Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Luis Carlos Loss
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:00Z-
dc.date.issued2010-06-24
dc.identifier.citationLopes, Luis Carlos Loss. O Uso de Ambiente Virtual de Aprendizado no apoio ao Ensino Presencial na disciplina de Informática do IFES – Campus Santa Teresa. 2010. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12512-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é narrar os resultados de uma pesquisa que investigou a adoção de um ambiente virtual de aprendizado na disciplina presencial de informática por alunos de duas turmas em relação a outras duas turmas que não estão utilizando este meio. As quatro turmas são integrantes das 1ªs Séries do Ensino Médio do ano letivo de 2009 do IFES – Campus Santa Teresa. Para alcançar o objetivo desta avaliação, em primeiro momento foi aplicado um questionário no mês de Fevereiro/2009 aos alunos das quatro turmas, que visava compreender como estava o nível de conhecimento na disciplina de Informática naquele momento. No segundo momento foi investigado o desempenho das quatro turmas em notas de avaliações durante o ano letivo de 2009. As duas turmas (A e B) com total de 69 alunos tiveram acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizado Moodle, no site www.eafst.gov.br/moodle, onde foram ensinados os conteúdos utilizando este meio, e para as outras duas turmas (C e D), tendo um total de 63 alunos, foram ensinados os mesmos conteúdos sem este meio. As turmas A e B obtiveram desempenho de 91% e as turmas C e D obtiveram desempenho de 80%. No Terceiro momento foi aplicado outro questionário no mês de Dezembro/2009 aos alunos das quatro turmas que visava medir o nível de conhecimento da disciplina de informática. As principais conclusões do trabalho, apontam que os alunos que estão utilizando o ambiente virtual de aprendizado estão tendo mais contato com os conteúdos da disciplina informática dentro e fora da sala de aula e, sendo assim, o desempenho destes tem sido melhor que o dos alunos que não estão utilizando.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizadopor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectComputerseng
dc.subjectVirtual Learning Environmenteng
dc.titleO Uso de Ambiente Virtual de Aprendizado no apoio ao Ensino Presencial na disciplina de Informática do IFES – Campus Santa Teresapor
dc.title.alternativeThe Use of Virtual Learning Environment to support Class Attendance Teaching on Computers at IFES – Santa Teresa Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this work is to narrate the results of a research that investigated the adoption of a virtual learning environment on the class attendance course of Computers by students from two groups in relation to other two groups that do not use this means. The four groups were from the 1st Year of High School in 2009 at IFES – Santa Teresa Campus. In order to reach the aim of this evaluation, at a first moment, a questionnaire was applied in February/ 2009 to the students from the four groups which aimed at understanding the level of knowledge of Computers at that moment. At a second moment, the performance of the four groups was evaluated based on the student’s grades in 2009. Two groups (A and B), totalizing 69 students, had access to Moodle Virtual Learning Environment, at www.eafst.gov.br/moodle, where the contents were taught by this means, while for the other two groups (C e D), totalizing 63 students, the same contents were taught without the use of this means. Groups A and B got a 91% performance and groups C and D got 80%. At a third moment, it was applied another questionnaire in December/2009 to students from the four groups aiming at analyzing their knowledge about Computers. The main results of the work show that the students who have been using the virtual learning environment have been in touch with contents of Computer Classes inside and outside the classroom, so their performance has been better than those who have not been using it.eng
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Gilson Candido
dc.contributor.advisor1ID439.191.627-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4581148453214631por
dc.contributor.referee1Mota, Joice Seleme
dc.contributor.referee2Souza, Nadia Maria Pereira de
dc.creator.ID070.153.709-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1564868366884296por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconi. Informática e Formação de Professores. Brasília-DF: MEC/SEED/PROINFO, 1999. BAIRRAL, Marcelo Almeida. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. 1ª Edição. Seropédica-RJ: Ed. Universidade Rural, 2007. BARBOSA, Rommel Melgaço. Ambientes Virtuais de Aprendizado. 1ª Edição. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2005. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília-DF: MEC, 1999. CORREIA, Luiz Henrique Andrade; SILVA, Alexandre José. Computador Tutelado. Lavras-MG:UFLA/FAEPE, 2005. EDUWEB. AulaNET. Disponível em: <http://www.eduweb.com.br>. Acesso em: 04/08/2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª Edição. São Paulo-SP: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 39ª Edição. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 2004. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação. 2ª Edição. Campinas-SP: Papirus, 2007. LABORATÓRIO DE MÍDIAS INTERATIVAS – PUC–PR. Eureka. Disponível em:<http://www.pucpr.br>. Acesso em: 04/08/2009. MEC, Ministério da Educação. MEC abre mais vagas em cursos a distância. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=7039>. Acesso em: 16/06/2009. MINAYO, M.C. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 22ª Ed. RJ: Vozes, 2003. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 14ª Edição. Campinas-SP: Papirus, 2008. MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2ª Edição. Campinas-SP: Papirus, 2007. ______. Internet no Ensino. Comunicação & Educação. V (14): Janeiro/abril 1999. ______. “O que é um bom curso a distância?”. Boletim do Programa um Salto para o Futuro – Integração das Tecnologias na Educação, TV Escola, 2002. 62 ______. Propostas de Mudanças nos cursos presenciais com a Educação On-Line. Boletim do Programa um Salto para o Futuro – Integração das Tecnologias na Educação, TV Escola, 2002. OLPC. Computador de 100 dólares. Disponível em: <http://www.guiadohardware.net/artigos/olpc-xo>. Acesso em: 11/11/2009. PAPERT, Seymor. Looking at technology Through School-Colored Spectacles. Disponível em: <http://www.papert.org/articles/lookingattechnologythroughschool.html>. Acesso em: 20/04/2009. PROINFO–MEC. e-ProInfo. Disponível em: <http://eproinfo.proinfo.mec.gov.br>. Acesso em: 04/08/2009. ROUILLER, Ana Cristina; MACHADO, Cristina Ângelo. Computador Tutor. Lavras-MG:UFLA/FAEPE, 2000. SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia de Pesquisa. 3ª Edição. São Paulo: Ed. Mcgraw-hill, 2006. SILVEIRA, Lucimar Leão. Metodologia do Ensino. Lavras-MG:UFLA/FAEPE, 2000. SUZUKI, Juliana Telles Faria. Ambiente virtual de Aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line. 2007. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas para o professor na atualidade. 8ª Edição. São Paulo: Ed. Érica, 2008. UDESC – UdescVirtual. Disponível em: <http://www.virtual.udesc.br>. Acesso em: 04/08/2009. UFPR – AVA. Disponível em: <https://www.cipead.ufpr.br>. Acesso em: 10/11/2009. UNISINOS – AVA. Disponível em: <https://ava.unisinos.br/indexava.htm>. Acesso em: 04/08/2009. UNISUL – UnisulVirtual. Disponível em: <http://www.unisul.br>. Acesso em: 04/08/2009. UNIVALI – UnivaliVirtual. Disponível em: <http://ead.univali.br>. Acesso em 04/08/2009. VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. 1ª Edição. Campinas-SP:Ed. Campinas, NIED UNICAMP, 1993. VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978. WEISS, Alba Maria; CRUZ, Maria Lúcia. A informática e os problemas escolares de aprendizado. 3ª Edição. Rio de Janeiro-RJ: DP&A editora, 2001. ZAMBALDE, André Luiz; ALVES, Rêmulo; FORNALÉ, Alexsander. Informática, Internet e Educação. Lavras-MG:UFLA/FAEPE, 2000.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62712/2010%20-%20Luis%20Carlos%20Loss%20Lopes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4077
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-26T02:32:46Z No. of bitstreams: 1 2010 - Luis Carlos Loss Lopes.pdf: 7084177 bytes, checksum: 63f24b892dc52ef5aa958556469b5a8f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-26T02:32:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Luis Carlos Loss Lopes.pdf: 7084177 bytes, checksum: 63f24b892dc52ef5aa958556469b5a8f (MD5) Previous issue date: 2010-06-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Luis Carlos Loss Lopes.pdf2010 - Luis Carlos Loss Lopes6.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.