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Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação ambiental e os parâmetros curriculares: um estudo de caso no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - RS
Other Titles: The environmental education and the curricular parameters: a case study in the Agricultural School of Frederico Westphalen - RS
Authors: Santos, Maria Inêns Manfio dos
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Keywords: educação agrícola;educação ambiental;parâmetros curriculares. transversalidade;agricultural education;environmental education;curricular parameters, transversally
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Nov-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Maria Inêns Manfio dos. A educação ambiental e os parâmetros curriculares: um estudo de caso no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - RS. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: A pesquisa deste trabalho foi realizada no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen RS utilizando-se de três questionários dirigidos aos professores (20 entrevistados) e com 143 alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ens ino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante. O principal objetivo era o de analisar se na prática a Educação Ambiental (EA) tem sido aplicada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e se a transversalidade proposta neste documento está se realizando. Chegou-se à conclusão de que as observações durante as entrevistas e nas atividades das escolas, não foram suficientes para perceber-se mudanças significativas nos procedimentos desses educadores em relação às questões ambientais, sejam eles procedimentos conceituais, atitudinais ou procedimentais. É importante lembrar que os instrumentos para a coleta de dados devem ser analisados no conjunto e não isoladamente. O Diretor da Escola também foi questionado sobre o assunto e afirmou que embora os professores sejam incentivados e motivados para o desenvolvimento de projetos as maiores dificuldades encontradas pelos mesmos em desenvolver esses projetos na escola, estão na falta de tempo e, na falta do licenciamento ambiental que a escola ainda não possui. No entanto, foi possível perceber que muitas idéias existentes sobre as questões ambientais, antes arraigadas ao senso comum, desapareceram, dando lugar a explicações mais refinadas e com domínio do real significado dos conceitos.
Abstract: The research of this work was accomplished at the Agricultural School of Frederico Westphalen - RS being used of three questionnaires driven the teachers (20 interviewees) and with 143 students (white public) conclusive of the third series of the vocational medium teaching of the Technical Course in Farming - Concomitant. The main objective was it of analyzing in practice the Environmental Education (EA) it has been applied in agreement with the National Curricular Parameters (PCNs), and if the transversally proposed in this document is taking place. It was reached the conclusion that the observations during the interviews and in the activities of the schools, they were not enough to no tice significant changes in those educators' procedures in relation to the environmental subjects, be them conceptual procedures, altitudinous or procedimental. It is important to remind that the instruments for the collection of data should be analyzed in the group and no separately. The Director of the School was also questioned on the subject and he affirmed that although the teachers are motivated and motivated for the development of projects the largest difficulties found by the same ones in developing those projects in the school, they are in the lack of time and, in the lack of the environmental licensing that the school still doesn't possess. However, it was possible to notice that many existent ideas on the environmental subjects, before ingrained to the common sense, they disappeared, giving place to more refined expla nations and with domain of the real meaning of the concepts.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12495
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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