Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12571
Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre o campus e o campo: as interações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária e produtores de café do Caparaó
Other Titles: Concerning rural schools and the countryside: sociocommunicative interactions between agricultural technicians and coffee farmers from the Caparaó region
Authors: López, Ana Karina Loreley Montero
Orientador(a): Silva, Simone Batista da
Primeiro membro da banca: Silva, Simone Batista da
Segundo membro da banca: Costa, Igor Oliveira
Terceiro membro da banca: Clipes, Renata Cogo
Keywords: Técnico Agrícola;Produtores de Café;Comunicação;Special Education;Professional education;Critical Theory
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-May-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LÓPEZ, Ana Karina Loreley Montero. Entre o campus e o campo: as interações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária e produtores de café do Caparaó. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.
Abstract: Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa das relações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária egressos do IFES Campus de Alegre-ES e cafeicultores do Caparaó. Foi realizada investigação da atuação do técnico agrícola no exercício de sua função, principalmente no que concerne à sua relação comunicativa com os produtores de café do Caparaó, identificando como se dá o processo interlocutivo entre eles, para buscar as possíveis causas dos ruídos detectados em pesquisa diagnóstica nessa interação sociocomunicativa, e supor quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses técnicos. Pautando-nos na pesquisa qualitativa e no estudo de campo, os dados para a presente pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os produtores de café a fim de detectar o efeito da interação sociocomunicativa entre esses sujeitos e o técnico agrícola, assim como registros audiovisuais e questionários aplicados aos egressos do IFES - Campus de Alegre-ES na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a consequente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociocomunicativas.
Abstract: This qualitative research is based on an investigative analysis of socio-communicative relations between agricultural technicians from Federal Institute of Espírito Santo (IFES), and coffee farmers from Caparaó region, both located in Alegre/Espírito Santo, Brazil. It has led us to an investigation concerning the agricultural technician’s performance, especially when it comes to his/her communicative relationship with Caparaó coffee farmers, by identifying how their interlocutive process occurs and finding out what causes communication failures that have been detected in such socio-communicative interaction. By doing so, we will bring to light Portuguese language teaching contributions on the agricultural technicians’ professional training. Considering a case study as well as a semi-structured questionnaire as methodology, we will interview coffee farmers to collect data in order to detect the effect of socio-communicative interaction between them and the agricultural technician. Audiovisual records and questionnaires will also play an important role in verifying how to deal with the teaching of Portuguese as mother tongue, and by consequence, how to use oral language in a myriad of socio-communication contexts.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12571
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Ana Karina Loreley Montero López.Pdf3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.