Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12504
Tipo do documento: Dissertação
Title: A interdisciplinaridade como Prática Educacional Tecnológica em Apicultura: estudo de caso da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, PA
Other Titles: The Interdisciplinary and Practical Education in Beekeeping Technology: a case study of the Federal School of Agrotechs at Castanhal, PA
Authors: Costa, Arnaldo Pantoja da
Orientador(a): Lorenzon, Maria Cristina Affonso
Keywords: apicultura;interdisciplinaridade;prática pedagógica;beekeeping;interdisciplinary;teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Oct-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA, Arnaldo Pantoja da. A interdisciplinaridade como Prática Educacional Tecnológica em Apicultura: estudo de caso da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, PA. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC de Castanhal) com vinte e dois alunos (público alvo) da segunda série do ensino médio profissionalizante, matriculados no módulo de Apicultura do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2007. O trabalho contou com a participação de cinco professores, dois alunos monitores e apicultores locais e teve como objetivos principais estabelecer relações interdisciplinares no desenvolvimento da prática educativa em apicultura para o ensino agrotécnico. A partir deste projeto desenvolvido durante o módulo de apicultura, buscou-se estrategicamente criar situações em que os alunos pudessem articular, integrar e interagir conhecimentos, como sujeitos de seus próprios saberes, numa perspectiva de desenvolver com os educandos, não somente o domínio dos conteúdos e habilidades pertinentes à apicultura, mas, principalmente, a capacidade de articular diversos saberes e contextualizá- los de forma prática e reflexiva numa dimensão de totalidade. Os resultados foram avaliados no sentido de identificar que novos significados podem trazer ao módulo de Apicultura o uso da metodologia interdisciplinar. Na participação das disciplinas foram utilizados temas geradores. Os alunos foram avaliados antes e depois do módulo. Para o acompanhamento da evolução das aprendizagens foram utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: auto-avaliação, construção de um diário de campo, elaboração de textos e registros de depoimentos e participações. Observou-se que a metodologia utilizada possibilitou aos alunos a construção das habilidades necessárias ao profissional em apicultura, numa perspectiva de totalidade criando espaços dialógicos de intensa interatividade entre as diversas áreas do conhecimento ultrapassando assim, as fronteiras disciplinares, ligando os conhecimentos ambientais, sociais e econômicos numa teia solidária e interdependente. Os resultados alcançados mostram que a prática interdiscip linar foi positiva e bem aceita pelos alunos no ensino de apicultura e pode ser utilizada como alternativa pedagógica para os professores trabalharem as demais disciplinas na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, Pará.
Abstract: This research was conducted at the Federal School of Agrotécnica at Castanhal (EAFCA of Castanhal) with twenty-two students (target audience) in the second series of professional education, enrolled in the module of the technical course in beekeeping farm in the year 2007. The work involves the participation of five teachers, two students, monitors and local beekeepers, it aimed to establish key relationships in the development of interdisciplinary educational practice in beekeeping to teach Agrotechs. This project was developed during the module beekeeping, where we strategically created situations in which students could articulate, interact and integrate knowledge, as subjects of their own knowledge, in order to develop with the learners, not just the domain of content and skills relevant to beekeeping, but mainly, the ability to articulate different knowledge, contextualize them in a practical and reflexive dimension of a whole. The results were evaluated to identify which new meanings can bring to the module using the beekeeping interdisciplinary methodology. The participation of the subjects were used as themes generators. Students were evaluated before and after the module. To follow the progress of learning was used the following evaluation instruments: self evaluation, construction of a journal in the field, preparation of documents and records and holdings statements. It was observed that the methodology allowed the students to build skills needed to work in beekeeping, with a view to creating spaces for full discussion of intense interaction between the various areas of knowledge well beyond the disciplinary boundaries, linking the environmental knowledge, social and economic interdependence and solidarity in a web. The results show that the interdisciplinary practice was positive and well received by students in the teaching of beekeeping and can be used as alternative education for teachers working with other disciplines in the Federal School of Agrotechs at Castanhal , Pará.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12504
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Arnaldo Pantoja da Costa.pdfDocumento principal2.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.