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dc.contributor.authorAlvim, Silvio José Trindade
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:05Z-
dc.date.issued2016-05-06
dc.identifier.citationALVIM, Silvio José Trindade. ROAPA – Repositório de Objetos de Aprendizagem para o ensino de pesca e aquicultura. 2016. 86 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrìcola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica,RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12480-
dc.description.abstractO uso de tecnologia na educação tem passado por uma série de mudanças. O uso do computador como ferramenta promotora da aprendizagem é um desafio constante para os educadores. A criação, classificação e manutenção de materiais digitais com conteúdo educacional é uma tarefa trabalhosa mas fundamental para o bom uso das TIC na educação, nos mais variados níveis de ensino. Nesse contexto, o trabalho que se segue tem por objetivo propor a criação de um modelo de referência para implantação de um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA) bem como delinear um processo de produção destes objetos e de escolha de uma equipe, baseada em papéis e responsabilidades modeladas no processo. Como percurso metodológico foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Foram utilizados mapas conceituais para apoiar a planejamento do modelo de repositório. Para a escolha do conjunto de metadados utilizados no modelo foi feito uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e após essas etapas a interface inicial do software foi validada através de um instrumento de pesquisa utilizando a escala Likert, para avaliação de requisitos não funcionais de software, aplicada a um grupo formado por educadores e alunos da comunidade acadêmica do IFES Campus Piúma. Espera-se que o modelo proposto sirva de subsídio para implementação de um repositório para uso pelos cursos técnicos de Aquicultura e Pesca do campus supracitado, permitindo a busca e utilização de materiais digitais educacionais, por professores e alunos, de forma simples e eficientepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjecteng
dc.subjectLearning Object Repositoryeng
dc.subjectLearning Object Production Processeseng
dc.subjectMetadataeng
dc.subjectObjeto de Aprendizagempor
dc.subjectRepositório de Objeto de Aprendizagempor
dc.subjectProcessos de Produção de Objetos de Aprendizagempor
dc.subjectMetadadospor
dc.titleROAPA – Repositório de objetos de aprendizagem para o ensino de pesca e aquiculturapor
dc.title.alternativeROAPA - Repository of Learning Objects for the teaching of fishing and aquaculturepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe use of technology in education has experienced a number of changes. The use of the computer as a learning tool promoter is a constant challenge for educators. The creation, classification and maintenance of digital materials with educational content are laborious but essential tasks for the good use of technologies of information and communication in education, in various levels of education. In this context, the work that follows is intended to propose the creation of a reference model for implementation of a Learning Object Repository (LOR) as well as outlining a production process of these objects and choosing a team based on roles and responsibilities modeled in the process. As methodological approach was made a literature review on the subject. Conceptual maps were used to support the planning of the repository model. For choosing the set of metadata used in the model was made a Systematic Review of Literature (SRL) and after these steps the initial software interface has been validated through a survey instrument using the Likert scale for evaluation of non-functional software requirements applied to a group of educators and students of the academic community of IFES Campus Piúma. It is expected that the model will serve as a subsidy for the implementation of a repository for use by technical courses of Aquaculture and Fisheries of aforementioned campus, allowing the search and use of digital educational materials for teachers and students, in a simply and efficiently wayeng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Meireles, Robson Celestino
dc.creator.ID2885062606por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8411299877430784por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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