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dc.contributor.authorNunes, Marcos Aurélio Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:49Z-
dc.date.issued2010-12-16
dc.identifier.citationNUNES, Marcos Aurélio Rodrigues. A Informática na formação do Técnico em Agropecuária no Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe: Essencial ou Irrelevante?. 2010. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12532-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar se os conhecimentos de informática são essenciais ou irrelevantes na formação dos futuros técnicos no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, do Campus São Cristóvão, do Instituto Federal de Sergipe, antiga Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão - SE. Os dados foram coletados em 2009 através de um questionário aplicado aos alunos das três séries de formação profissional do referido curso e outro questionário aos seus professores que atuam nas áreas curriculares de formação geral e de formação técnica. Os resultados e as análises mostraram que, apesar da informática ser uma importante ferramenta no desenvolvimento da boa qualidade do curso, bem como numa melhor formação de um técnico em Agropecuária, os recursos das tecnologias da comunicação e informação ainda são timidamente utilizados pelos professores pesquisados. O desenvolvimento de uma política de capacitação dos professores na utilização dos recursos de informática para um melhor desempenho de suas atividades pedagógicas e a aplicação da transversalidade dos diversos conteúdos programáticos do curso com essas tecnologias foram as principais questões levantadas pelos docentes nesta pesquisa. Além das contribuições apresentadas pelos alunos e professores acerca da temática deste trabalho, também foram identificadas diversas críticas acerca do funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária e da própria instituição, que têm trazido alguns prejuízos no processo de ensinoaprendizagem. Concluímos que, apesar dos sujeitos da pesquisa considerarem a informática relevante para a formação dos técnicos em agropecuária, os docentes a utilizam pouco e seu percentual na carga horária geral do currículo é bastante baixa. Isto nos leva a crer que a importância dada à informática na formação do técnico em agropecuária do Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe é muito mais uma ideologia do que uma prática educativa efetiva.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectcomputerseng
dc.subjectTechnical Educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectteaching and learningeng
dc.subjectprofessional educationeng
dc.titleA Informática na formação do Técnico em Agropecuária no Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe: Essencial ou Irrelevante?por
dc.title.alternativeThe role of information technologies in an Agriculture and Farming College at a Federal Institute in Sergipe, Brazil: Essential or Irrelevant?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to investigate whether computer skills are essential or irrelevant in the training of future technicians in an Agriculture and Farming College at a Federal Institute in Sergipe, Brazil. The data were collected in 2009 through a questionnaire applied to all the students attending the aforementioned course and a second questionnaire applied to their teachers, who work with subjects related to general education and technical training. The results and analisis showed that, although computer science is an important tool in adding quality to of the course, and also provides a better student training in the field, information and communication technologies are still rarely used by the teachers who part in this study. The development of a policy for training teachers in the use of computer resources for a better performance in their educational activities and the implementation of a transversality of the various subjects with these technologies were the main issues raised by teachers in this poll. In addition to the contributions made by students and teachers to this study, several objections were raised about the operation concerning the course and the institution itself, raising difficulties in the teaching process. We found that, although the subjects consider informatic research relevant to the training of agricultural technicians, teachers rarely use it and the number of use little and your percentage in charge hours dedicated to it in the curriculum is low. This leads us to believe that the importance given to technical training in Informatics in the course is more ideological than an effective educational practice.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee2Souza, Dileno Dustan Lucas de
dc.creator.ID267.405.915-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0343365201697698por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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