensions and crosscutting environmental that training of local workers. In this way a large part of this debate, is the critique of the dichotomy between education focused on an education "compensatory" and development for the production of these areas and at the same time an inclusive education and rehabilitation of the local history of these regions, as indicative of the consequences that this type of education generates and generated in our society. The present research set out to identify the contribution of the course of producers of milk products, implemented by the National Program of access to technical education and employment – the PRONATEC, offered by the Rural University technical college-CTUR, in farming communities in Japerí and Campos dos Goytacazes in Rio de Janeiro. With this aim, ascertain, within the universe students that this course formed the local economic and social impact of both community and still identify as the educational practice studied contributed to the applicability of that studied during the course in their daily professional activities. In order to achieve this goal, the methodology proposed field was divided in two stages. The first of these was through interviews where the personal narrative served as a contribution to identify students who have completed the course of which were actually located, among which we highlight 08 in the community in community 08 in the community of Campos dos Goytacazes. To them, it was applied a semi structured questionnaire and open the brief report providing opportunities for staff. Among the universe of workers involved in the survey we found that in the community in Japeri all students who have completed the course were female, which signaled a deeper reflection on the relevance of the role of women in the development of economy in rural communities and at the same time the family livelihood through maintenance of technical training. Finally, this study was conducted under the guidance of Indicting Paradigm, the conclusions were based not only on the answers of questionnaires and interviews, but also in evidence observed in the field during the data collection process. One of the main conclusions of the research is that the course not reaching the target audience of the training of the wider area, which are rural producers who act as a whole of both regions involved. In addition, it was concluded that the employees who actually work in the production of these derivatives, after the training period, assess the knowledge built during the course gave the basis for the increase and technical qualification in their professional performances are your main tool of work and livelihood.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee2Durigon, Valdemir Lúcio
dc.contributor.referee3Pádua, Fábio Teixeira de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000151134077853por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAUDRIN, J.M. Os sertanejos que eu conheci. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1963. BORGES, Lívia de Oliveira. As concepções do trabalho: um estudo de análise de conteúdo de dois periódicos de circulação nacional. Rev. Adm. Contemp. Vol. 3 nº3. Curitiba 1999. BRASIL. Decreto 9.614; Dispõe sobre as disposições transitórias para execução da Lei Orgânica do Ensino Agrícola; de 20 de agosto de 1946. BRASIL - Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292p. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional.Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Decreto Lei nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. BRASIL. Lei Federal nº 12.816, de 12 de Outubro de 2011. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 45. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 213p. ________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 13 out. 2017. _______.Lei nº 9.394. 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. FEITOSA, André Elias Fidelis. Os (re)arranjos do ensino técnico agrícola no Brasil. Tese de doutorado. Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense UFF, Niterói, 2012. _______. FRIGOTTO, Gaudêncio. A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA: Um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 3ª ed. São Paulo, Cortez: autores associados, 1989. FURTADO, Celso. Introdução ao desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. 3. ed. revista pelo autor. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2000. MAZZALI, Leonel. O processo recente de reorganização agroindustrial: do complexo à organização “em rede”. Editora UNESP, São Paulo, 2000. MENDONÇA, Sonia Regina. A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960). Estud.soc.agric., Rio de Janeiro, vol. 14, no. 1, 2006: 88-113. PARECER – Conselho Nacional de Educação/CNE – Camara de Educação Básica CEB nº11/2000. PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Revista de administração de empresas. Vol 13, nº 4. Rio de Janeiro. 1973. PIMENTEL, Elisabete. SUJEITOS LEITORES, SUJEITOS AUTORES: indícios de histórias de leituras na produção de textos escolares. 1998. Dissertação (Mestrado em linguística) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo 1998. BRASIL. Republica Federativa do. Guia PRONATEC de Cursos FIC. Ministério da Educação: Brasília, 2011. 112p. RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 18. ed. rev. e ampl. São Paulo: Autores Associados, 2003. ROTTA e REIS. Revista textos e contextos. Porto Alegre. V6 N2 P314-334. Jul/Dez 2007. SADER, Regina. Espaço e Luta no Bico do Papagaio. 1986. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo 1998. SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Teoria do Capital Intelectual e Teoria do Capital Humano: Estado, Capital e Trabalho na política educacional em dois momentos do processo de acumulação. GT: Trabalho e Educação, 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004. SIQUEIRA, Ângela Carvalho de. Propostas, Conteúdos e Metodologias do Ensino Agrotécnico: Que Interesses Articulam e Reforçam?. Dissertação de Mestrado – Educação– UFF, Niterói, 1987. SOBRAL, Francisco Montório. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. V. 2, n. 2, nov. 2009. Brasília: MEC, SETEC, 2009. SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 1993, 420 p. TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Revista O Papel das Políticas Públicas, V.20, n.2, 2002. TERENCE, Marcelo Fernando. Avanços e limites da reforma agrária no sul do Pará: Um estudo a partir do projeto de assentamento Canarana. 2013. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo 2013.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4722
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-01T14:15:25Z No. of bitstreams: 1 2018 - Eraldo da Silva Fernandes.pdf: 4108072 bytes, checksum: 59009908b8dbf9ca1c96eedd27033ca6 (MD5)eng
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Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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