Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12579
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTonini, Victorio Birchler
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:21Z-
dc.date.issued2020-02-03
dc.identifier.citationTONINI, Victorio Birchler. Aprendizagem ativa como metodologia para formação e desenvolvimento de saberes no ensino superior. 2020.51 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12579-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender e realizar considerações sobre o fenômeno aprendizagem com atividades práticas pedagógicas a partir da metodologia de aprendizagem ativa. Para tanto, elaborou-se o “Curso de implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – teoria e prática”, para estudantes matriculados no curso de graduação em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes) – Campus Santa Teresa. Tomou-se os preceitos teóricos de aprendizagem ativa propostos por John Dewey. Esta dissertação, assim como Dewey, preocupou-se com os desdobramentos da aprendizagem ativa sobre uma educação progressista, pragmática, em consonância com a realidade profissional dos futuros egressos e da valorização das experiências pessoais. Dentre as teorizações que apoiam esta pesquisa, destaca-se ao longo do texto o pensamento de Paulo Freire, educador brasileiro reconhecido como um dos mais notáveis pensadores de toda educação mundial. Suas considerações sobre a formação de um educando crítico e autônomo são de extremo interesse para este trabalho. Como desdobramento prático, montou-se com os estudantes um jardim clonal superadensado de café conilon, no qual os estudantes tiveram aulas teóricas sobre a temática e, em seguida, oportunidade de aplicar as teorizações em nível de campo. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta natureza qualitativa, com propósito explicativo, delineada experimentalmente como um estudo de caso decisivo, pois buscou o entendimento dos preceitos teóricos da aprendizagem ativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes matriculados no curso sobre jardim clonal superadensado de café conilon e egressos do curso de Agronomia do Ifes – Campus Santa Teresa. Como sistema de avaliação, utilizouse questionários, observações (estruturadas e não-estruturadas) e entrevistas, sendo os dados tratados pela metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. As categorias de análise basearam-se nos quatro pilares da educação moderna propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Ainda, buscouse informações com os egressos do referido curso com intuito de buscar embasamento para promover discussões sobre sua formação profissional e sobre o modelo de ensino ao qual foram submetidos em seu processo de formação. A partir desta complexa experiência educativa, os resultados apontaram que a utilização da aprendizagem ativa é capaz de oportunizar que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos em um ambiente prático, facilitando o desenvolvimento de saberes e competências. Egressos e estudantes consideram oportuno e necessário que o processo de formação englobe experiências acadêmicas práticas, especialmente em consonância com o que o mercado de trabalho exige do profissional. Concluise que a aprendizagem ativa é capaz de oportunizar formação ao estudante com ênfase em aprender a aprender e aprender fazendo, e que iniciativas de valorização de experiências prévias dos estudantes sejam um mecanismo eficaz de auxílio na aprendizagempor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes do agrônomopor
dc.subjectCafeiculturapor
dc.subjectJohn Deweypor
dc.subjectAprendizagem ativapor
dc.subjectAgronomist knowledge, , , ,eng
dc.subjectCoffee growingeng
dc.subjectJohn Deweyeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectActive learningeng
dc.titleAprendizagem ativa como metodologia para formação e desenvolvimento de saberes no ensino superiorpor
dc.title.alternativeActive learning as a methodology for training and developing knowledge in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to comprehend and perform considerations, through the active learning methodology, on the learning phenomenon with practical pedagogical activities. Therefore, it was elaborated the “Curso de implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – teoria e prática”, for undergraduate students enrolled in the Agronomy course of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes) – Santa Teresa campus. Active learning theoretical precepts proposed by John Dewey were applied. This dissertation, in accordance with Dewey, was concerned about active learning developments over a progressive education, pragmatic, in consonance with the professional reality of graduated students and that values personal experience. Amidst theorizations that support this study, it is highlighted the thoughts of Paulo Freire, a Brazilian educator acknowledge as one of the most notable thinkers of world’s education. Paulo Freire’s considerations about a critical and autonomous scholar formation are of extreme interest for this piece of work. For a practical development a conilon coffee clonal garden in the super dense system was assembled, in which students had theoretical classes about the subject and a following opportunity to apply theorizations on field level. Methodologically, this research presents qualitative nature, with an explanatory purpose, experimentally delineated as a decisive study case as it pursued an understanding of active learning theoretical precepts. Research subjects were undergraduate students enrolled at the conilon coffee clonal garden in the super dense system course and graduated students of Ifes’s Agronomy course (Santa Teresa campus). For the evaluation system, questionnaires, observations (structured and unstructured) and interviews were applied; data was treated by the Content Analysis methodology proposed by Laurence Bardin. Analyzed categories were based on the four pillars of modern education recommended by UNESCO: learn to know, learn to do, learn to coexist and learn to be. Moreover, informations were acquired from graduates of that course aiming to pursue a basis for promoting discussions on professional formation and teaching model to which they were submitted in their complex graduation process. From that complex educative experience results showed that the use of active learning is capable of enabling students to apply theoretical knowledge in a practical environment, simplifying the development of knowledge and skills.. Alumni and undergraduate students consider opportune and necessary that the moment of formation englobes practical academic experiences, especially in consonance with what the job market requires from professionals. Thus, active learning is capable to graduate a student emphasizing on learn to learn and learn by doing, and initiatives that value students’ previous experiences are an effective learning aid mechanismeng
dc.contributor.advisor1Breier, Tiago Böer
dc.contributor.advisor1ID741.673.320-00por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8678-1175por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752243514113137por
dc.contributor.advisor-co1Reis, Luciléa Silva dos
dc.contributor.advisor-co1ID088.266.307-04por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413410891602542por
dc.contributor.referee1Breier, Tiago Böer
dc.contributor.referee1ID741.673.320-00por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752243514113137por
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee3Vanini, Andrea
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1817985850578840por
dc.creator.ID137.097.537-67por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834022741356193por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRADE JÚNIOR, S.; ALEXANDRE, R. S.; SCHMILDT, E. R.; PARTELLI, F. L.; FERRÃO, M. A. G.; MAURI, A. L. Comparação entre enxertia e estaquia como métodos de propagação vegetativa de cafeeiro conilon. Acta Scientiarum. Maringá, v. 35, n. 4, p. 461-469, 2013. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: UNIVILLE, 2015. BAHIA, B. C. de M. O problema da experiência: Sobre a profissão docente no contexto neoliberal. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, Seropédica, v. 8, n. 16, p. 40-56, jun. 2017. BARBOSA E. F., MOURA D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p. 48-67. 2016. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977 BELAN, L. L., SILVA, K. G., TOMAZ, M. A., DE JESÚS JUNIOR, W. C., DO AMARAL, J. A. T., & DO AMARAL, J. F. T. Aspectos fisiológicos do cafeeiro conilon: uma abordagem sistemática. Nucleus, Ituverava, v. 8, n. 1, p. 1-16. 2011. BRANCO, M. A educação progressiva na atualidade: o legado de John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 783-798. 2014. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lei n. 10.711. 5 ago. 2003. Decreto n. 5.153, 23 jul. 2004. Legislação brasileira sobre sementes e mudas. Brasília, 2004. 121 p. BRASIL. Parecer técnico n°839, de 4 de dezembro de 1985. Brasília: Conselho Federal de Educação; Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário, 1985. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Ensino Médio, Fundação CENAFOR. Manual do sistema escola-fazenda. Brasília: MEC/DEM/CENAFOR, 1973 CERDEIRA, J. P. O poder da observação. Potencialidades quase esquecidas do Modelo Cognitivo-social de Aprendizagem. Revista de Educação e Humanidades, Humaitá, n. 17, p. 189-212. 2020. 44 CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, 2008. CHARLOT, B. Relação com o saber e as contradições de aprender na escola. Revista Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v.2, n. 6, p. 11-19. 2016. COUTINHO, C. P.; LISBÔA, E. S. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: Desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Lisboa, v.23, n.1, p.5-22, 2011. CORREIA, R. L.; COSTA, S. L. da; AKERMAN, M. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 3, p. 23-29, 2017. DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Unesco, 1998. DELORS, J. (Org). Educação, um tesouro a descobrir, relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: Unesco, 2010. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8ª. ed. Campinas: Autores associados, 2007. DEMIRCI, C. The Effect of Active Learning Approach on Attitudes of 7th Grade Students. International Journal Of Instruction. Usak, v. 10, n. 4, p.129-144. 2017. DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1976. DOWBOR, L. Publicar é preciso: os dilemas do professor. Economia Global e Gestão, Lisbia v. 16, n. 3, p. 9-23, 2011. FERRÃO, R. G.; FONSECA, A. F.A.; FERRÃO, M. A. G.; De MUNER, L. H. (Ed.). Café conilon. Vitória: INCAPER, 2017. FERREIRA, E. R. A. O ensino técnico profissional agrícola de nível médio: o sistema escola fazenda da Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário – COAGRI (1973-1986) à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. 45 GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010. GUARÇONI M., A. Nutrição e adubação do café. In: TOMAZ, M. A.; AMARAL, J. F. T. do; JESUS JÚNIOR, W. C. de; FONSECA, A. F. A. da; FERRÃO, R. G.; FERRÃO, M. A. G. (Eds.). Tecnologias para a sustentabilidade da cafeicultura. Alegre: CAUFES, p. 125-153, 2011. HARGREAVES, A. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora. 2003. KLEIN, E.; VOSGERAU, D. S. R. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 667-698, 2018. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28. 2002. LOPES, C. S. G. Aprendizagem ativa na formação do engenheiro: a influência do uso de estratégias de aprendizagem para aquisição de competências baseada em uma visão sistêmica. Tese (doutorado em engenharia de produção), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2016. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2011. MOREIRA, A. Z.; ARAÚJO, J. G. F. Comunicação, Difusão e Extensão Rural: uma reflexão crítica. 2013. MAZIERO, L. T. P. Ensino de topografia no curso de arquitetura e urbanismo por meio de aprendizagem ativa. Pesquisa Em Arquitetura E Construção, Campinas, v. 9, n. 3, p. 179- 191, 2018. MEDEIROS, J. et al. Movimento maker e educação: análise sobre as possibilidades de uso dos Fab Labs para o ensino de Ciências na educação Básica. FABLEARN BRAZIL, v. 2016, 2016. POZO, J. I; POSTIGO, Y. Los procedimientos como contenidos escolares: uso estratégico de la información. Barcelona: Edebé. 2000. PIAGET, J. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos Editora da Universidade de São Paulo, 1978. 46 ROGGERO, R. Qualificação e competência: um diálogo necessário entre sociologia, gestão e educação para alimentar as práticas pedagógicas na formação profissional. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 16-29. 2018. ROSENBERG, J; EGBERT, N. Online impression management: Personality traits and concerns for secondary goals as predictors of self-presentation tactics on Facebook. Journal of Computer-Mediated Communication, Oxford, v. 17, n. 1, p. 1-18, 2011. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. SILVA, L. M.; CAVALLE, V. J.; AQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino da Botânica. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v.31, n.1, p.67-80. 2006. SILVA, J. C. O Processo de Aprendizagem, Formação e Desenvolvimento de Saberes do Engenheiro por Meio de Projeto de Veículo CEFAST baja no CEFET-MG. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Curso de Pós-graduação em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. SOARES, A. M. D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação? Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996. UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década, 2011-2020. Brasília, 2012. VERDIN FILHO, A.C., A.L. MAURI, P.S. VOLPI, A.F.A. FONSECA, R.G. FERRÃO, M.A.G. FERRÃO, W.N. RODRIGUES, S. ANDRADE JÚNIOR, T.V. COLODETTI,. Growth and quality of clonal plantlets of Conilon coffee (Coffea canephora Pierre ex A. Froehner) influenced by types of cuttings. American Journal of Plant Sciences, v. 05, 2014. VOLPI, P. S.; VERDIN FILHO, A. C.; FERRÃO, R. G.; FONSECA, A. F. A. da; FERRÃO, M. A. G.; COMÉRIO, M.; KAULZ, M.; ANDRADE JUNIOR, S. de.; TÓFFANO, J. L.; 47 TRAGINO, P. H.; VIANA, A. Jardim clonal superadensado de café conilon: nova técnica para a multiplicação rápida de cultivares clonais melhoradas. Vitória, ES: Incaper. 2017.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72496/2020%20-%20Victorio%20Birchler%20Tonini.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6405
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-10T11:15:39Z No. of bitstreams: 1 2020 - Victorio Birchler Tonini.pdf: 1132178 bytes, checksum: 401107965d97f7947d212392d085b48f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-10T11:15:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Victorio Birchler Tonini.pdf: 1132178 bytes, checksum: 401107965d97f7947d212392d085b48f (MD5) Previous issue date: 2020-02-03eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Victorio Birchler Tonini.pdf2020 - Victorio Birchler Tonini1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.