Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Avânia Maria Cordeiro de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:36Z-
dc.date.issued2019-08-23
dc.identifier.citationARAÚJO, Avânia Maria Cordeiro de. Contribuições do curso técnico em agropecuária, modalidade EAD, a partir da percepção dos egressos das comunidades ribeirinhas Arapapá e Pesqueiro no município de Manacapuru-AM. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12500-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso Técnico em Agropecuária, Modalidade de Educação a Distância (EaD) e seu processo de formação e desenvolvimento dos egressos em sua localidade. Os lócus da pesquisa foram às comunidades Costa do Arapapá e da Costa do Pesqueiro, no Munícipio de Manacapuru, Estado do Amazonas. O público alvo foram os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A metodologia foi baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, configurando-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, estudo de caso e bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, um de Perfil e outro Investigativo e os participantes foram vinte cinco egressos do Curso Técnico em Agropecuária na Modalidade EaD nas comunidades ribeirinhas Costa do Pesqueiro e Costa do Arapapá. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de Ética em Pesquisas do IFAM e obteve aprovação pelo Parecer n.º 3.291.523. Foi possível diagnosticar que quase todos residem na área rural e tem mais de trinta e um anos de idade, filhos de agricultores. Estudar via EaD era a forma de obter qualificação, conciliar trabalho e estudo sem ter que sair de suas comunidades e, posteriormente, aplicar o que aprenderam na própria localidade, uma vez que são comunidades de base agrícola. O modelo EaD na área agrícola não corresponde com a especificidade da Política Nacional da Educação Agrícola. Constatou-se a falta de um número maior de aulas práticas e visitas de campo para contextualização do conhecimento teórico prático de forma mais aprofundada, ou seja, as poucas aulas de campo deixaram uma lacuna no aprendizado. Este modelo interessa ao aluno, mas deve ser revitalizado, incluindo maior carga horária para as práticas de ensino ou visitas técnicas direcionadas. Nos resultados foram verificados que a atuação profissional na agricultura familiar mantém uma relação direta com os saberes adquiridos, alcançando as expectativas almejadas pelos egressos, bem como, essas ações poderão ser aperfeiçoadas com a consolidação das parcerias com outras instituições como o IDAM, INPA, visto que estes órgãos que estão presentes no Amazonas, são de base agrícola prática, biológica e florestal. Assim, ressalta-se que o curso Técnico em Agropecuária na modalidade EaD tem relevância nas localidades estudadas e que os egressos utilizam-se dos conhecimentos adquiridos na sua pratica da agricultura familiar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidades ruraispor
dc.subjectConhecimentos técnicospor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectPráticas agrícolaspor
dc.subjectAgricultural practiceseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectRural communitieseng
dc.subjectTechnical knowledgeeng
dc.titleContribuições do curso técnico em agropecuária, modalidade EAD, a partir da percepção dos egressos das comunidades ribeirinhas Arapapá e Pesqueiro no município de Manacapuru-AMpor
dc.title.alternativeContributions of the technical course in farming, distance education, from the perception of the graduates in the riverside communities Arapapá and Pesqueiro in the municipality of Manacapuru-AMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to analyze the contribution of the technical course in agriculture, distance education modality (EaD) and its process of formation and development of graduates in their locality. The locus of the research were to the communities Costa do Arapapá and the Costa do Pesqueiro, in the municipality of Manacapuru, State of Amazonas. The target public were the graduates of the technical course in agriculture in the mode of Distance education (EaD) of the Federal Institute of Amazonas (IFAM). The methodology was based on qualitative and quantitative approaches, configuring as an exploratory, descriptive, case study and bibliographic research. The data collection instruments were two questionnaires, one from profile and another investigative and the participants were twenty five graduates from the technical course in agriculture in the EaD modality in the coastal communities of the Pesqueiro coast and the coast of Arapapá. The research project was submitted to the Research Ethics Committee of IFAM and was approved by Opinion No. 3.291,523. It was possible to diagnose that almost all reside in the rural area and is over thirty-one years old, children of farmers. Studying via EaD was the way to obtain qualification, reconcile work and study without having to leave their communities and subsequently apply what they learned in their locality, since they are agricultural-based communities. The EaD model in the agricultural area does not correspond to the specificity of the national agricultural education policy. There was a lack of a greater number of practical classes and field visits to contextualize practical theoretical knowledge in a deeper way, that is, the few field classes left a gap in learning. This model interests the student, but should be revitalized, including greater workload for teaching practices or targeted technical visits. In the results, it was verified that the professional practice in family farming maintains a direct relationship with the acquired knowledge, achieving the expectations desired by the graduates, as well as these actions can be perfected with the consolidation of Partnerships with other institutions such as IDAM, INPA, since these organs that are present in Amazonas, are of practical, biological and forestry agricultural basis. Thus, it is noteworthy that the technical course in agriculture in the EaD modality has relevance in the localities studied and that the graduates use the knowledge acquired in their practice of family farming.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Maria Francisca Morais de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051por
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee2Stefanuto, Vanderlei Antonio
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0348-590Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264por
dc.contributor.referee3Caetano, Aldenir de Carvalho
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9938931463053838por
dc.creator.ID452.970.474-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6721781965979775por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAB'SÁBER, A. N. Amazônia, do discurso à práxis. Edusp, São Paulo,1996. ALENCAR. Ane; NEPSTAD, Daniel. McGrath, David. MOUTINHO, Paulo. PACHECO, Pablo. DIAS, Maria Del Carmen Vera. FILHO, Britaldo Soares. Desmatamento na Amazônia: indo além da “emergência crônica”. 2004. - Disponível: /www.researchgate.net - Acesso em 20 de junho de 2019. ALONSO, Kátia Maria. A Educação a Distância no Brasil: a busca da identidade. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: EdUFMT. 2014 APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000. ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002. ARAÚJO, M. I.; CORDEIRO DE ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, J. C.; SOUSA, S. C. A. A Educação a Distância e a Diversidade Etnocultural Amazônica. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Boa Vista, 2015. BARROS, Flávia Moreira Barroca de. FIÚZA, Ana Louise de C. BARRETO, Maria Luiza M.; NETO, José Antônio Ferreira. 2011. O currículo do Curso Técnico em Agropecuária: subvertendo a concepção de grade curricular. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 375-388, mai./ago. 2011. Disponível: http://www.scielo.br. Acesso 20 de junho de 2019. BASEGGIO, K. R. & MUNIZ, E. P. Autonomia do aluno de EaD no processo de ensino e de aprendizagem. Revista tecnologia e sociedade. V. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531. Acessado em: 03 de junho de 2019. BASTOS, C. A. D. Acompanhamento dos Egressos: Um estudo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IF Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. P.21, São Vicente do Sul, 2018 BEHAR, Patrícia Alejandra. (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed. 2009. BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. ______. CNCT – Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2009. Disponível: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em 20 de junho 2019 67 ______. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF, MEC, 2007. ______. Decreto n. 5.622, 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 243, 20 dez. 2005. ______. Diretrizes Curricular Nacional para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Resolução CNE/CEB n°. 04/1999. ______. Educação à Distância no Brasil (EaD). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, MEC, 1996. ______. Departamento de Ensino Médio. Plano de Desenvolvimento do ensino agrícola do 2º grau. Brasília, 1973. CAMPOS, I. A. M. Territórios Conectados pela Educação a Distância Amazonas. 2011. 217 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. CAPORAL, Francisco Roberto; Agroecologia: alguns conceitos e princípios/por Francisco Roberto Caporal e José Antônio Costabeber; 24 p. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia e Extensão Rural: Contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER – IICA, 2004. COSTA. A. R. A Educação a Distância no Brasil: Concepções, histórico e bases legais. Revista Científica da Fasete, Paulo Afonso, n. 12, p. 59-74, 2017. Disponível em: https://www.fasete.edu.br/revistarios/internas/conteudo/resumo.php?id=217. Acesso em: 31 jul. 2019. DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação. São Paulo, 2013. DIAS, João Martins. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional 2014 - 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM. – Manaus: IFAM, 2014. DIAZ BORDENAVE, Juan e. Teleeducação ou Educação a Distância: fundamentos e métodos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987. FANFANI, Roberto. Il sistema agroalimentare in Itália: i grandi cambiamenti e le tendenze recenti. Milano: Eedagricola, 2009. FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. O ensino técnico agrícola do ponto de vista de seus egressos. Cad. Pesquisa. 1987, n.60, pp. 15-27. Disponível: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/718.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2018. 68 GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª edição. São Paulo. 2013. GHIRALDELLI, Jr, Paulo. História da educação. 2. Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2000. GOMES, E. C.; LUCENA, K. K. T.; WALFREDO LUCENA. Diálogo em EaD: material baseado em TICs. Revista eletrônica. Nuevas Ideas em Informática Educativa, Santiago de Chile, v. 13, p. 489-594, 2017. GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Biblioteca Virtual do Amazonas. 2004. Disponível em: http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/materiais_especiais/figuras/index.php. Acesso em: 10 de junho de 2019. GUIMARÃES, Roberto Roberli. Contexto de Produção Agrícola. Jornal dia de Campo. Disponível em: http://www.diadecampo.com.br/ - Acessado em 20/06/2019. GUZMÁN, Glória; GONZÁLEZ, M. et al. Introducción a la agroecología como desarrollo sostenible. Mundi Prensa, Madrid, España, 1999. HARTLEY, Jean. F. Case studies in organizational research. In: CASSELL, Catherine & SYMON, Gillian (Ed.). Qualitative methods in organizational research: a practical guide. London: Sage, p. 208-229, 1994. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Agricultura Familiar. 2017. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/. Acessado em: 14 de junho de 2019. IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI do IFAM. 2007. Lei 11.892, de 29/12/2008. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/ensino/pppi-1. Acessado em: 20 de abril de 2019. IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. PPC - Projeto Político dos Cursos em EaD. IFAM. 2017. Disponível em:http://ead.ifam.edu.br/ckfinder/userfiles/files/0000025829presenta%C3%A7%C3%A3o_ DED_FDE.pdf. Acessado em: 10 de Junho de 2019. ______. PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional (2014-2018). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM. – Manaus: IFAM, 2014. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/ensino/pppi-1. Acessado em: 10 de Junho de 2019. ______. Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI do IFAM. 2007. Lei 11.892, de 29/12/2008. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/ensino/pppi-1. Acessado em: 20 de abril de 2019. INED - Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância. Disponível em: https://www.institutonacional.com.br. Acessado em: 05 de junho de 2019. KIRK, Jerome & MILLER, Marc. L. Reliability and validity in qualitative research. (1986) Beverly Hills, Califórnia: Sage, apud SPINK, M.J.P. O estudo empírico das Representações Sociais. In: SPINK, M.J.P. (org.) O Conhecimento no Cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense.1999. 69 KOLLER, Claudio; SOBRAL, Francisco Montório. A construção da identidade das escolas Agrotécnicas federais a trajetória da COAGRI ao CONEAF. In: MOLL, Jaqueline (org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010. LEITE, Francisco Carlos Trindade. Caracterização dos diretores das escolas agrícolas de educação profissional de nível técnico e de suas percepções acerca da agricultura e do meio rural. In: Revista Educação. Universidade Federal de Santa Maria. 2005 - Vol. 30 - n° 01. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2..2/index.php/reeducação/article /view/3782. Acesso em 10 de fevereiro de 2018. LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do Ciberespaço. São Paulo. 2010. LÉVY, Pierre... Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1998. LÉVY, Pierre... As tecnologias da inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Ed. Saraiva. 1993. LIMA, Maria Socorro Lucena. Dialogando com a escola. 2008. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/mod5bloco4/texto-reflexoes_sobre_estagio-e-praticade-ensino.pdf. Acessado em: 14 de abril de 2019. LUCENA, Simone de. Educação e TV digital: situação e perspectiva. Maceió: EDUFAL, 2012. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 8ª edição São Paulo. Editora Atlas. 2017. MARQUES, Camila. Ensino a distância começou com cartas e agricultores. Folha Online. 29/09/204. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acessado em 12 de junho de 2019. MARTINS, Paulo Sena e PINTO, José Marcelino de Rezende. Como seria o financiamento de um Sistema Nacional de Educação na perspectiva do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. 2008. Jornal de Políticas Educacionais. Curitiba: NuPE/UFPR, n° 14, jul./dez. 2013. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 5ª ed. Ed. Saraiva. 2012. MDA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020. Brasília DF. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/planosafra-da-agricultura-familiar-20172020. Acessado em 10 de junho de 2019. MENEGHETTI, Gilmar Antônio. SOUZA, Síglia Regina dos Santos. A agricultura familiar do Amazonas: conceitos caracterização e desenvolvimento. Revista terceira margem Amazônia. Disponível: 70 revistaterceiramargem.com/index.php/terceiramargem/article/viewFile/54/58. Acessado em 20 de junho de 2019. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social-teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro. Petrópolis. Editora Vozes. 2012. MORAN, José Manuel. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: Acesso em: 14 nov. 2011. MOORE, Michael G. e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007. MOXOTÓ, A. C. A.; SILVA, C. B.; RAQUEL DA SILVA, M.; MELO, D. R. A.; CUNHA, F. B.; MOURA, L. B.: Como A Formação Na Modalidade De Ensino Educação À Distância Contribuiu Para O Crescimento Profissional Dos Egressos Pela Universidade Federal Do Amazonas. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), São Carlos, 2014. NASCIMENTO, C. G. Educação e Cultura: as escolas do campo em movimento. Revista eletrônica. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 16, n. 11/12, p. 867-883, nov./dez. 2006. Disponível: http://www.scielo.br. Acessado em: 14 jun. 2019. OLIVEIRA, Ana Luiza e OLIVEIRA, Ana Kalliny de Sousa Severo Antônio. Sobre fazer ciência na pesquisa qualitativa: um exercício avaliativo. Rev. Saúde Pública, v. 46, n. 2, 2012. Pacheco, E. (2011). Institutos Federais: uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília e São Paulo, Brasil. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002. PRETI, O. O que é Educação a Distância: mitos, contextos e desenvolvimento atual. Cuiabá: NEAD/UFMT, Mimeografado. 2003. PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: EdUFMT, 1996. PRETI, O. Educação a Distância: inícios e indícios de um Percurso. NEAD/IE – UFMT. Cuiabá: UFMT, 1996. RAMOS, M.; FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A gênese do decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia. Ministério da Educação. Programa Salto para o Futuro. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Boletim 07. Maio/Junho, 2006. REIS, M. Batista. Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) Amazonas, Brasil. In Anais da Oficina sobre gestão participativa em unidades de conservação. Fundação Biodiversitas, Maria Auxiliadora Drummond, Belo Horizonte, 1998. 71 REZENDE, Flávia Amaral. Características do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitários. 2010. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 18. ed. rev. e ampl. São Paulo: Autores Associados, 2003. SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 82-113. ______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Prentice Hall, 2002. SEABRA, Giovanni de F. Pesquisa cientifica: o método em questão. Brasília: Editora da UnB, 2001. SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. 5ª ed. Loyola. 2010. SILVA, C. H. P.; COSTA, D. M.; NUNES, T. S.; GOTO, M. M. M.; MENDES, C. P. Educação Distância para o trabalhador do campo: um estudo no curso técnico à distância em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Revista Pensamento & Realidade. São Paulo, v. 33, n. 1, p. 37-51, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pensamentorealidade/article/view/32507. Acesso em: 31 jul. 2019. SILVEIRA, Regina Lúcia Barros Leal da. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Revista Iberoamericana de Educación. 2005. Revista Iberoamericana de Educación. 2005. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF. Acessado em 02 de maio de 2019. SPRATT, Christine; WALKER, Rob; ROBINSON, Bernadette. Mixed research methods. Practitioner Research and Evaluation Skills Training in Open and Distance Learning. Commonwealth of Learning, 2004. Disponível em: http://www.col.org/SiteCollectionDocuments/A5.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2019. SCHMITT, Valdenice; MACEDO, Claudia Mara Scudelari de. ULBRICHT, Vânia Ribas. A divulgação de cursos na modalidade a Distância: uma análise da literatura e do atual cenário brasileiro. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, Rio de Janeiro, v. 7, 2008. SOBRAL, Francisco Montório. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. V. 2, n. 2, nov. 2009. Brasília: MEC, SETEC, 2009. 72 SPARTA, Mônica; GOMES, William B. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. In: Rev. Bras. De Orientação Profissional. v.6 n.2 São Paulo dez. 2005. PIRES, C. S.; E ARSAND, D. R. Análise da utilização das tecnologias da Informação e comunicação na educação a distância (EaD). Revista Thema. Pelotas, v.14 n.1, p. 182-198, 2017. TAVARES, Moacir Gubert. Formação de trabalhadores para o meio rural: os impactos da reforma da educação profissional no ensino técnico agrícola. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2004. TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Pelos campos da juventude rural: educação e inserção profissional no semi-árido baiano. Trabalho apresentado no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais realizado em salvador em agosto de 2011. TEPERINO, Adriana Silveira. GUELFI, Antônio Carlos. Educação a distância em organizações públicas: mesa redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2006. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/51305352/Livro-EAD - Acessado em: 12 de maio de 2019. UNESCO - Conferência Internacional UNESCO Sobre o Planejamento da Educação. Paris, 1968. Planificação da educação: um levantamento mundial de problemas e perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 1971. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-thisoffice/single-view/news/participants_at_global_unesco_conference_on_artificial_intel. Acessado em: 23 de maio de 2019. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração.12. ed. São Paulo: Atlas, 2013. VÓVIO, Claudia Lemos. Entre discursos: sentidos, práticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2007. WANDERLEY, Maria de Nazareth B. Territorialidade e ruralidade no Nordeste: por um pacto social e pelo desenvolvimento rural. In: SABOURIN, E.; TEXEIRA, O. (org.) Planejamento e desenvolvimento dos territórios rurais: conceitos, controvérsias e experiências. Brasília: EMBRAPA Informação Tecnológica, 2002. ______. Raízes históricas do campesinato brasileiro. In: TEDESCO (Org.) Agricultura familiar: realidades e perspectivas. Paso Fundo-RS: UPF, 2001. WILLIS, Barry. Strategies for Teaching at a Distance. ERIC Digest. ERIC Clearinghouse on Information Resources, Syracuse, N.Y. 1992. WILKIPÉDIA – Amazônia. Brasil. 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amazonas. Acessado em Agosto de 2018. 73 WWF - World Wide Fund for Nature. Desenvolvimento sustentável. 2019. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/programa_ciencias/cpc_ci encias. - Acessado em: 14 de junho de 2019. YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67736/2019%20-%20Av%c3%a2nia%20Maria%20Cordeiro%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5283
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-12-03T14:21:12Z No. of bitstreams: 1 2019 - Avânia Maria Cordeiro de Araújo.pdf: 4484788 bytes, checksum: bcd2ba5fd593bfa363b154f94f8357e4 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-03T14:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Avânia Maria Cordeiro de Araújo.pdf: 4484788 bytes, checksum: bcd2ba5fd593bfa363b154f94f8357e4 (MD5) Previous issue date: 2019-08-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Avânia Maria Cordeiro de Araújo.pdf2019 - Avânia Maria Cordeiro de Araújo4.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.