Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12580
Tipo do documento: Dissertação
Title: Agroecologia e currículo na formação do Técnico em Agropecuária da EAF-Manaus-AM: Uma contribuição ao debate
Other Titles: Agroecology and Curriculum in the Agriculture Technician's formation from EAF-Manaus-AM
Authors: Alves, Jaime Cavalcante
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Segundo membro da banca: Kinupp, Valdely Ferreira
Keywords: Educação Agrícola;Saberes Populares;Agricultura Familiar;Agricultural Education;You Know Popular;Family Agriculture
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 8-Jun-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Alves, Jaime Cavalcante. Agroecologia e currículo na formação do Técnico em Agropecuária da EAF-Manaus-AM: Uma contribuição ao debate. 2009. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .
Abstract: A Educação Agrícola tem por objetivo formar profissionais que poderão atuar tanto nas cadeias produtivas do setor agropecuário como também na organização dos movimentos sociais do campo, contribuindo diretamente para a melhoria ou não da qualidade de vida das populações residentes no setor rural. Neste contexto frente as crescentes pressões externas e internas em prol da preservação da Amazônia e pela necessidade de ações públicas voltadas para estimular e a agricultura familiar no estado do Amazonas, as instituições de ensino agrícola são desafiadas a propor ações pedagógicas que visem à formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e com uma forma de agricultura menos agressiva ao meio ambiente e com baixa exclusão social. A complexa relação do tripé homem-natureza-economia motivou pesquisar, no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, como está estruturado o currículo do curso Técnico em Agropecuária, verificando se o mesmo está adequado à realidade das populações tradicionais da Amazônia possibilitando a formação de profissionais qualificados para atender a agricultura familiar numa perspectiva sustentável e tendo a agroecologia como princípio científico. Acredita-se que para alcançar tal objetivo faz-se necessário o rompimento com a agricultura baseada nos princípios da revolução verde que se caracteriza como excludente no ponto de vista social e agressiva ao meio ambiente, e parti para uma agricultura sustentável com bases agroecológicas onde o ser humano e o ambiente tem a mesma importância que os aspectos econômicos. Acreditamos que a sustentabilidade econômica, social e ambiental, são princípios norteadores das ações pedagógicas do currículo do curso técnico em agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Manaus. A concepção de currículo, relação educação e trabalho, a agricultura familiar e a agroecologia constituem-se em referencial teórico que sustentou esta pesquisa. Nesta perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação dos professores, estudantes, egressos e gestores da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, bem como gestores de instituições públicas e privadas ligadas ao setor primário que trabalham com egressos da escola. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados uma profunda análise de documentos oficiais do MEC e da própria escola, entrevistas semiestruturadas e questionários com questões semi-abertas, objetivando a verificação junto aos atores sociais da pesquisa, se o curso está formando profissionais que estejam atendendo as necessidades dos pequenos produtores rurais do Amazonas e se o perfil profissional de conclusão está voltado para atender uma agricultura de bases agroecológicas. Ao final da pesquisa verificou-se que a escola está buscando sua identidade e que a agroecologia e a agricultura familiar são elementos que norteam o discurso de alguns professores, porém ainda não está institucionalizada na escola como um todo
Abstract: The Agricultural Education aims to form professionals that may be able to act both in the productive chains of the agricultural section and in the organization of the social movements of the field, contributing directly for the improvement or not of the quality of life of the resident populations in the rural section. In this context, based on the growing outside and inside pressures on behalf of the preservation of the Amazon forest and for the need of public actions aiming to stimulate the family agriculture in the state of Amazonas, the institutions of agricultural teaching are challenged to propose pedagogical actions that aim the professionals' formation committed with the sustainable development of Amazon and with a form of less aggressive agriculture towards the environment and with low social exclusion. The complex relationship of the tripod man-nature-economy motivated to research, on the grounds of the Escola Agrotécnica Federal de Manaus, how the curriculum of the Technical course of Agriculture is structured, verifying if it matches with the reality of the traditional populations of Amazon, making it possible that qualified professionals' formation is assisting family agriculture in a sustainable perspective having agroecology as a scientific basis. It is believed that, to reach this goal, it is necessary to break with the type of agriculture based on the grounds of the green revolution which is characterized as excluding in the social and aggressive point of view to the environment, and moves towards a sustainable agriculture with agroecological grounds where the human being and the environment has the same importance as that of economical aspects. We believe that economical, social and environmental sustainability directs into pedagogical actions of the technical course in agriculture's curriculum of the Escola Federal Agrotécnica de Manaus. The curriculum's conception, education x work's relationship, the family agriculture a nd the agroecology are theory referential that will support this research. In such perspective, the research was developed with the participation of teachers, students, former students, Escola Agrotécnica Federal de Manaus' managers and public and private institutions' managers who are connected to primary section that keep in touch with former students of this school. For a deep analysis, official documents from MEC and from the school, semi-structured interviews and questionnaires with half-open subjects were used as tools of collecting data. Such was done to check closely on the social actors, to find out if the course is assisting the needs of the small rural producers of Amazonas and if the graduated professionals are leaving school with a profile that will assist an agriculture of agroecological basis. Some analysis and contributions are given in the end of the research
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12580
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Jaime Cavalcante Alves.pdfJaime Cavalcante Alves1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.