Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Lucia Helenapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:14Z-
dc.date.issued2008-10-13
dc.identifier.citationMOREIRA, Lucia Helena. Reflexões sobre a importância das atividades práticas na formação do Técnico em Aquicultura. 2008. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12486-
dc.description.abstractEsse trabalho, alicerçado na Teoria de Ausubel sobre a Aprendizagem Significativa, tem como objetivo investigar a importância das atividades práticas na formação do Técnico em Aquacultura, apresentando reflexões baseadas em literatura e em pesquisa de campo. Esta foi realizada com alunos do Curso Técnico em Aquacultura da Escola Agrotécnica Federal de Alegre ES. A realização desse trabalho foi motivada pela constatação de que os alunos do referido curso apresentavam domínio dos conteúdos estudados, demonstrando segurança ao conversar com produtores e pesquisadores. No primeiro momento foram estudados os pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky a respeito da aprendizagem, identificando-se elementos em comum com a Teoria de Ausubel. No segundo momento foi feita a pesquisa de campo, utilizando-se o método da observação participante, que permitiu registrar o comportamento dos alunos durante a realização das atividades práticas inerentes às disciplinas do curso. Para maiores esclarecimentos foram aplicados questionários e realizadas entrevistas. Participaram do processo dezoito alunos da turma de 2003, vinte e três alunos da turma de 2004, vinte alunos da turma de 2005, dois egressos do Curso Técnico em Aquacultura e quatro egressos do Curso Técnico em Agropecuária. A articulação teoria-prática foi o principal objeto de atenção, pois, segundo a literatura, as atividades práticas transformam o saber intuitivo em saber consciente, levam o aluno a refletir sobre o seu papel como agente inovador e favorecem a aquisição de habilidades, elevando a auto-estima e fazendo com ele se sinta seguro para o desempenho de sua função profissional. Cabe ao professor direcionar as atividades educacionais, pois não é somente a ação que leva à aprendizagem significativa, mas a dinâmica do pensamento, ao procurar compreender os conceitos e explicar os fenômenos observados. Nesse momento o professor ajuda o aluno a ultrapassar o senso comum.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatividade práticapor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectformação do técnico em Aquiculturapor
dc.subjectpractical activityeng
dc.subjectsignificant learningeng
dc.subjectFformation of the technician in Aquacultureeng
dc.titleReflexões sobre a importância das atividades práticas na formação do Técnico em Aquiculturapor
dc.title.alternativeReflections on the importance of the practical activities in the formation of the Technician in Aquacultureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper, based on the Theory of Ausubel on the Significant Learning, aims at investigating the importance of the practical activities in the formation of the Technician in Aquaculture, presenting reflections based on literature and field research. This paper was carried through with students from the Technical Course in Aquaculture of Federal Agro technical School of Alegre-Espírito Santo state. This paper was motivated by the conclusion that the students from the related course really held the contents studied, demonstrating confidence when talking with producers and researchers. At the first moment the estimated theoreticians were Piaget and Vygotsky regarding the learning studied, identifying elements in common with the Theory of Ausubel. At a second moment the field research was made, using the method of participant observation, which was allowed to register the behavior of the students when the practical activities to disciplines of the course were being done. For further clarifications, interviews and questionnaires were also used. Eighteen students from the 2003 class, twenty tree students from 2004 class and twenty students from the 2005 class, two egresses from the Technical Course in Aquaculture and four egresses from the Technician Course on Farming participated on the process. The theory-practice articulation was the main object of attention, because according to literature, the practical activities transform intuitive knowing into conscious knowing, they make the students to reflect on their roles as innovative agents, favors the acquisition of abilities, improving self-esteem and making them feel confident in the performance of their professional function. It fits to the professor to direct the educational activities, because it is not only the action that leads to the significant learning, but the dynamics of the thought, when trying to understand the concepts and to explain the observed phenomena. At this moment the professor helps the student to exceed the common sense.eng
dc.contributor.advisor1Amaral, Atanásio Alves dopt_BR
dc.contributor.advisor1ID544.214.217-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661440138834807por
dc.creator.ID544.264.217-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2573244530373752por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3670/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17820/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24158/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30559/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36913/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43313/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49669/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56142/2008%20-%20Lucia%20Helena%20Moreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/132
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Lucia Helena Moreira.pdf: 855898 bytes, checksum: 9e3a0cd7d20ceb34ee1c7b8a76abfb0c (MD5) Previous issue date: 2008-10-13eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Lucia Helena Moreira.pdfDocumento principal835.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.