Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12536
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação e empreendedorismo: um estudo sobre a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Other Titles: Education and entrepreneurship: a study about the entrepreneurial formation in the technical course in agricultural of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the North of Minas Gerais
Authors: Neves, Edson Oliveira
Orientador(a): Guedes, Cezar Augusto Miranda
Keywords: empreendedorismo;trabalho;educação profissional;competências empreendedoras;entrepreneurship;work;professional education;entrepreneurial competencies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Mar-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: NEVES, Edson Oliveira. Educação e empreendedorismo: um estudo sobre a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: O tema empreendedorismo ganhou grande visibilidade e expressão nas últimas décadas em função das transformações econômicas e sociais resultantes de novos arranjos estruturais no mundo do trabalho. Com isso, configurou-se diferentes representatividades para questões como empregabilidade, formas precárias de ocupação, educação profissional, desenvolvimento local, dentre outros importantes conceitos ligados à economia e ao trabalho. Neste cenário ganha destaque a educação empreendedora, o ensino do empreendedorismo, o desenvolvimento de competências para o trabalho e, questiona-se os destinos da educação profissional. Nesta perspectiva de formação empreendedora, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos profissionais egressos do curso técnico em agropecuária do IFNMG Campus Januária que já se encontravam inseridos no mercado de trabalho. Objetivou-se construir uma percepção em relação à formação empreendedora no curso, buscando verificar se as estratégias e práticas metodológicas de ensino aplicadas na instituição contribuem para promoção e desenvolvimento de competênc ias e habilidades empreendedoras. Na construção do referencial teórico observou-se a relação entre as questões econômicas e as políticas educacionais no Brasil, foi abordado o contexto atual marcado pela reestruturação produtiva, discutido os papéis e a importância da educação profissional e do empreendedorismo frente ao novo cenário. Para o estudo em questão, foram observados os diferentes conceitos de competências empreendedoras e construído um modelo de competências para aplicação a partir de diferentes autores, respeitadas as peculiaridades próprias da microrregião de Januária atendida pelo IFNMG. Os resultados dessa pesquisa levou-nos a concluir que a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária do Instituto ainda se encontra desarticulada do contexto do mercado e da realidade socioeconômica da região. É perceptível a falta de um modelo articulador e orientador que defina as principais competências a serem trabalhadas, que organize, mensure e dite as estratégias a serem utilizadas para desenvolver ou promover as competências empreendedoras em cada estudante durante a formação técnica agropecuária.
Abstract: The theme entrepreneurship won great visibility and expression in the last decades in function of the economical transformations and social resultants of new structural arrangements in the world of the work. With that, it was configured different representations for subjects as employment, precarious forms of occupation, professional education, local development, among other important linked concepts to the economy and the work. In this scenery it wins prominence the entrepreneurial education, the teaching of the entrepreneurship, the development of competenc ies for the work and, it is questioned the destinies of the professional education. In this perspective of entrepreneurial formation, the present work presents the results of a research accomplished the professionals exits of the technical course close to in agricultural of IFNMG - Campus Januária that one already found inserted in the job market. It was had as objective, to build a perception in relation to the entrepreneurial formation in the course, looking for to verify the strategies and methodological practices of teaching applied in the institution they contribute to promotion and development of competencies and entrepreneurial abilities. In the construction of the theoretical reference the relationship was observed between the economical subjects and the educational politics in Brazil, the current context was approached marked by the productive restructuring, discussed the papers and the importance of the Professional education and of the entrepreneurship front to the new scenery. For the study in subject, the different concepts of entrepreneurial competencies were observed and built a model of competencies for application starting from different authors, respected the own peculiarities of the area of Januária assisted by IFNMG. The results of that research took us to end that the enterprising formation in the technical course in agricultural of the Institute still meets disjointed of the context of the market and of the social and economical reality of the area. It is perceptible the lack of a guiding model that defines the main competences they be worked her, that it organizes, articulate and dictate the strategies they be used her/it to develop or to promote the enterprising competences in each student during the agricultural technical formation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12536
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Edson Oliveira Neves.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.