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dc.contributor.authorDuarte, Rodrigo Vaz
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:46Z-
dc.date.issued2020-08-06
dc.identifier.citationDUARTE, Rodrigo Vaz. A tecnologia utilizada como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de alunos e professores no IF Goiano - Campus Avançado Ipameri. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12562-
dc.description.abstractAtualmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está cada vez mais inserido no nosso cotidiano, seja em casa, no trabalho ou na escola. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem de alunos e professores do 3º ano do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Ipameri. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa descritiva de natureza qualitativa e como instrumento de pesquisa, para a coleta de dados, foram utilizados questionários, aplicados a professores e alunos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, os recursos do programa Epoptes (software de Gerenciamento e Monitoramento de Laboratórios de Informática) foram apresentados aos professores que utilizam esse ambiente para ministrarem suas aulas; na segunda, um experimento prático foi executado com os alunos que, por meio da plataforma Vicon SAGA (Vigilância e Controle / Sistema de Análise Geo Ambiental), fizeram a captura e análise dos dados coletados em diversos pontos da cidade. Os resultados obtidos, com a utilização das ferramentas propostas, foram relevantes, proporcionando grandes benefícios a alunos e professores. Após conhecerem os recursos do software Epoptes, na primeira etapa desta pesquisa, os docentes concluíram que essa ferramenta possibilitará um processo ensino-aprendizagem mais interativo, eficiente e produtivo, nas aulas ministradas no laboratório de informática. Na segunda etapa, após a utilização da plataforma Vicon SAGA, durante o experimento prático, todos os alunos afirmaram que a experiência obtida com a utilização desse software tornou o processo ensino-aprendizagem mais significativo, possibilitando, assim, a construção de seus próprios conhecimentos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEducação Proativapor
dc.subjectEpoptespor
dc.subjectVicon SAGApor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectProactive Educationeng
dc.titleA tecnologia utilizada como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de alunos e professores no IF Goiano - Campus Avançado Ipameripor
dc.title.alternativeThe technology used as a tool in the teaching-learning process of students and teachers in the IF Goiano - Campus Avançado Ipamerieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCurrently, the use of Information and Communication Technologies (TICs) is increasingly inserted in our daily lives, whether at home, at work or at school. In this context, the objective of this research is to verify if the Information and Communication Technologies (TICs) can contribute to the teaching-learning process of students and teachers of the 3rd year of the Technical Course in Computer Networks Integrated to High School of the Instituto Federal Goiano – Ipameri Advanced Campus. As a methodology, descriptive research of a qualitative nature was used and as a research instrument, for data collection, questionnaires were used, applied to teachers and students. The work was divided into two stages: in the first, the resources of the Epoptes program (Computer Lab Management and Monitoring software) were presented to teachers who use this environment to teach their classes; in the second, a practical experiment was carried out with the students who, using the Vicon SAGA platform (Surveillance and Control / Geo Environmental Analysis System), captured and analyzed the data collected in different parts of the city. The results obtained, using the proposed tools, were relevant, providing great benefits to students and teachers. After learning about the resources of the Epoptes software, in the first stage of this research, the teachers concluded that this tool will enable a more interactive, efficient and productive teaching-learning process, in the classes taught in the computer lab. In the second stage, after using the Vicon SAGA platform, during the practical experiment, all students stated that the experience obtained with the use of this software made the teaching-learning process more significant, thus enabling the construction of their own knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.advisor1ID099.420.597-09por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Juliana Cristina da Costa
dc.contributor.advisor-co1ID499.524.711-49por
dc.contributor.referee1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.referee2Rocha, André Santos da
dc.contributor.referee3Nascimento, Bruno Santos do
dc.creator.ID862.474.681-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529312730941481por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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