Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12561
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Educação do Campo como ferramenta pela permanência na terra - a experiência de Campo Alegre
Other Titles: Rural Education as a tool for the struggle to stay on land - the experience of Campo Alegre
Authors: Martins, Sonia Ferreira
Orientador(a): Campos, Marília Lopes de
Primeiro membro da banca: Campos, Marilia Lopes
Segundo membro da banca: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Terceiro membro da banca: Benacchio, Rosilda Nascimento
Keywords: Educação Popular Comunitária;Educação Escolar Pública;Educação do Campo;memórias;Educação Diferenciada;Community Popular Education;Public School Education;Rural Education;memoirs;Differentiated Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Jan-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARTINS, Sonia Ferreira. A Educação do Campo como ferramenta pela permanência na terra - a experiência de Campo Alegre. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.
Abstract: A dissertação parte de experiências em Educação Popular ocorridas em áreas ocupadas na década de 1980 em Campo Alegre, atualmente situadas em dois municípios diferentes, Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. A partir do protagonismo da educadora-pesquisadora e autora deste trabalho no contexto da ocupação na década de 1980, realizou-se pesquisa-ação em atividades de formação continuada com educadores(as) nesses territórios onde anteriormente ocorreram as experiências de Educação Popular e Comunitária e que hoje se materializam em duas escolas municipais: a Escola Municipal Campo Alegre (rede municipal de Nova Iguaçu) e a Escola Municipal José Anastácio (rede municipal de Queimados), ambas atualmente configuradas como “escolas do campo”. A pesquisa-ação realizou atividades visitando o passado (período da ocupação), buscando trazer experiências educativas daquele contexto histórico em que as “escolas” eram uma extensão do assentamento e vice-versa. Ao levar os(as) atuais educadores(as) dessas duas escolas a tomarem contato com essas experiências anteriores - desconhecidas por quase todos(as) - buscou-se apresentar essas imagens do passado como diálogo para suas atuais configurações identitárias como “escolas do campo”, oferecendo pistas para a elaboração de um processo pedagógico e de um fazer curricular “diferenciado”. Nele, propunha-se que os(as) educadores(as) se redescobrissem num processo (auto)formativo junto com outros participantes (moradores, estudantes, agricultores do passado e do presente) a partir de novas perspectivas, ressignificando a relação escola/ comunidade. Apresenta-se uma reflexão sobre os encontros e desencontros entre práticas de Educação Popular Comunitária forjadas no ventre do assentamento e, no desdobramento das décadas, dentro do âmbito de práticas normatizadas de educação escolar pública. Nos confrontos e diálogos entre esses diferentes processos educativos, é possível identificar um espaço que nem é a escola comunitária do passado nem a escola atual regulada pelo poder público: é um espaço educativo que se reconstrói a cada dia a partir de processos de formação continuada e de práticas curriculares informais na direção de uma educação “outra” (Arroyo). Nesta reconstrução, todos são educadores(as) de uma escola que rompe com os muros e abre assim o canal que faz fluir o trânsito entre a escola e a comunidade através do Estudo da Realidade (Freire) e do trabalho com as memórias.
Abstract: The dissertation starts from experiences in Popular Education that took place in occupied areas in the 1980s in Campo Alegre, currently located in two different municipalities, Nova Iguaçu and Queimados, in Baixada Fluminense. Based on the role of the educator-researcher and author of this work in the context of the occupation in the 1980s, action research was carried out in continuing education activities with educators in these territories where the experiences of Popular and Community Education had previously occurred and which today materialize in two municipal schools: the Municipal School Campo Alegre (municipal network of Nova Iguaçu) and the Municipal School José Anastácio (municipal network of Queimados), both currently configured as “rural schools”. The action research carried out activities visiting the past (period of occupation), seeking to bring educational experiences from that historical context in which the “schools” were an extension of the settlement and vice versa. By taking the current educators of these two schools to make contact with these previous experiences - unknown to almost everyone - we sought to present these images of the past as a dialogue for their current identity configurations as “rural schools ”, Offering clues for the elaboration of a pedagogical process and a“ differentiated ”curricular practice. In it, the educators, as they rediscover themselves in a (self) training process by rediscovering the other participants (residents, students, farmers from the past and the present) from new perspectives, resignifying the school / community relationship. A reflection is presented on the encounters and disagreements between Popular Community Education practices forged in the womb of the settlement and, in the course of the decades, the standardized practices of public school education. In the confrontations and dialogues between these different educational processes, it is possible to identify a space that is neither the community school of the past nor the current school regulated by the government: it is an educational space that is rebuilt every day from the processes of continuing education and of informal curricular practices towards “other” education (Arroyo). In this reconstruction, everyone is an educator at a school that breaks with the walls and thus opens the channel that makes the traffic flow between the school and the community through the Reality Study (Freire) and working with memories.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12561
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Sônia Ferreira Martins.Pdf5.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.