Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Fábio Lustosapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:51Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:51Z-
dc.date.issued2009-03-05
dc.identifier.citationSOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino agrícolapor
dc.subjectensino de químicapor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectteaching of chemistryeng
dc.subjectinterdisciplinary knowledgeeng
dc.titleMediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MApor
dc.title.alternativeMediation interdisciplinary at the school as of Chemical: an analysis basead at the dialog amidst different will be knowing at the building of the project school in the EAF CODÓ MAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research shows/approuchs how to promote the interdisciplinair on teaching chemistry for technical agroindustry students. The objective of this research was to establish an dialogue between teachers of basic and technical area of EAF-CODÓ/MA, mentioned above, using qualitative methodology of action-research, as a form to simplify the process teachinglearning of the students. The chosen participants of this research were 10 students inside the universe of 30 students, registered on second and third year of agroindustry course matriculated on 2008, even like the teachers of the disciplines portugues, mathematic, geography, chemistry and technology of milk and milk products.Was used as theme with contextuality a production of goat cheese, that is an agroindustrial product of relevant significant, facing his peculiar regionality as his chemical and food caracters. The obtained results of this research shows that the discipline Chemistry can establish an interaction with others disciplines mentioned above on the context that interdisciplines projects can be used to facilitate the understanding of the contents of others disciplines, superacting the traditional scientific isolation that ocorred on curricular context of the course, even to simplify the significant learning of the students on chemistry classes.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dospt_BR
dc.contributor.advisor1ID747.568.007-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3por
dc.creator.ID407.949.543-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7717705393503726por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3658/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17878/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24216/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30561/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36941/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43329/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49727/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56202/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/121
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf: 864208 bytes, checksum: fd1fd5d8ab2eccd56abf396359534eb0 (MD5) Previous issue date: 2009-03-05eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Fabio Lustosa Souza.pdfDocumento principal844.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.