Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLópez, Ana Karina Loreley Montero
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:04Z-
dc.date.issued2021-05-28
dc.identifier.citationLÓPEZ, Ana Karina Loreley Montero. Entre o campus e o campo: as interações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária e produtores de café do Caparaó. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12571-
dc.description.abstractEsta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa das relações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária egressos do IFES Campus de Alegre-ES e cafeicultores do Caparaó. Foi realizada investigação da atuação do técnico agrícola no exercício de sua função, principalmente no que concerne à sua relação comunicativa com os produtores de café do Caparaó, identificando como se dá o processo interlocutivo entre eles, para buscar as possíveis causas dos ruídos detectados em pesquisa diagnóstica nessa interação sociocomunicativa, e supor quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses técnicos. Pautando-nos na pesquisa qualitativa e no estudo de campo, os dados para a presente pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os produtores de café a fim de detectar o efeito da interação sociocomunicativa entre esses sujeitos e o técnico agrícola, assim como registros audiovisuais e questionários aplicados aos egressos do IFES - Campus de Alegre-ES na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a consequente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociocomunicativas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTécnico Agrícolapor
dc.subjectProdutores de Cafépor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.titleEntre o campus e o campo: as interações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária e produtores de café do Caparaópor
dc.title.alternativeConcerning rural schools and the countryside: sociocommunicative interactions between agricultural technicians and coffee farmers from the Caparaó regioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis qualitative research is based on an investigative analysis of socio-communicative relations between agricultural technicians from Federal Institute of Espírito Santo (IFES), and coffee farmers from Caparaó region, both located in Alegre/Espírito Santo, Brazil. It has led us to an investigation concerning the agricultural technician’s performance, especially when it comes to his/her communicative relationship with Caparaó coffee farmers, by identifying how their interlocutive process occurs and finding out what causes communication failures that have been detected in such socio-communicative interaction. By doing so, we will bring to light Portuguese language teaching contributions on the agricultural technicians’ professional training. Considering a case study as well as a semi-structured questionnaire as methodology, we will interview coffee farmers to collect data in order to detect the effect of socio-communicative interaction between them and the agricultural technician. Audiovisual records and questionnaires will also play an important role in verifying how to deal with the teaching of Portuguese as mother tongue, and by consequence, how to use oral language in a myriad of socio-communication contexts.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1ID011.522.477-78por
dc.contributor.referee1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee2Costa, Igor Oliveira
dc.contributor.referee3Clipes, Renata Cogo
dc.creator.ID098.630.707-69por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0840736456530999por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARAÚJO; D. C. DE.; FREITAS, E. C. DE. Comunicação: ler, escrever e interagir. In. Contexto e práticas de Comunicação Social. Org. Paula Regina Puhl. Novo Hamburgo: Feevale, 2008. ARRUDA, Jr. A interação através da linguagem. 2015. Disponível em:<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/a-interacao-atraves-dalinguagem/59438>. Acesso em: 29 de março de 2021. BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-306, 2006. BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÍNOV) (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Grillo, Sheila; Américo, Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2017. BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 2003. BRAHIM, A. C. S. DE M.; FERNANDES, A. C.; BEATO-CANATO, A. P. M.; JORDÃO, C. M.; FIGUEIREDO, E. H. D. DE.; MARTINEZ, J. Z. A linguagem da vida. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 34ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014. BRASIL. Decreto no 5.154/2004, de 23 de julho de 2004. Presidência da República. Brasília-DF. 23 jul. 2004 a. BRASIL. Lei no 8.629, de 25 de fevereiro de 1993. Presidência da República. Brasília-DF. 25 fev. 1993. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Brasília-DF. 20 dez. 1996. BRASIL. LEI No 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Presidência da República. Brasília-DF. 10 mar. 2008 a. BRASIL. LEI No 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Presidência da República. . 29 dez. 2008 b. BRASIL. Parecer CNE/CEB no 39/2004, de 08 de dezembro de 2004. Presidência da República. Brasília-DF. 8 dez. 2004 b. BRASIL. Resolução CNE/CEB no 1, de 3 de fevereiro de 2005. Presidência da República. . 3 fev. 2005 a. BRASIL. Resolução CNE/CEB no 4, de 27 de outubro de 2005. Presidência da República. .27 out. 2005 b. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB No 2, DE 30 DE JANEIRO 2012. Presidência da República. Brasília-DF. 30 jan. 2012 a. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB No 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. Presidência da República. Brasília-DF. 20 set. 2012 b. BRASIL. Resolução CNE/CEB No 01, de 05 de dezembro de 2014. Presidência da República. Brasília-DF. 5 dez. 2014. BRASIL. Revista da Propriedade Industrial. Brasília: Instituto Nacional Da Propriedade Industrial, 2021. BREGONCI, I. DOS S.; PELISSARI, S. A. Arborização, quebra-ventos e culturas intercalares. In: COSTA, E. B. DA et al. (Eds.). Manual técnico para a cultura do café no estado do Espírito Santo. Vitória-ES: Secretaria de Estado da Agricultura, 1995. p. 63–67. CCCV. Centro do Comércio de Café de Vitória: O café. Disponível em: <<http://www.cccv.org.br /institucional/historia-cafe >>. Acesso em: 20 jan. 2021. CETCAF. Centro de Desenvolvimento Tecnológico do café: Breve histórico do café arábica no Espírito Santo. Disponível em: <<http://www.cetcaf.com.br/links/cafeicultura %20 capixaba.htm>>. Acesso em: 20 jan. 2021. CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. CORTES, T. P. B. B. A (re) configuração da linguagem da comunicação: uma análise das fanpages institucionais no facebook. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2014. CREPALDE, R.; KLEPKA, V.; PINTO, T. H. O. Interculturalidade e conhecimento tradicional sobre a Lua na formação de professores no/do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 3, p. 836–860, 2017. ESPÍRITO SANTO: SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, ABASTECIMENTO, AQUICULTURA E PESCA. Plano estratégico de desenvolvimento da agricultura capixaba : novo pedeag : 2007-2025. Vitória-ES: SEAG, 2008. FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: the critical study of language. London; New York: Longman, 1995. FERRÃO, M. A. G. et al. Cultivares de café arábica e conilon recomendações para o Estado do Espírito Santo. In: TOMAZ, M. A. ET AL. (Ed.). Tecnologias para sustentabilidade da cafeicultura. Alegre-ES: CCAUFES, 2011. FERRÃO, M. A. G. et al. Arábica: produza seu café com excelência de qualidade. Incaper Documentos, v. 184, n. 3 ed., p. 217, 2012. FERRÃO, R. G. et al. Café Conilon. Vitória: Incaper, 2017. FONSECA, A. F. A. DA.; FERRÃO, M. A. G.; FERRÃO, R. G. Qualidade do café conilon no Espírito Santo. In: TOMAZ, M. A. ET AL. (Ed.). Tecnologias para a sustentabilidade da cafeicultura. Alegre-ES: CCAUFES, 2011. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Extensão Ou Comunicação? Tradução: De Oliveira, Rosiska Darcy. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. GERALDI, JOÃO WANDERLEY. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 52 – 117. GOBBO, S. D. A. Diagnóstico do uso e ocupação da terra e ocorrência de incêndios na face capixaba do Parque Nacional do Caparaó. Campos dos Goytacazes: Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2013. GOULART, L. B. Aprendizagem e ensino: uma aproximação necessária à aula de Geografia. In: TONINI, M. I.; GOULART, L. B.; MARTINS, R. E. M. W.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). O ensino de geografia e suas composições curriculares.Porto Alegre: UFRGS, 2011. HALL, STUART. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HENZ, CELSO ILGO. Na Escola Também se Aprende a Ser Gente. In: HENZ, CELSO ILGO; ROSSATO, RICARDO (Eds.). . Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada. Santa Maria: Biblos Editora, 2007. p. 149–166. HOUAISS, A. et al. (EDS.). Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Moderna, 2015. INCAPER. Cafeicultura. Instituto Capixaba de Pesquisas, Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Disponível em: <https://incaper.es.gov.br/cafeicultura> Acesso em: 21 jun. 2020. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS DE ALEGRE. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS DE ALEGRE, 2017. Disponível em: <https://alegre.ifes.edu.br/images/stories/Arquivos/PPC_Tecnico/Agropecuaria/PPC_AGROPECUARIA_2018.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2020 INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. (INCRA). Assentamento. Disponível em:< http://antigo.incra.gov.br/pt/assentamentos.html > Acesso em: 07 mai. 2020. JUCHEM, A. Saussure, Benveniste e o objeto da linguística. Cadernos do Instituto de Letras. Porto Alegre, n. 36, jun., 2008. KOCH, Ingedore. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003. KRIPPNER, G. Polanyi Symposium: a conversation on embeddedness. Socio-Economic Review, v. 2, n. 1, p. 109–135, 1 jan. 2004. LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 32-34 LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. LEANDRO, Maria Engrácia. Prefácio.In.DIAS, Isabel. Sociologia da família e do género. Editora Pactor: Lisboa, 2015. LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (2a. ed.). [s.l.] Grupo Gen - E.P.U., 2017. LYONS, J. Lingua(gem) e lingüística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987. MALHEIROS, JORGE MACAÍSTA. Promoção da interculturalidade e da integração de proximidade. Lisboa: ACIDI, 2011. MARTINS, Ana Luzia. Império do Café: a grande lavoura no Brasil, 1850 a 1890.16 ed. São Paulo: Atual, 2009. MARTINS, K. V.; DE ALMEIDA, R. O.; DOS SANTOS BAPTISTA, G. C. Cultura e diálogo intercultural: conhecimentos etnoecológicos no ensino da ecologia escolar. In: Livro de atas do III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia. Braga: CECS, 2019. p. 405–415. MELLO, E. de F. F. de; TEIXEIRA, A. C. A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias em rede. In: IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais: IX Anped Sul, Caxias do Sul: UCS, 2012, p. 01-15. MENEGHETTI, S. B. Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil. São Paulo, Global, 119 p. 2001. MIRANDA, S. G. DE. Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino aprendizagem. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia, v.1, n.1, jul., 2010. MOLON, D.; VIANNA, R. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 142-165, Jul./Dec. 2012. OLIVEIRA; F. R. DOS S.; SOUZA, S. M.; BATISTA, E. C. Pensamento, Linguagem e Comunicação: um Ensaio Sobre Estes Processos Mentais na Prática Psicológica. Rev. Enfermagem e Saúde Coletiva, n, 4, v. 1, p. 41-49, 2019. PEIXOTO, M. Extensão rural no Brasil: uma abordagem histórica da legislação. [s.l.] Senado Federal, Consultoria Legislativa, 2008. PERLES, J. B. Comunicação: conceitos, fundamentos e história. Ciências da Comunicação, p. 1-15. Disponível: http://www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-comunicacao-conceitosfundamentos-historia.pdf. Acesso em: 29 de março de 2021. RADAELLI, M. E. Contribuições de Vygotsky e Bakhtin para a linguagem: interação no processo de alfabetização. Thêma et Scientia, v. 1, n. 1, jan/jun., 2011. SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de paz e educação para a paz: olhares a partir da complexidade. Campinas, SP: Papirus, 2019. SANTOS, B. DE S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. SANTOS, B. DE S. Construindo as epistemologias do Sul: Antologia essencial. In: MENEZES, M. P. et al. Para um pensamento alternativo de alternativas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018. SANTOS, B. DE S. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. São Paulo: Boitempo, 2021. SANTOS, K. S. A política de educação especial, a perspectiva inclusiva e a centralidade das salas de recursos multifuncionais: a tessitura na rede municipal de educação de Vitória da Conquista (BA). Tese (Doutorado em Educação) Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. SANTOS, MILTON. Território: Globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994. SAUSSURE, F. de. Sobre a essência dupla da linguagem: natureza do objeto da linguística. In: BOUQUET, S.; ENGLER, R. (Orgs.). Escritos de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª. ed. rev ed. Campinas-SP: Editora Autores Associados, 2008. SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FioCruz, Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989. SILVA, A. K. A. DA. Pensamento, Linguagem e Aprendizagem: Reflexões Sobre a Teoria Vigotskiana e A Formação Docente. XI Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013. SILVA, C. M. DA; KRONEMBERGER, G. A.; BORGES, R. DOS S. A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB FOGO CRUZADO: CONVERSA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 256–278, 22 maios 2020. SOARES, ANA MARIA DANTAS. Política Educacional e Configurações dos Currículos de Formação de Técnicos em Agropecuária, nos anos 90: Regulação ou Emancipação? Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e sociedade, área de Concentração em Sociedade e Agricultura) Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2003. SOARES, MAGDA. Português na escola – História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, MARCOS (Ed.). Linguística da norma. [s.l.] Loyola, 2002. SOUZA, LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE. Interculturalidade e decolonialidade: trazer o corpo de volta e marcar o não marcado, 2020. Disponível em: <https://youtu.be/j4PpGnMtsxY>. Acesso em: 19 jan. 2021 STREET, BRIAN V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. TAVARES, MARINA DE LIMA; VALADARES, JUAREZ MELGAÇO; JUNIOR. CELIO DA SILVEIRA. O currículo da área de ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) /The science area curriculum and the construction of an intercultural pedagogy: the formation of indigineous educators... Cadernos CIMEAC, v. 7, n. 1, p. 160–183, 2017. TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009. VIANNA, R. A linguagem pela perspectiva do círculo de Bakhtin. Odisseia, Natal, RN, v.4, n.1, p. 19-33, jan.-jun. 2019. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Consejo Regional Indigena de Cauca, [S. l.], v. 18, n. 18, 2004. Disponível em: https://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural.html. Acesso em: 12 maio 2021. WEBER, M. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo (SP): Centauro, 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72510/2021%20-%20Ana%20Karina%20Loreley%20Montero%20L%c3%b3pez.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6409
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-10T15:39:44Z No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Karina Loreley Montero López.Pdf: 3449302 bytes, checksum: 661ffd5cdd9b455db03394a1f4921e6e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-10T15:39:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Karina Loreley Montero López.Pdf: 3449302 bytes, checksum: 661ffd5cdd9b455db03394a1f4921e6e (MD5) Previous issue date: 2021-05-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Ana Karina Loreley Montero López.Pdf3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.