Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12499
Tipo do documento: Dissertação
Title: Transdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipira
Other Titles: Transdisciplinarities in the teaching of rural construction and installations with focus on poultry industry
Authors: Freitas Filho, Davi Goveia de
Orientador(a): Sanavria, Argemiro
Primeiro coorientador: Sousa, Joana Patrícia Lira de
Primeiro membro da banca: Sanavria, Argemiro
Segundo membro da banca: Castro, Josué Lopes de
Terceiro membro da banca: Vilela, Joice Aparecida Rezende
Quarto membro da banca: Rodrigues, João Batista de Abreu
Keywords: Projetos de trabalho, , .;Aprendizagem Significativa;Diagnóstico de sistema de criação;Projects;Significant Learning;Diagnosis of Creation System
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FREITAS FILHO, Davi Goveia de. Transdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipira. 2017. 57 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.
Abstract: Pensar práticas pedagógicas que levem os estudantes a refletirem sobre suas realidades e que contribuam para a construção da aprendizagem significativa consiste em ação que deve ser tida como permanente por parte de quem pratica a docência. Neste sentido esta pesquisa versa sobre a construção e experimentação de uma prática de ensino em forma de Projeto de Trabalho com a intenção de contribuir com a aprendizagem significativa da disciplina de Construções e Instalações Rurais desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Marabá Rural, estado do Pará - Brasil. O tema do projeto de trabalho consistiu na construção de um diagnóstico do sistema de criação de galinhas caipira, no Núcleo 05, do Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá – PA, com foco nas instalações. Este tema foi selecionado em função da grande incidência da criação de galinhas caipiras no assentamento, portanto, consiste em um tema que faz parte da vida dos estudantes. A partir da análise qualitativa dos resultados percebeu-se que o desenvolvimento da atividade guiada pelo método dos projetos de trabalho contribui positivamente com a construção do conhecimento de maneira autônoma e consistente por parte dos estudantes participantes da pesquisa. As atividades foram desenvolvidas levando-se em conta o respeito aos preceitos dos Projetos de Trabalho, aprendizagem significativa e uso da realidade dos estudantes como ponto de partida para o ensino.
Abstract: Thinking pedagogical practices that lead students to reflect on their realities and contribute to the construction of meaningful learning is action that must be taken as permanent by those who practice teaching. In this sense this research is about the construction and experimentation of a teaching practice in the form of a Work Project with the intention of contributing to the significant learning of the discipline of Constructions and Rural Facilities developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - The theme of the work project consisted in the construction of a diagnosis of the system of rearing chickens, in Nucleus 05, Settlement 26 of March, located in the municipality of Marabá - PA, with a focus on facilities. This theme was selected due to the great incidence of the hen breeding in the settlement, therefore, it consists of a theme that is part of the students life. From the qualitative analysis of the results, the development of the activity guided by the work projects method contributed positively to the construction of the knowledge in an autonomous and consistent way on the part of the students participating in the research. The activities were developed taking into account respect for the precepts of Work Projects, meaningful learning and use of students' reality as a starting point for teaching
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12499
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Davi Goveia de Freitas Filho.pdfDavi Goveia de Freitas Filho1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.