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dc.contributor.authorSilva, Patricia Nascimento da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:38Z-
dc.date.issued2011-11-21
dc.identifier.citationSILVA, Patricia Nascimento da. O agir comunicativo de Habermas e o ensino de informática: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2011. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12587-
dc.description.abstractTomando como parâmetro uma experiência prática realizada com turmas de segunda série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no IFRS – Campus Sertão, percebeu-se que a prática pedagógica existente no referido curso não se efetiva de fato como integrada. Assim partiu-se para estudos sobre inter e transdisciplinaridade, o agir comunicativo de Habermas e percebeu-se que a internet seria uma ferramenta potencializadora de espaços de diálogos. Estudou-se conceitos de tecnologia, informática na educação como espaço interdisciplinar, e a internet como ferramenta do agir comunicativo. A partir de questionários distintos aplicados ao grupo de professores e alunos traçou-se um mapa tecnológico do campus, verificando que existem computadores e internet disponíveis 24 horas por dia; verificou-se que os grupos pesquisados, alunos e professores, conhecem e fazem uso desses recursos, porém sem utilização como recurso didático e verificou-se o nível de envol-vimento de professores e alunos com as várias ferramentas tecnológicas. A partir dos dados levantados foi sugerida uma proposta metodológica que traz para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio a oportunidade de fazer um ensino inter/transdisciplinar que envolve temas transversais, uso da internet como ferramenta facilitadora de diálogo, o agir comunicativo como base filosófica de discussão e consenso e conceitos de tecnologia.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinter / transdisciplinaryeng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectinter/transdisciplinaridadepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectAgir comunicativopor
dc.subjectCommunicative actionpor
dc.titleO agir comunicativo de Habermas e o ensino de informática: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertãopor
dc.title.alternativeThe communicative action of Habermas and the teaching of computing: possibilities of an interdisciplinary nature of educational action in IFRS - Campus Sertão.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBased on practical experience observed on the second classes of the Integrated Agricultural Technical High School Course in IFRS – Campus Sertão, it was concluded that the existing teaching practices are not in fact integrated. So, the used approach was inter and transdiscip-linary studies of Habermas‟ communicative action. It was realized that the internet would be a potential tool of dialogue spaces. Technological concepts, technologies in education as an a interdisciplinary space and the internet as a act-communication tool were studied. Questio-naires were applied to groups of teachers and students. Considering the obtained results, it was made a campus technological map. Based on this map it was realized that computers and internet access were available 24 hours per day. The surveyed groups know and use this tools, but desconsider them as a teaching resource. The results also demonstrate the teachers and students involvement degree with the several technological tools. Based on obtained data it was suggested a methodological proposal for the Integrated Agricultural Technical High School Course. This proposal consists in a inter/transdisciplinary teaching that involves cross cutting themes, using the internet as a dialogue facilitator tool, the communicative action as a basis philosophical discussion and consensus and technological conceptseng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID747.568.007-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Helena Corrêa de
dc.contributor.referee2Teixeira, Adriano Canabarro
dc.creator.ID598.809.960-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3877998529837564por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-09-16T12:15:40Z No. of bitstreams: 1 2011 - Patricia Nascimento da Silva.pdf: 1251603 bytes, checksum: 246740e9bb7d9855aa6dc79e547464fa (MD5)eng
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