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Tipo do documento: Dissertação
Title: Aprendizagem ativa como metodologia para formação e desenvolvimento de saberes no ensino superior
Other Titles: Active learning as a methodology for training and developing knowledge in higher education
Authors: Tonini, Victorio Birchler
Orientador(a): Breier, Tiago Böer
Primeiro coorientador: Reis, Luciléa Silva dos
Primeiro membro da banca: Breier, Tiago Böer
Segundo membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Terceiro membro da banca: Vanini, Andrea
Keywords: Saberes do agrônomo;Cafeicultura;John Dewey;Aprendizagem ativa;Agronomist knowledge, , , ,;Coffee growing;John Dewey;Experience;Active learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: TONINI, Victorio Birchler. Aprendizagem ativa como metodologia para formação e desenvolvimento de saberes no ensino superior. 2020.51 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo compreender e realizar considerações sobre o fenômeno aprendizagem com atividades práticas pedagógicas a partir da metodologia de aprendizagem ativa. Para tanto, elaborou-se o “Curso de implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – teoria e prática”, para estudantes matriculados no curso de graduação em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes) – Campus Santa Teresa. Tomou-se os preceitos teóricos de aprendizagem ativa propostos por John Dewey. Esta dissertação, assim como Dewey, preocupou-se com os desdobramentos da aprendizagem ativa sobre uma educação progressista, pragmática, em consonância com a realidade profissional dos futuros egressos e da valorização das experiências pessoais. Dentre as teorizações que apoiam esta pesquisa, destaca-se ao longo do texto o pensamento de Paulo Freire, educador brasileiro reconhecido como um dos mais notáveis pensadores de toda educação mundial. Suas considerações sobre a formação de um educando crítico e autônomo são de extremo interesse para este trabalho. Como desdobramento prático, montou-se com os estudantes um jardim clonal superadensado de café conilon, no qual os estudantes tiveram aulas teóricas sobre a temática e, em seguida, oportunidade de aplicar as teorizações em nível de campo. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta natureza qualitativa, com propósito explicativo, delineada experimentalmente como um estudo de caso decisivo, pois buscou o entendimento dos preceitos teóricos da aprendizagem ativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes matriculados no curso sobre jardim clonal superadensado de café conilon e egressos do curso de Agronomia do Ifes – Campus Santa Teresa. Como sistema de avaliação, utilizouse questionários, observações (estruturadas e não-estruturadas) e entrevistas, sendo os dados tratados pela metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. As categorias de análise basearam-se nos quatro pilares da educação moderna propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Ainda, buscouse informações com os egressos do referido curso com intuito de buscar embasamento para promover discussões sobre sua formação profissional e sobre o modelo de ensino ao qual foram submetidos em seu processo de formação. A partir desta complexa experiência educativa, os resultados apontaram que a utilização da aprendizagem ativa é capaz de oportunizar que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos em um ambiente prático, facilitando o desenvolvimento de saberes e competências. Egressos e estudantes consideram oportuno e necessário que o processo de formação englobe experiências acadêmicas práticas, especialmente em consonância com o que o mercado de trabalho exige do profissional. Concluise que a aprendizagem ativa é capaz de oportunizar formação ao estudante com ênfase em aprender a aprender e aprender fazendo, e que iniciativas de valorização de experiências prévias dos estudantes sejam um mecanismo eficaz de auxílio na aprendizagem
Abstract: This research aimed to comprehend and perform considerations, through the active learning methodology, on the learning phenomenon with practical pedagogical activities. Therefore, it was elaborated the “Curso de implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – teoria e prática”, for undergraduate students enrolled in the Agronomy course of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes) – Santa Teresa campus. Active learning theoretical precepts proposed by John Dewey were applied. This dissertation, in accordance with Dewey, was concerned about active learning developments over a progressive education, pragmatic, in consonance with the professional reality of graduated students and that values personal experience. Amidst theorizations that support this study, it is highlighted the thoughts of Paulo Freire, a Brazilian educator acknowledge as one of the most notable thinkers of world’s education. Paulo Freire’s considerations about a critical and autonomous scholar formation are of extreme interest for this piece of work. For a practical development a conilon coffee clonal garden in the super dense system was assembled, in which students had theoretical classes about the subject and a following opportunity to apply theorizations on field level. Methodologically, this research presents qualitative nature, with an explanatory purpose, experimentally delineated as a decisive study case as it pursued an understanding of active learning theoretical precepts. Research subjects were undergraduate students enrolled at the conilon coffee clonal garden in the super dense system course and graduated students of Ifes’s Agronomy course (Santa Teresa campus). For the evaluation system, questionnaires, observations (structured and unstructured) and interviews were applied; data was treated by the Content Analysis methodology proposed by Laurence Bardin. Analyzed categories were based on the four pillars of modern education recommended by UNESCO: learn to know, learn to do, learn to coexist and learn to be. Moreover, informations were acquired from graduates of that course aiming to pursue a basis for promoting discussions on professional formation and teaching model to which they were submitted in their complex graduation process. From that complex educative experience results showed that the use of active learning is capable of enabling students to apply theoretical knowledge in a practical environment, simplifying the development of knowledge and skills.. Alumni and undergraduate students consider opportune and necessary that the moment of formation englobes practical academic experiences, especially in consonance with what the job market requires from professionals. Thus, active learning is capable to graduate a student emphasizing on learn to learn and learn by doing, and initiatives that value students’ previous experiences are an effective learning aid mechanism
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12579
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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