Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12530
Tipo do documento: Dissertação
Title: Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar
Other Titles: Factors influencing the teaching-learning process in the Agribusiness Technician Course: an interdisciplinary approach.
Authors: Dettenborn, Carla
Orientador(a): Santana, Djalva Maria da Nobrega
Primeiro coorientador: Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel Araújo
Segundo membro da banca: Moura, Mirian Ribeiro Leite
Keywords: Agroindústria;Controle de qualidade;Ensino-aprendizagem;Agribusiness;Quality control;Learning teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Jun-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DETTENBORN, Carla. Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar. 2010.186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso forma profissionais aptos a atuar no controle de qualidade de matérias-primas, nos processos de beneficiamento e industrialização de produtos de origem animal e vegetal, no tratamento de resíduos na agroindústria e a participar dos programas de gestão das empresas. A experiência docente diária mostra que a organização dos currículos escolares profissionalizantes está estruturalmente fragmentada e, muitas vezes, seus conteúdos têm pouca relevância para os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de ensino usados pelos professores do Curso Técnico em Agroindústria do IFTO-Campus Paraíso, na visão dos alunos e dos próprios professores. Neste trabalho a interdisciplinaridade foi proposta como ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem do tema ‘Controle de Qualidade’, inserido no currículo do curso e um dos mais relevantes para a formação do profissional técnico em Agroindústria. Os resultados da pesquisa apontam para ao menos duas sugestões para os cursos de Agroindústria e, no geral, as escolas de ensino profissionalizante brasileira: a estruturação do ensino do controle de qualidade e a avaliação sistemática da utilização do material didático nas aulas práticas.
Abstract: The Agribusiness Technician Course of Tocantins Federal Institution in Education, Science and Technology (IFTO, in Portuguese) - Paraíso Campus graduates professionals able to deal with quality control of raw materials in the improvement processes and industrialization of animal and vegetal products, treatment of agribusiness waste to participate in enterprise management programs. The daily teaching experience shows that the design of professional school curricula is structurally fragmented and their contents are mostly irrelevant to the students. This research aims to analyze the teaching methods done by IFTO Agribusiness Technician Course’s teachers in the light of the viewpoints for both students and teachers throw a questionary done by them. In this interdisciplinary work has been proposed as a tool for improving the teaching-learning theme 'Quality Control', included in the curriculum of the course and the one most relevant to the training of professional service in Agribusiness. The findings of the research point at some follow-up for agribusiness schools, in particular, and also for Brazilian professional education: the teaching structuring quality control and the systematic evaluation used on teaching material and method in practice.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12530
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Carla Dettenborn.pdf2010 - Carla Dettenborn13.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.