Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12476
Tipo do documento: Dissertação
Title: Expectativas Profissionais dos Alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio da Área de Agropecuária do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS
Other Titles: Professional Expectation of Students of Agriculture Technical Courses of Farroupilha Federal Institute – Campus São Vicente do Sul – RS.
Authors: Donadel, Nelci José
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Souza, Marcos Aguiar de
Segundo membro da banca: Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Keywords: Cursos Técnicos;Expectativas Profissionais;Mercado de Trabalho;Technical Courses;professional expectations;job market
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Oct-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DONADEI, Nelci José. Expectativas Profissionais dos Alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio da Área de Agropecuária do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS. 2010. 41 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A presente pesquisa, intitulada Expectativas profissionais dos alunos dos cursos técnicos de nível médio da área de agropecuária do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tem como propósito conhecer as expectativas dos alunos dos Cursos Técnicos da área de Agropecuária da modalidade Integrada ao Ensino Médio, após concluírem a formação técnica respectiva. A partir dos trabalhos de construção do referencial teórico sobre o tema, da análise documental e da aplicação de questionários, foi realizada a tabulação dos dados, os quais subsidiaram a elaboração da presente pesquisa. As concepções teóricas mencionadas, juntamente com as manifestações resultantes da aplicação dos questionários, permitiram a construção de uma visão mais clara em relação aos caminhos que os alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio pretendem seguir após terem concluído o processo educacional. Ficou evidenciado que a procura pela instituição é atribuída a fatores como: a gratuidade dos seus cursos, o curto período para a profissionalização, além da reconhecida qualidade do ensino, a qual interfere na consecução das condições essenciais de aprendizado e possibilita várias opções para seus contextos. Percebeu-se que as pretensões dos alunos, na sua grande maioria, são direcionadas para inserção imediata no mercado de trabalho, o que lhes assegura a possibilidade de subsidiar a continuidade dos estudos. Verificou-se, ainda, que o Campus desenvolve atividades estimuladoras para o retorno do aluno à sua propriedade, porém, a atual crise do setor agropecuário, somada ao incentivo das famílias pela busca de uma colocação no mercado de trabalho, acaba resultando no abandono do meio rural, sem que haja oportunidade de aplicarem suas tecnologias, contribuindo, assim, para o esvaziamento das áreas rurais.
Abstract: The research Professional expectation of students of Agriculture Technical Courses of Farroupilha Federal Institute – Campus São Vicente do Sul – RS, linked to the Post- Graduation Program in Agricultural Education of Rural Federal University of Rio de Janeiro and aims to know the students expectations of Technical Courses of Agriculture Area integrated to secondary school after concluding this formation. After the elaboration of theoretical reference about the issue, of the documental analyze and of the application of semi structured interview, the tabulation of datum was realized, in order to subsidize the elaboration of present research. The theoretical conceptions mentioned, together with the resulting manifestation of the application of questionnaires, they allowed the construction of the clearer view regarding to the paths that the students of the technical courses of secondary school intend to follow after they have concluded the educational process. It was evident that the demand by the institution is assigned to factors such as: gratuitousness of the courses, the short period of professionalization, besides the recognized quality of teaching which concern in realization of the essential conditions of knowledge that brings many options for the students’ reality. The research showed that most part of the students intends insertion immediate inside the work world, because this gives them the possibility subsidize to continue their formation. Moreover, the research sowed yet that the Institution develop stimulating activities for the return of students to their rural property, however the current crisis in the agricultural sector coupled with the encouragement of families in the search for a placement in the world of work ends up resulting in the abandonment of rural areas with no opportunity to apply their technologies. Thus, it contributes to the abandonment of rural areas.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12476
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Nelci José Donadel.pdf2010 - Nelci José Donadel628.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.