Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Jaime Cavalcante
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:23Z-
dc.date.issued2009-06-08
dc.identifier.citationAlves, Jaime Cavalcante. Agroecologia e currículo na formação do Técnico em Agropecuária da EAF-Manaus-AM: Uma contribuição ao debate. 2009. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12580-
dc.description.abstractA Educação Agrícola tem por objetivo formar profissionais que poderão atuar tanto nas cadeias produtivas do setor agropecuário como também na organização dos movimentos sociais do campo, contribuindo diretamente para a melhoria ou não da qualidade de vida das populações residentes no setor rural. Neste contexto frente as crescentes pressões externas e internas em prol da preservação da Amazônia e pela necessidade de ações públicas voltadas para estimular e a agricultura familiar no estado do Amazonas, as instituições de ensino agrícola são desafiadas a propor ações pedagógicas que visem à formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e com uma forma de agricultura menos agressiva ao meio ambiente e com baixa exclusão social. A complexa relação do tripé homem-natureza-economia motivou pesquisar, no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, como está estruturado o currículo do curso Técnico em Agropecuária, verificando se o mesmo está adequado à realidade das populações tradicionais da Amazônia possibilitando a formação de profissionais qualificados para atender a agricultura familiar numa perspectiva sustentável e tendo a agroecologia como princípio científico. Acredita-se que para alcançar tal objetivo faz-se necessário o rompimento com a agricultura baseada nos princípios da revolução verde que se caracteriza como excludente no ponto de vista social e agressiva ao meio ambiente, e parti para uma agricultura sustentável com bases agroecológicas onde o ser humano e o ambiente tem a mesma importância que os aspectos econômicos. Acreditamos que a sustentabilidade econômica, social e ambiental, são princípios norteadores das ações pedagógicas do currículo do curso técnico em agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Manaus. A concepção de currículo, relação educação e trabalho, a agricultura familiar e a agroecologia constituem-se em referencial teórico que sustentou esta pesquisa. Nesta perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação dos professores, estudantes, egressos e gestores da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, bem como gestores de instituições públicas e privadas ligadas ao setor primário que trabalham com egressos da escola. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados uma profunda análise de documentos oficiais do MEC e da própria escola, entrevistas semiestruturadas e questionários com questões semi-abertas, objetivando a verificação junto aos atores sociais da pesquisa, se o curso está formando profissionais que estejam atendendo as necessidades dos pequenos produtores rurais do Amazonas e se o perfil profissional de conclusão está voltado para atender uma agricultura de bases agroecológicas. Ao final da pesquisa verificou-se que a escola está buscando sua identidade e que a agroecologia e a agricultura familiar são elementos que norteam o discurso de alguns professores, porém ainda não está institucionalizada na escola como um todopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectSaberes Popularespor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectYou Know Populareng
dc.subjectFamily Agricultureeng
dc.titleAgroecologia e currículo na formação do Técnico em Agropecuária da EAF-Manaus-AM: Uma contribuição ao debatepor
dc.title.alternativeAgroecology and Curriculum in the Agriculture Technician's formation from EAF-Manaus-AMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Agricultural Education aims to form professionals that may be able to act both in the productive chains of the agricultural section and in the organization of the social movements of the field, contributing directly for the improvement or not of the quality of life of the resident populations in the rural section. In this context, based on the growing outside and inside pressures on behalf of the preservation of the Amazon forest and for the need of public actions aiming to stimulate the family agriculture in the state of Amazonas, the institutions of agricultural teaching are challenged to propose pedagogical actions that aim the professionals' formation committed with the sustainable development of Amazon and with a form of less aggressive agriculture towards the environment and with low social exclusion. The complex relationship of the tripod man-nature-economy motivated to research, on the grounds of the Escola Agrotécnica Federal de Manaus, how the curriculum of the Technical course of Agriculture is structured, verifying if it matches with the reality of the traditional populations of Amazon, making it possible that qualified professionals' formation is assisting family agriculture in a sustainable perspective having agroecology as a scientific basis. It is believed that, to reach this goal, it is necessary to break with the type of agriculture based on the grounds of the green revolution which is characterized as excluding in the social and aggressive point of view to the environment, and moves towards a sustainable agriculture with agroecological grounds where the human being and the environment has the same importance as that of economical aspects. We believe that economical, social and environmental sustainability directs into pedagogical actions of the technical course in agriculture's curriculum of the Escola Federal Agrotécnica de Manaus. The curriculum's conception, education x work's relationship, the family agriculture a nd the agroecology are theory referential that will support this research. In such perspective, the research was developed with the participation of teachers, students, former students, Escola Agrotécnica Federal de Manaus' managers and public and private institutions' managers who are connected to primary section that keep in touch with former students of this school. For a deep analysis, official documents from MEC and from the school, semi-structured interviews and questionnaires with half-open subjects were used as tools of collecting data. Such was done to check closely on the social actors, to find out if the course is assisting the needs of the small rural producers of Amazonas and if the graduated professionals are leaving school with a profile that will assist an agriculture of agroecological basis. Some analysis and contributions are given in the end of the researcheng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee2Kinupp, Valdely Ferreira
dc.creator.ID338.214.702-59por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6763541551690172por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, Miguel A. A base epistemológica da agroecologia. In. ALTIERI, M. A, agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro, FASE/AS-PTA, 1989. BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial: o trabalhador e o processo de integração mundial. Washington, 1995. p. 26-35. BRASIL. Constituição de 1937. Constituição da República Federativa do Brasil, 1937. BRASIL, Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e de 2º Graus e dá outras providências. IN: Legislação Brasileira do Ensino do Segundo Grau. Coletânea dos atos federais.Brasília: DEM, 1978. BRASIL, Decreto nº. 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 42 da lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Legislação Básica. 2º Ed. Brasília. 1988. BRASIL, Decreto 5154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o parágrafo 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 42 da lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Legislação Básica. 2º Ed. Brasília. 1988, e revoga o Decreto 2.208/97. BRASIL, Parecer CNE/CEB N° 16 de 05 de outubro de 1999. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. BRASIL, Parecer CNE/CEB N° 39 de 8 de dezembro de 2004. Aplicação do decreto 5.154 de 23 de julho de 2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino médio. CAPORAL, F. R; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: EMATER/RS, 2002. ___________________________________Agroecologia “Alguns Conceitos e Princípios”, 24 p. MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: Leitura crítico-compreensiva: artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. CARVALHO, Celso do P. F. de. Trabalho, Educação e qualificação Profissional: um estudo sobre o Telecurso 2000. Dissertação de Mestrado, PUCSP, 1998. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 60 DUARTE, Rosália. Pesquisa Qualitativa. Reflexões Sobre o Trabalho de Campo. In: Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março/2002. DUARTE, Rosália. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. In: Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Editora UFPR. FAVACHO, Fernando; SOUZA, Rumier. A formação Profissional de Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia: Atualidade e desafios da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal-PA. Universidade Federal do Pará. 2006 FERNANDES, D. G.; FEITOSA, A. A. F. M. A. Ecopedagogia e Currículo: A construção de saberes e sujeitos sociais na perspectiva do desenvolvimento sustentável. In: F. M. A. Cultura da Paz, Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p. 165 a 175 FISHER, Piter et all. Ensino ou Produção: O dilema das Escolas Agrotécnicas Federais. UFGO (mimeo). 1988. FRANCISCHETTI, Zélia Aparecida Pereira. A agroecologia como tema transversal na formação do técnico agrícola. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, instituto de Agronomia, Rio de Janeiro, 2005. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 6ª ed. RJ: Paz e Terra, 1982. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. São Paulo, Cortez, 1984. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades, In: Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 02, mar/abr. 1995ª, p. 57-63. GRAMSCI, A. Problemas da vida cultural (a formação de intelectuais). Obras Escolhidas. V. II. Lisboa, 1974, cap. I p. 189-201. ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT. Comentadas para trabalhos científicos./2ª ed. Curitiba: Juruá, 2007. 96p. LAMARCHE, Hubhes. A agricultura familiar: Comparação Internacional. São Paulo: UNICAMP, 1994. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004. MATIAS, Carlos R. & FERNANDES, Carmem M. A falha da Reforma. Revista Sinergia. Vol.5, n.2 (jul/dez.),CEFET – SP, 2004. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. Trad. de Maria Aparecida Baptista-6 ed. – São Paulo, Cortez, 2002 MOREIRA, Roberto J. Agricultura familiar: processos sociais e competitividade. Rio de Janeiro: Mauad, UFRRJ/CPDA, 1999. 61 NEVES, Delma P. Agricultura familiar: interconexões sociais. Anais do II Encontro de Pesquisa sobre a Questão Agrária nos Tabuleiros Costeiros de Sergipe: Agricultura Familiar em debate. Aracajú: Embrapa, 1997. NORGARD, R. B. A base epistemológica da Agroecologia. In. ALTIERI, Miguel A. (ed). Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. p. 42-48. PRIMAVESI, Ana. Agroecologia, Ecosfera, Tecnosfera e Agricultura. São Paulo: Nobel, 1997 RODRIGUES, M. V. Gramsci e Educação/Cristina Beatriz Paranhos Silva, Edna Salgado, Maria Helena S. Ribeiro Neves. SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz, 1989. SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Educação e Trabalho: Uma relação tão necessária quanto insuficiente. Campinas-SP, 1995. SILVIA, E. L. da. Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p. SOARES, A. M. D. Política Educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação? Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, UFRRJ, Rio de Janeiro, 2003. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil: Campinas, SP: Autores Associados, 2002 (Coleção Educação Contemporânea). VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: projeto político pedagógico, 1ª ed. Campinas: Papirus, 2004. WANDERLEY, Maria de N. B. Raízes históricas do campesinato brasileiro. Anais do II Encontro de Pesquisa sobre a Questão Agrária nos Tabuleiros Costeiros de Sergipe: Agricultura Familiar em debate. Aracaju: Embrapa, 1997. ZALUAR, A. Teoria e prática do trabalho de campo: alguns problemas. In: Cardoso, R. (org) A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 107-123, 1986.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8422/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15280/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21582/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27966/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34578/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40966/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47322/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53744/2009%20-%20Jaime%20Cavalcante%20Alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2417
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-06T18:20:01Z No. of bitstreams: 1 2009 - Jaime Cavalcante Alves.pdf: 1300262 bytes, checksum: f50def6e88e8036b43d0155c84eb7ac1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-06T18:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Jaime Cavalcante Alves.pdf: 1300262 bytes, checksum: f50def6e88e8036b43d0155c84eb7ac1 (MD5) Previous issue date: 2009-06-08eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Jaime Cavalcante Alves.pdfJaime Cavalcante Alves1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.