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Tipo do documento: Dissertação
Title: Programa escola ativa e seu legado no município de Japeri - RJ
Other Titles: Active school program and its legacy in the municipality of Japeri - RJ
Authors: Mello, Amarildo Paes Leme de
Orientador(a): Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Pimenta, Alessandro Rodrigues
Keywords: Educação do campo;práticas pedagógicas;políticas públicas educacionais;Countryside education;pedagogical practices;educational public polices
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MELLO, Amarildo Paes Leme de. Programa escola ativa e seu legado no município de Japeri - RJ. 2021. 86 f (Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2021.
Abstract: A população do campo, ao longo da história, tem sofrido com desigualdades no âmbito social, econômico e principalmente educacional. A formação continuada específica para os docentes que atuam nas Escolas do Campo, principalmente nas turmas multisseriadas, é um grande desafio para o magistério. A precariedade de políticas públicas direcionadas ao povo do campo e a formação acadêmica do docente que pouco retrata, muitas vezes nem retrata, a existência de turmas com esta composição, tende a formar um profissional desprovido de ferramentas pedagógicas para atuar neste modelo de ensino. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar, através de um estudo qualitativo e exploratório, as ações do Programa Escola Ativa nas Escolas do Campo do município de Japeri e seu legado nas práticas docentes direcionadas ao público do campo. Para a realização desta pesquisa foram usados questionários e entrevistas com gestores e professores da Escola Municipal Carlos Alberto e da Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio, além de consultar obras cujos temas forma: o Programa Escola Ativa, Educação do Campo, práticas pedagógicas e políticas públicas. Este estudo busca acenar para que o governo municipal perceba a importância dos programas educacionais direcionados à população do campo de modo a fomentar a implementação de políticas públicas voltadas para uma educação comprometida com o fortalecimento da população do campo japeriense.
Abstract: The population of the countryside, throughout history, has suffered from inequalities in the social, economic and especially educational spheres. Specific continuing education for teachers who work in countryside schools, especially in multi-grade classes, is a big challenge for magisterium. The precariousness of public policies directed at the people of the countryside and the academic education of the teacher who little portrays, often does even portray, the existence of class with this composition, tends to form a professional devoid of pedagogical tools to act in this teaching model. In this context, the objective of this research was to investigative, through a qualitative and exploratory study, the actions of the Active School Program in countryside schools in the municipality of Japeri and its legacy in teaching practices aimed at the countryside public. For realize this research, was used questionnaires and interviews with managers and teachers form the Carlos Alberto Municipal School and the Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio Municipal School, in addition to investigate works whose themes were: the Active School Program, Countryside education, pedagogical practices and public policy. This study seeks to signal that the municipal government realizes the importance of educational programs aimed at the countryside population in order to foment the implementation of public policies aimed at an education compromised to strengthening the population of the countryside of Japeriense.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12574
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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