Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas Filho, Davi Goveia de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:34Z-
dc.date.issued2017-09-19
dc.identifier.citationFREITAS FILHO, Davi Goveia de. Transdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipira. 2017. 57 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12499-
dc.description.abstractPensar práticas pedagógicas que levem os estudantes a refletirem sobre suas realidades e que contribuam para a construção da aprendizagem significativa consiste em ação que deve ser tida como permanente por parte de quem pratica a docência. Neste sentido esta pesquisa versa sobre a construção e experimentação de uma prática de ensino em forma de Projeto de Trabalho com a intenção de contribuir com a aprendizagem significativa da disciplina de Construções e Instalações Rurais desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Marabá Rural, estado do Pará - Brasil. O tema do projeto de trabalho consistiu na construção de um diagnóstico do sistema de criação de galinhas caipira, no Núcleo 05, do Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá – PA, com foco nas instalações. Este tema foi selecionado em função da grande incidência da criação de galinhas caipiras no assentamento, portanto, consiste em um tema que faz parte da vida dos estudantes. A partir da análise qualitativa dos resultados percebeu-se que o desenvolvimento da atividade guiada pelo método dos projetos de trabalho contribui positivamente com a construção do conhecimento de maneira autônoma e consistente por parte dos estudantes participantes da pesquisa. As atividades foram desenvolvidas levando-se em conta o respeito aos preceitos dos Projetos de Trabalho, aprendizagem significativa e uso da realidade dos estudantes como ponto de partida para o ensino.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjetos de trabalho, , .por
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectDiagnóstico de sistema de criaçãopor
dc.subjectProjectseng
dc.subjectSignificant Learningeng
dc.subjectDiagnosis of Creation Systemeng
dc.titleTransdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipirapor
dc.title.alternativeTransdisciplinarities in the teaching of rural construction and installations with focus on poultry industryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThinking pedagogical practices that lead students to reflect on their realities and contribute to the construction of meaningful learning is action that must be taken as permanent by those who practice teaching. In this sense this research is about the construction and experimentation of a teaching practice in the form of a Work Project with the intention of contributing to the significant learning of the discipline of Constructions and Rural Facilities developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - The theme of the work project consisted in the construction of a diagnosis of the system of rearing chickens, in Nucleus 05, Settlement 26 of March, located in the municipality of Marabá - PA, with a focus on facilities. This theme was selected due to the great incidence of the hen breeding in the settlement, therefore, it consists of a theme that is part of the students life. From the qualitative analysis of the results, the development of the activity guided by the work projects method contributed positively to the construction of the knowledge in an autonomous and consistent way on the part of the students participating in the research. The activities were developed taking into account respect for the precepts of Work Projects, meaningful learning and use of students' reality as a starting point for teachingeng
dc.contributor.advisor1Sanavria, Argemiro
dc.contributor.advisor1ID25399128004por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370694532689900por
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Joana Patrícia Lira de
dc.contributor.advisor-co1ID73168169134por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740202928190030por
dc.contributor.referee1Sanavria, Argemiro
dc.contributor.referee2Castro, Josué Lopes de
dc.contributor.referee3Vilela, Joice Aparecida Rezende
dc.contributor.referee4Rodrigues, João Batista de Abreu
dc.creator.ID00669123378por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220196380421708por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBINO, L. F. T.; TAVERNARI, F. C.; VIEIRA, R. A.; SILVA, E. P. Criação de frango e galinha caipira: Sistema alternativo de criação de aves. Ed. Aprenda Fácil, 2014, 310p. ALVES JÚNIOR, C.W. Afirmação do Aluno como Protagonista da Própria Aprendizagem, Rev. Educ., v. 16, n. 20/21, p. 3-17, 2013; Goiânia - GO. AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva, Paralelo Editora, LDA, Lisboa - Portugal, 2000. AVAL - Associação Brasileira de Avicultura Alternativa, disponível em: http://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/avicultura/producao-de-frango-caipira-ealternativa- para-complementar-renda.html - acessado em 11/07/2017 às 18:54horas BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. CEASA - PA , Centro de Abastecimento de Pará , Relatório de gestão, Belém, 2016); CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. COSTA, D. C. L. Novos Desafios Docente: do Professor Presencial Individual ao Professor Coletivo Virtual, Faculdade Anhanguera de Sumaré, SP, Brasil; Rev. Educ., v. 17, n. 22, p. 26-29, 2014. DEMO, P, Pesquisa: princípio científico e educativo - Cortez, 12ª edição, São Paulo, 2006. DOS SANTOS, M. C. F. A noção de experiência em John Dewey, a educação progressiva e o currículo de ciências, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ FFP e CAp Universidade Federal Fluminense/ - Maria Cristina Ferreira dos Santos EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Meio-Norte, Sistema alternativo de criação de galinhas caipiras, Teresina - PI, 2007. EMBRAPA Amazônia Ocidental, Apostila de Curso: Métodos e Técnicas de Diagnóstico Participativo em Sistemas de Uso da Terra, Manaus, AM 2007. EMPARN - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/S, Assessoria de Difusão e Profissionalização, Orientações Técnicas sobre criação de Aves Caipira, Natal - RN, 2005. FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. FREIRE, P., Pedagogia da Autonomia, São Paulo, Ano da Publicação Original: 1996. GOMES, M, S. F. A construção da organicidade no MST: a experiência do assentamento 26 de março - Pará. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Campina Grande. -1 q Campina Grande, 2009. HERNANDEZ, F. Transgressãoe mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998. IFPA, 2013, PPC - Projeto político pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino Médio (reformulado) - Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará -Marabá/PA. IFPA/CRMB.Projeto Político Pedagógico do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá.Marabá-PA, 2015. LEITE, L. H. A. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Texto produzido para o 1° Curso de Diretores do Rede Municipal de Belo Horizonte, em dezembro de 1994, revisto e atualizado para Presença Pedagógica. Os trechos entre aspas são citações do documento "Escola Plural: proposta político-pedogógica do Rede Municipal de Educação". Presença pedagógica, Mar./abr. 1996 v.2 n.8. MARCUS, P. Extensão Rural no Brasil – Uma Abordagem Histórica da Legislação, TEXTOS PARA DISCUSSÃO, Consultoria Legislativa do Senado Federal, Brasília - DF, 2008 MARQUES, L .William Kilpatrick e o Método de Projeto. Cadernos de Educação de Infância n.º 107 Jan/Abr 2016. MENEZES, I. R. & CRUZ, A. R. S. Método de projeto x projeto de trabalho: entre novas e velhas idéias, Sitientibus, Feira de Santana, n.36, p.109-125, jan./jun. 2007 MOREIRA, M. A.aprendizagem significativa crítica, Instituto de Física da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil, 2010. MORIN, E. Texto extraído de ensaios THOT ,Associação Palas Athena, São Paulo (no. 67, 1998, pp. 12-19). PARÁ. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará–EMATERPARÁ, Plano de Desenvolvimento do Assentamento 26 de Março Marituba: EMATER, 2013. RESENDE, O.; BATISTA J. A.; RODRIGUES S., Caracterização de instalações avícolas em diversos municípios do estado de Rondônia, Global Science And Technology, v. 01, n. 09, p.71 - 81, dez/mar. 2008. SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/07.pdf. Acesso em 06/02/2017. SANTOS, M. W. dos; RIBEIRO, A. das G. P.; CARVALHO, L. S., Criação de galinha caipira para produção de ovos em regime semiintensivo, Niterói - RJ, 2009. SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Criação de Frango Caipira, Uberlândia - M, 2006. SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. F.; LÜDKE, M., 2012, Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo, Editora Mediação, Porto Alegre. SINDUSCON, Sindicato da Industria da Construção civil, Código de Ética da Construção, aprovado no 57º encontro nacional da Industria da Construção realizado em Blumenau - SC pela Câmara Brasileira da Industria da Construção, 1996 - Reimpresso pelo de são Paulo/ - SP em outubro de 1996. SPINELLO , N. C. As dificuldades de aprendizagem encontradas na educação infantil , Revista de Educação do Idea l- REI -. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU, Vol. 9 – Nº 20 - Julho - Dezembro 2014. VIZIOLI, S. H.T. et,al Desenho arquitetônico básico, Pinni, São Paulo 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64194/2017%20-%20Davi%20Goveia%20de%20Freitas%20Filho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4431
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-03-04T19:46:10Z No. of bitstreams: 1 2017 - Davi Goveia de Freitas Filho.pdf: 1511804 bytes, checksum: 8c0a1008275d643c31ab5ff758caa565 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-04T19:46:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Davi Goveia de Freitas Filho.pdf: 1511804 bytes, checksum: 8c0a1008275d643c31ab5ff758caa565 (MD5) Previous issue date: 2017-09-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Davi Goveia de Freitas Filho.pdfDavi Goveia de Freitas Filho1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.