Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12516
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Pedagogia da Alternância no Ensino Técnico Agrícola - a experiência do Pronera na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal - Estado do Pará
Other Titles: The Pedagogy of the Alternation in the Agricultural Technical Teaching - the experience of the Pronera in the Federal Agrotechnical School of Castanhal - State of Pará
Authors: Carvalho, Ângelo Rodrigues de
Orientador(a): Costa Neto, Canrobert Penn Lopes
Keywords: Pronera;alternância;educação do campo;alternation;countryside education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Sep-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Ângelo Rodrigues de. A Pedagogia da Alternância no Ensino Técnico Agrícola - a experiência do Pronera na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal - Estado do Pará. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: A negação ao ensino e à formação cultural dos (as) trabalhadores (as) do campo, bem como aos seus filhos, num país com uma realidade social herdada de uma sociedade escravista e colonial, apresenta-se de maneira histórica, dada as marcas do passado que se fazem presentes até os dias de hoje, fazendo com que o Brasil se constitua numa nação das mais desiguais e injustas do planeta. Neste sentido, o trabalho aqui apresentado busca refletir sobre o descompasso existente na realidade escolar dos sujeitos oriundos das áreas rurais e no distanciamento destes em relação à educação formal presente no ensino técnico-agrícola. Desta forma, a pesquisa aqui apresentada, a partir da observação e de um estudo preliminar sobre o modelo de educação e ensino vigentes no espaço escolar, analisa a contribuição da Educação do Campo na formação profissional dos alunos trabalhadores da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, mediante a consideração da proposta de ensino do PRONERA Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, que configura uma nova relação com o espaço territorial, criando assim novas possibilidades de formação de sujeitos produzidos no espaço das contradições vivenciadas pelos movimentos sociais do campo, percebendo a proposição de políticas públicas viáveis ao exemplo do PRONERA para a superação das contradições educacionais. Diante da história da negação ao ensino e à formação cultural aos sujeitos que lidam e trabalham com a terra, bem como da falta de reconhecimento de seus direitos, e, a partir da consideração das práticas educacionais experenciadas e das vozes dos educandos e educadores, esta pesquisa discute o PRONERA como um modelo justo e salutar de acesso à educação aos filhos e filhas dos trabalhadores (as) do campo, devendo assim ser respeitado e perceber os apoios necessários por quem gesta a educação no país. Por outro lado debate a perspectiva da construção de um novo projeto educacional, apontando a Pedagogia da Alternância como uma alternativa de educação e ensino que avança no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma mudança político-pedagógica da EAF de Castanhal, ampliando assim não apenas o processo de formação técnica-profissional agrícola, mas também humana e, sobretudo, melhore o trabalho de inclusão social que ainda se encontra distante da maioria dos homens e mulheres do meio rural brasileiro, fazendo com que de fato e de direito a escola não mais permaneça de costas à história de vida e do mundo de seus sujeitos.
Abstract: The denial to the teaching and the cultural formation of the countryside workers, as well as to their children, in a country with a social reality inherited from a slavery and colonial society, comes up in a historical way, given the marks of the past which are present until today, resulting that Brazil is one of the unequalest and unjust nations of the planet. In this sense, the work here presented, aims at reflecting upon the disagreement existent in the scholar reality of the subjects originating from rural areas and the estrangement of these in relation to the present formal education in the technical-agricultural teaching. This way, the research here presented, starting from the observation and a preliminary study on the educational model and effective teaching in the school space, analyzes the contribution of the Country Education in the professional formation of the students of the Federal Agrotechnical School of Castanhal, by means of the consideration of the teaching proposal of the PRONERA - National Program of Education in the Agrarian Reform, what constitutes a new relationship with the territorial space, creating new possibilities of formation of subjects produced in the space of the contradictions experienced by the countryside social movements, noticing the proposition of viable public politics - such as the PRONERA - for the overcoming of the educational contradictions. Due to the history of denial of teaching and cultural formation to the subjects who work and deal with the land, as well as the lack of recognition of their rights, and, starting from the consideration of the educational practices experienced and the students' and the educators' voices, this research discusses the PRONERA as a fair and salutary model of access to the education to the countryside workers' children, which should be respected and receive the necessary support from whom manages the education nationally. On the other hand, it debates the perspective of the construction of a new educational project, aiming at the Pedagogy of the Alternation as an educational and teaching alternative which moves forward in the teaching-learning process, contributing to a political-pedagogic change of the FAS of Castanhal, enlarging, this way, not only the process of agricultural technical-professional formation, but also the human one, and, above all, improve the work of social inclusion that it is still distant from most men and women of the Brazilian rural zone, resulting that the school does not remain, in fact, with its back to the life history and the world of its subjects.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12516
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Ângelo Rodrigues de Carvalho.pdf6.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.