Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Vanair Curti do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:08Z-
dc.date.issued2020-11-19
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vanair Curti. Percepção socioambiental por meio de mapa mental: um estudo com os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12573-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo estudar a percepção socioambiental que os alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes – Campus de Alegre atribuem a instituição e todos os seus espaços de vivências. A pesquisa, predominantemente qualitativa, foi realizada em 2020 junto a 94 alunos. Para apreender a representação e a percepção socioambiental dos respondentes, foram utilizadas três técnicas: indagação direta, mapa mental e técnica da associação livre de palavras (TALP). Inicialmente, buscou-se apresentar reflexões acerca da importância da Educação Ambiental e do seu papel na formação de cidadãos críticos e conscientes acerca das questões ambientais. Nos resultados os alunos destacaram o incômodo com o desperdício alimentar e a geração de resíduos sólidos, fatos representados na maioria dos questionamentos de forma explícita ou implícita. Os alunos reconhecem a corresponsabilidade para a preservação socioambiental, bem como os trabalhos realizados pela instituição no âmbito da preservação. Conclui-se que esta responsabilidade e compromisso não podem se ausentar do contexto da sala de aula, e a figura do professor torna-se importante para proporcionar, de forma integrada, dinâmica e participativa o discurso socioambiental aliado a uma prática sustentável e responsável, que venha garantir maior consciência e responsabilidade na conduta de todos. Essas condutas são importantes para as mudanças que o mundo precisa, e os estudantes, como cidadãos que integram esta sociedade podem contribuir favoravelmente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConduta Socioambientalpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectSocio-environmental Behavioreng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titlePercepção socioambiental por meio de mapa mental: um estudo com os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegrepor
dc.title.alternativeSocio-environmental perception through a mental map: a research study involving students from the Federal Institute of Espírito Santo, located in Alegre-ESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis master’s thesis aims at understanding the socioenvironmental perception regarding third-year students of the Technical Course on Agriculture and Cattle Raising, offered by the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), located in Alegre, a city from the state of Espírito Santo-ES, Brazil. We wanted to build a broader perspective on how their perception apprehends the aforementioned institution as well as its living spaces. We conducted a research questionnaire in 2020 with 94 students. In an attempt to capture the respondents’ representation and socio-environmental perception, we applied three techniques: direct inquiry, mental map and technique of free word association (TFWA). Initially, we sought to present reflections on the importance of Environmental Education and its roles in the formation of critical and conscious citizens concerning environmental issues. In the results, students highlighted the discomfort with food waste along with the generation of solid waste. Such viewpoints had been represented in most of the inquiries in an explicit or implicit way. Students recognize their co-responsibility for socio-environmental preservation, as well as Ifes’s institutional actions considering environmental preservation. In conclusion, this responsibility and commitment cannot be absent from the teaching context, while the teacher’s role becomes vital to build, in an integrated, dynamic and participative way, the sustainable and responsible socio-environmental discourse, which will ensure greater awareness and responsibility when it comes to life in society. Environmental awareness is crucial for the changes the world needs, and students, as citizens who are part of our society, could contribute favorably to such cause.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.referee3Barbe, Tatiane da Costa
dc.creator.ID007.911.067-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383072003726687por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesADELA, D.; SUKARNO, INDRIAYU, M. Integration of Environmental Education at the Adiwiyata Program Recipient School in Growing Ecoliteracy of Students. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, 2018; 262:67-71. ADEOLU, A.T.; ENESI D.O.; ADEOLU, M.O. Assessment of secondary school student’s knowledge, attitude and practice towards waste management in Ibadan, Oyo State. Journal Resource of Environmental Science, 2014;3(5)66-73. AIRES, B.F.C. Educação Ambiental no contexto de Palmas “Capital Ecológica”. Tese (Doutorado) - Programa de Ciências Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. ANDREWS, J.H. What Was a Map? The Lexicographers Reply. Cartographica, 1995; 33(4):1-11. ANTUNES, A.; GADOTTI, M. Eco-pedagogy as the appropriate pedagogy to the earth charter process. Principle 14 on incorporating the values of the Earth Charter into education. 2016. Acesso em: maio/2019. Disponível em: http://earthcharter.org/invent/images/uploads/ENG-Antunes.pdf ARAÚJO, G. Estratégias de sustentabilidade: aspectos científicos, sociais e legais: contexto global: visão comparativa. São Paulo: Editora Letras Jurídicas, 2008. BARBOZA, L.M.V.; HARACEMIV, S.M.C.; GUELFI, W.P.; TORALES, M.A. Curso de aperfeiçoamento em educação ambiental: experiência da UFPR na educação a distância. In: GUÉRIOS, E. (org.). Educação e extensão universitária. Curitiba: Juruá, 2017. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa-Portugal: Edições 70, 2008, 280 p. BATISTA, N.L.; CASSOL, R.; BECKER, E.L.S. Os mapas mentais e a percepção ambiental de estudantes do Ensino Médio: uma abordagem na Geografia Humanística. Geografia em questão, 2016;9(1):45-59. BECHARA, Érika. A proteção jurídica da fauna sob a ótica constitucional. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003. BELTRAME, M. B., MOURA, G. R. S. Edificações escolares: infra-estrutura necessária ao processo de Ensino e aprendizagem escolar. In: Revista eletrônica “Revista Travessias”, v. 3, n. 2, 2009. BERTOLDI, Osmar. Idéias para uma Metrópole sustentável. Curitiba: Editora Esplendor, 2005. BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Bases legais. Brasília: MEC/SEB. 2000. BURROUGH, P.A.; MCDONNELL, R.A. Principles of Geographical Information Systems, Oxford University Press, Nova York, 333p., 1998. CARNEIRO, F.F.; KREFTA, N.M.; FOLGADO, C.A.R. A práxis da ecologia de saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus, actas de saúde coletiva, Brasília, 2014;8(2):331-338. CARVALHO, Elma Júlia G. de. Gestão escolar: da centralização à descentralização. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, a. 9, v. 18, n. 36, p. 39-59, jul./dez. 2012. CERVO, Amando Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 1996. COIMBRA, J. A. A. O outro lado do meio ambiente. São Paulo: CETESB, 2005. COIMBRA, J. de A.A. O outro lado do meio ambiente. São Paulo, CETESB/ASCETESB, 1985. COLOMBO, S.R. A educação ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2014;14(2):67-75. CORNELL, J. A alegria de brincar com a natureza: atividades na natureza para todas as idades. São Paulo: Companhia Melhoramentos: Editora SENAC São Paulo, 1997. DURKHEIM, Émile .Educação e sociologia, trad. Lourenço Filho, Edições Melhoramentos, São Paulo, 4ª ed., 2005 FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Definitional framework of food loss. Working Paper. FAO/Global Initiative on Food Loss and Waste Reduction. Roma: FAO, pág. 18. 2014. FELDMANN, Fábio Apud MILARÉ, Edis. Direito do Ambiente: a Gestão Ambiental em Foco - doutrina, jurisprudência, glossário. 5ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. FERNANDES, A. Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais. Soluções práticas e originais para o aproveitamento integral dos alimentos. Portugal: Ed. Planeta Manuscrito, 2012 FERRARI, J. L. Avaliação de geotecnologias para subsidiar o mapeamento do uso e cobertura da terra no Instituto Federal do Espírito Santo – campus de Alegre [tese]. Campos dos Goytacazes, RJ: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; 2012. FONSECA, V.L.B.; COSTA, M.F.B.; COSTA, M.A.F. Educação ambiental no ensino médio: mito ou realidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 2005;1(15):140-8. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 184 p. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 224 p. GADOTTI, M. Education for sustainability: a critical contribution to the decade of education for sustainable development. Green Theory & Praxis: The Journal of Ecopedagogy, 2008;4(1). GOLLEDGE, R.G. Idiosyncratic and common components of cognitive maps. Encyclopedia of Social Measurement, 2005. Acesso em: setembro/2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/cognitive-map GOLLEDGE, R.G. Spatial cognition and cognitive maps. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 2001. Acesso em: setembro/2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/cognitive-map GRIGOROV, S.K.; FLEURI, M.R. Ecopedagogy: educating for a new eco-social intercultural perspective. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 433-454, jan./dez. 2012. GUERRA, A.S.; FIGUEIREDO, M.L. Ambientalização curricular na educação superior: desafios e perspectivas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição especial, 2014;3:109- 26. GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? Campinas – SP: Papirus, 2004. GUIMARÃES, M. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, Periódicos UFPA, 2016;7(9):11-22. GUIMARÃES, M.; SOARES, A.M.D.; CARVALHO, N.A.O.; BARRETO, M.P. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cad. Cedes, Campinas, 2009;29(77):49-62. IMANI, F.; TABAEIAN, M. Recreating mental image with the aid of cognitive maps and its role in environmental perception. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 2012;32(1)53- 62. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – IFES. Campus de Alegre. Acesso em setembro/2020. Disponível em: https://alegre.ifes.edu.br/ JACOBSON, R.D. Haptic or Touch-Based Knowledge. International Encyclopedia of Human Geography, 2009. Acesso em: setembro/2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/topics/earth-and-planetary-sciences/environmental-perception KANENE, K.M. The impact of environmental education on the environmental perceptions/attitudes of students in selected secondary schools of Botswana. European Journal of Alternative Education Studies, 2016;1(2):36-54. KHAN, R. Critical Pedagogy, Ecoliteracy, & Planetary Crisis. Studies in the Postmodern Theory of Education. Joe L. Kincheloe and Shirley R. Steinberg General Editors, 2010;359. KOLLMUS, A.A. Mind gap: Why do people act environmentally and what are the barriers to pro-environmental behaviour. Environmental Education Research, 2002;8:239 -260. KOZEL, S. Mapas Mentais: Dialogismo e Representações. Editora Appris. Edição do Kindle. 2018. LAYRARGUES, P.P. Muito prazer, sou a educação ambiental, seu novo objeto de estudo sociológico. ANPPAS, 2011. Acesso em: maio/2019. Disponível em: http://anppas.org.br/encontro_anual/encontro1/gt/teoria_meio_ambiente/Philippe%20Pomier %20Layrargues.pdf LEITE, M.A.F.P. Destruição ou desconstrução? questões da paisagem e tendências de regionalização. São Paulo: Hucitec, 1994. LOPES, L.P. A percepção ambiental no Colégio Estadual do Paraná-CEP, Curitiba-PR: em busca da educação ambiental. Mestrado em Geografia, Universidade Federal do Paraná, 2016. LOUREIRO, C. F. Teoria Social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental In: LOUREIRO, C. F.; LAYRARQUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.) Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez,2004. LOUREIRO, C.F.B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc. Campinas, 2006;27(94):131-52. MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros. Desafios a serem enfrentados na capacitação de gestores escolares. Em Aberto, Brasília, 2000. MANNICH, C. Centro Histórico de Curitiba: múltiplas percepções. Mestrado em Geografia, Universidade Federal do Paraná, 2013. MEDEIROS, A.B.; MENDONÇA, M.J.S.L.; SOUSA, G.L.; OLIVEIRA, I.P. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, 2011;4(1):2-17. MELLO, E.; PERES, P.E.C.; COSTA, V.M.F.; ARAUJO, L.E.B. Pesquisa participante em educação ambiental: a construção da metodologia e do currículo no ambiente escolar. REMOA, Monografias Ambientais, 2010;1(1):1-16. MELO, P.S.L., ARAÚJO, W.P.: Grupo focal na pesquisa em educação, Anais do VI encontro estadual de educação, acessado em 20/05/2020 em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.3/GT_03_10_2010 .pdf MILARÉ, E. Direito do ambiente. 3. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MIRA, R.G.; REAL, J.E. Environmental perception and cognitive maps. Prologue. International Journal of Psychology, 2005;40(1):1-3. MONTEIRO, A. et al. Classificação de doenças relacionadas a um saneamento ambiental inadequado (DRSAI) e os sistemas de informações em saúde no Brasil: possibilidades e limitações de análise epidemiológica em saúde ambiental. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 28., 2002, Cancún. Anais... Cancún, 2002. MOORE, G.T. Transformation in the architecture o childcare; theory, research and design applications. In: IAPS 12 International Conference Proceedings. Marmaas Chaldikiki, Gce, 1992. MORIN, K.M. Landscape perception. International Encyclopedia of Human Geography, 2009. Acesso em setembro/2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/topics/earthand- planetary-sciences/environmental-perception NÓBREGA, S. M; COUTINHO, M. P. L. O Teste de Associação Livre de Palavras. In: COUTINHO, M. P. L. (Org.). Representações sociais: Abordagem Interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária, 2003. OLIVEIRA, I.F., KLUTHCOUSKI, J. YOKOYMA, L.P. SANTOS, R.S.M. Arroz na Reforma de Pastagens: Sistema Barreirão In: BRESEGHELLO, F.; STONE, L.F. (Ed.) Tecnologias Para Arroz de Terras Altas. Santo Antônio de Goiás: EMBRAPA-CNPAF, 1998. PEDRINI, A.G.; SAITO, C.H. Paradigmas metodológicos em educação ambiental. São Paulo: Editora Vozes, 2015. PELICIONI, M.C.F. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde e Sociedade, 1998;7(2):19-31. PEREIRA, A. B. Aprendendo ecologia através da educação ambiental. Porto Alegre: Sagra, 1993. PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p. 201-219, Jan./Abr. 2017. RANDOW, P.C.B.D. Percepção ambiental e gestão universitária (Ambientalismo e Ecologia: Educação Ambiental). Editora Appris. Edição do Kindle. 2015. RATTNER, H. Meio ambiente, saúde e desenvolvimento sustentável. Ciência & Saúde Coletiva, v.14, n.6, p.1965-1971, 2009. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002. RESSEL, L.B.; BECK, C.L.C.; GUALDA, D.M.R., HOFFMANN, I.C.; SILVA, R.M.; SEHNEM, G.D. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto e Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 779-86. SANTOS, A. Percepção ambiental de alunos de ensino fundamental sobre o ecossistema manguezal. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Fundação Universidade Federal de Sergipe, 2017. SANTOS, B.S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos, 2007;79:71-94. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos - SP: Rima, 2004. SAUVÉ, L.. Uma cartografia das correntes de Educação Ambiental. In: SATO, M. CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.17-44. SEEMANN, J. Mapas e percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. OLAM – Ciênc. & Tec. Rio Claro, 2003;3(1):200-203. SEGURA, D.S.B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica: São Paulo: Annablume; Fapesp, 2001. SOARES, Guido Fernando Silva. A proteção internacional do meio ambiente. Barueri, SP: Manole, 2003. SOARES, J. Ambiente educativo. São Paulo: Jovem onda, 2007. SOGAYAR, M.I.T.L.; GUIMARÃES, S. Giardia lamblia. In: NEVES, D.P. Parasitologia humana. 10.ed. São Paulo : Atheneu, 2000. Cap.14, p.107-113. TABOADA, J.; MERCHANT, S.R. Infecções por protozoários e por outras causas. In: ETTINGER, S.J.; FELDMAN E.C. Tratado de medicina interna veterinária. 4.ed. São Paulo: Manole, 2007. V.1, cap.68, p.554-572. THOMPSON, A.R.C. et al. Nomenclature and genetic groupings of Giardia infecting mammals. Parasitology Today, v.16, n.5, p.210-217, 2000. TOZONI-REIS; M. F. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004. TRISTÃO, M. Um olhar sobre a educação ambiental no Brasil. In: MEC. Processo formador em educação ambiental a distância: módulo 1 e 2: educação a distância. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, 2009. TUAN, YI-FU. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Editora EDUEL. Edição do Kindle, 2015. VERA, L. The social representation of climate change: an international review: A book on climate change, global warming and its international impact. Edição do Kindle, 2020.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72384/2020%20-%20Vanair%20Curti%20do%20Nascimento.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6380
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-01T18:42:01Z No. of bitstreams: 1 2020 - Vanair Curti do Nascimento.Pdf: 2880936 bytes, checksum: 84aca376241e0673bdabee75ccf76d1d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T18:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Vanair Curti do Nascimento.Pdf: 2880936 bytes, checksum: 84aca376241e0673bdabee75ccf76d1d (MD5) Previous issue date: 2020-11-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Vanair Curti do Nascimento.Pdf2.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.