Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12587
Tipo do documento: Dissertação
Title: O agir comunicativo de Habermas e o ensino de informática: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão
Other Titles: The communicative action of Habermas and the teaching of computing: possibilities of an interdisciplinary nature of educational action in IFRS - Campus Sertão.
Authors: Silva, Patricia Nascimento da
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Helena Corrêa de
Segundo membro da banca: Teixeira, Adriano Canabarro
Keywords: inter / transdisciplinary;Internet;inter/transdisciplinaridade;Internet;Agir comunicativo;Communicative action
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 21-Nov-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Patricia Nascimento da. O agir comunicativo de Habermas e o ensino de informática: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2011. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Tomando como parâmetro uma experiência prática realizada com turmas de segunda série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no IFRS – Campus Sertão, percebeu-se que a prática pedagógica existente no referido curso não se efetiva de fato como integrada. Assim partiu-se para estudos sobre inter e transdisciplinaridade, o agir comunicativo de Habermas e percebeu-se que a internet seria uma ferramenta potencializadora de espaços de diálogos. Estudou-se conceitos de tecnologia, informática na educação como espaço interdisciplinar, e a internet como ferramenta do agir comunicativo. A partir de questionários distintos aplicados ao grupo de professores e alunos traçou-se um mapa tecnológico do campus, verificando que existem computadores e internet disponíveis 24 horas por dia; verificou-se que os grupos pesquisados, alunos e professores, conhecem e fazem uso desses recursos, porém sem utilização como recurso didático e verificou-se o nível de envol-vimento de professores e alunos com as várias ferramentas tecnológicas. A partir dos dados levantados foi sugerida uma proposta metodológica que traz para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio a oportunidade de fazer um ensino inter/transdisciplinar que envolve temas transversais, uso da internet como ferramenta facilitadora de diálogo, o agir comunicativo como base filosófica de discussão e consenso e conceitos de tecnologia.
Abstract: Based on practical experience observed on the second classes of the Integrated Agricultural Technical High School Course in IFRS – Campus Sertão, it was concluded that the existing teaching practices are not in fact integrated. So, the used approach was inter and transdiscip-linary studies of Habermas‟ communicative action. It was realized that the internet would be a potential tool of dialogue spaces. Technological concepts, technologies in education as an a interdisciplinary space and the internet as a act-communication tool were studied. Questio-naires were applied to groups of teachers and students. Considering the obtained results, it was made a campus technological map. Based on this map it was realized that computers and internet access were available 24 hours per day. The surveyed groups know and use this tools, but desconsider them as a teaching resource. The results also demonstrate the teachers and students involvement degree with the several technological tools. Based on obtained data it was suggested a methodological proposal for the Integrated Agricultural Technical High School Course. This proposal consists in a inter/transdisciplinary teaching that involves cross cutting themes, using the internet as a dialogue facilitator tool, the communicative action as a basis philosophical discussion and consensus and technological concepts
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12587
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Patricia Nascimento da Silva.pdf2011 - Patricia Nascimento da Silva1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.