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dc.contributor.authorAlves, Sílvio de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:42Z-
dc.date.issued2020-05-27
dc.identifier.citationALVES, Sílvio de Oliveira. Educação em saúde bucal na perspectiva da promoção da saúde. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12560-
dc.description.abstractAs práticas educativas orientadas pelo paradigma da Promoção da Saúde têm como propósito a construção de conhecimentos tendo em vista a autonomia das pessoas, para que elas possam desenvolver hábitos saudáveis como condutas de autocuidado. Nesta perspectiva, as práticas educativas da promoção da saúde bucal visam à capacitação dos indivíduos para atuarem, como protagonistas, frente aos fatores multicausais que envolvem o processo saúde-doença oral. Neste sentido, contrapondo-se ao modelo tradicional de educação em saúde, no qual predomina a transmissão de conhecimentos travestida, frequentemente, em instruções normativas focadas na prevenção de doenças, culminando em sujeitos passivos no processo de aprendizagem. No intuito de contribuir com as práticas educativas em saúde bucal comprometidas com a construção de conhecimentos – sobretudo, da comunidade escolar dos institutos federais – esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a orientação das práticas de educação em saúde bucal em amostra desta rede institucional, especialmente em relação às principais demandas no setor odontológico e, com base nestes resultados, elaborar e aplicar uma atividade educacional-piloto em saúde bucal identificada com os princípios centrais da Promoção da Saúde. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada em duas etapas: a primeira, correspondeu ao levantamento das ações de amostra dos odontólogos da rede dos institutos federais, com foco nas práticas de educação em saúde bucal, as quais foram, posteriormente, qualificadas e categorizadas segundo o conteúdo teórico empregado. O universo amostral desta etapa foi composto por 42 odontólogos de 12 campi dos institutos federais, distribuídos nas cinco regiões do país. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário, composto por perguntas objetivas e discursivas, cujos resultados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. A segunda etapa da pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma atividade experimental em saúde bucal, onde se buscou verificar o grau de sensibilização provocado em seus participantes, tendo em vista o processo participativo de aprendizado de medidas benéficas e sustentáveis para a saúde bucal. Esta atividade – que teve como pano de fundo a aprendizagem significativa – contou com abordagens teóricas intersetoriais e prática laboratorial de um tema de interesse comum. Para tanto, a matriz avaliativa desta etapa contou com 21 alunos do ensino médio do Ifes campus Santa Teresa; entre os quais 13, foram submetidos a aferições clínico-odontológicas – por meio do Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) – antes e após a atividade educacional e responderam a um questionário semiestruturado ao final, a título de sua avaliação em termos de eficiência e aceitabilidade, respectivamente. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Em relação aos resultados da pesquisa, verificou-se que as práticas de educação em saúde bucal desenvolvidas pela amostra dos odontólogos pesquisados estão, majoritariamente, identificadas com o modelo hegemônico de educação. Quanto à atividade educacional-piloto, esta se mostrou eficaz sob o ponto de vista de sua proposta, ao passo que, através dos números obtidos, constatou-se expressiva sensibilização dos participantes, resultando em condutas identificadas com o conceito da Promoção da Saúde.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectAtividade educacionalpor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectEducational activityeng
dc.titleEducação em saúde bucal na perspectiva da promoção da saúdepor
dc.title.alternativeOral health education from the perspective of health promotioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEducative practices guided by the paradigm of Health Promotion have as a purpose the construction of knowledge given people’s autonomy so that they can develop healthy habits as self-care conducts. In this perspective, educative practices of oral health promotion aim at empowering individuals to act, as protagonists, in front of the multi-causal factors that involve the oral health-disease process. In this sense, in contrast model of the traditional model of health education, in which predominates the knowledge transmission, frequently masked as normative instructions focused on disease prevention, culminating in passive subjects in the process of learning. To contribute with educative practices in oral health compromised with knowledge building – especially from the school community of federal institutes – this research had as general objective identifying the orientation of educational practices in oral health in a sample of this institutional network, especially regarding the main demands in the dental sector and, based on these results, to elaborate and apply a pilot educational activity in oral health identified with the central principles of Health Promotion. Methodologically, the research was structured in two stages: the first one corresponded to the lifting of the actions of a sample of the dentists from the federal institutes' network, focusing on the educative practices in oral health, which were, posteriorly, qualified and categorized according to the appointed theoretical content. The sample universe of this stage was compound by 42 dentists from 12 campuses of the federal institutes, distributed in the five regions of the country. As a research instrument, a questionnaire was used, composed of objective and discursive questions, whose results were submitted to quantitative and qualitative analysis. The second stage of the research consisted of the development of experimental activity in oral health, in which it sought to verify the degree of awareness provoked in its participants, given the participatory learning process of beneficial and sustainable measures for oral health. This activity – which has as background the significant learning – counted on theoretical intersectoral approaches and laboratory practice of a theme of common interest. Thereunto, the evaluative matrix of this stage counted on 21 students of the Ifes campus Santa Teresa high school; among which 13 were submitted to clinical-dental measurements – through the Simplified Oral Hygiene Index (OHI-S) – before and after the educational activity and responded to a semi-structured questionnaire at the end, by way of their evaluation in terms of efficiency and acceptability, respectively. The results were analyzed from a quantitative and qualitative approach. Concerning the research results, it was verified that the educational practices in oral health developed by the sample of the researched dentists are, mostly, identified with the hegemonic model of education. Regarding the pilot educational activity, this proved to be effective under the point of view of its proposal, whereas through the obtained numbers, it was found expressive awareness of the participants, resulting in conducts identified with the concept of Health Promotion.eng
dc.contributor.advisor1Thomé, Sandra Maria Gomes
dc.contributor.advisor1ID332.063.177-20por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031503846197234por
dc.contributor.advisor-co1Caldara Junior, Vilacio
dc.contributor.referee1Thomé, Sandra Maria Gomes
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee3Costa, Renata Vitória Campos
dc.creator.ID030.066.156-89por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7855-7760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4104452612660814por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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