Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12473
Tipo do documento: Dissertação
Title: Rendimento escolar dos alunos no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí: Pensando a disciplina química ( 2004 a 2006 )
Other Titles: School Performance of Students in Federal Institute of Education, Science and Tecnhology Minas Gerais – Campus Bambuí: Thinking the Chemistry subject ( 2004 a 2006 ).
Authors: Sales, José Antonio Santana de
Orientador(a): Santos, Ana Cristina Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Akiko
Segundo membro da banca: Almeida, Nilma Figueiredo de
Keywords: Avaliação em Química;Desempenho Escolar;Ensino-Aprendizagem;Evaluation in Chemistry;Academic Performance;Teaching and Learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Mar-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SALES, José Antonio Santana de. Rendimento Escolar dos Alunos no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí : Pensando a Disciplina Química ( 2004 a 2006 ). 2010. 50 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar o rendimento escolar dos alunos na disciplina Química a partir do estabelecimento de relação com outras disciplinas dos Cursos de Ensino Médio e Técnico e investigar entre os professores suas concepções sobre avaliação e o ensinoaprendizagem da disciplina Química. Para tanto, fez-se uma revisão de literatura sobre a prática de avaliação no contexto escolar destacando-se os aspectos sócio-cognitivo, filosófico, metodológico, bem como os aspectos históricos. É uma pesquisa de característica qualitativa e quantitativa. Ela é qualitativa ao investigar, entre os professores de Química, a avaliação do processo ensino-aprendizagem nessa disciplina através de questionário semi-estruturado; e quantitativa ao identificar os índices de desempenho escolar nas demais disciplinas. O material considerado para este estudo compreende as papeletas de notas registradas pelos professores das diferentes disciplinas do ensino médio das três séries e uma população de três professores de Química do atual Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. A investigação sobre o desempenho dos alunos nas disciplinas compreende as três séries durante os anos de 2004 a 2006 Na análise dos resultados das avaliações das diferentes disciplinas constatou-se que aquelas que pertencem a área de ciências e matemática são as que possuem mais baixo desempenho, com alto índice de dependência. Embora a disciplina Química seja apresentada pela comunidade escolar como sendo a de pior desempenho por parte dos alunos, verificou-se que muitas vezes ela apresenta-se com o mesmo índice de dependências em relação às demais disciplinas. A grande justificativa dos docentes sobre as dificuldades dos alunos em relação à disciplina Química está na Matemática. A pouca ou quase nenhuma participação dos pais dos alunos nas questões escolares é também para os professores um fator que dificulta o desenvolvimento escolar.
Abstract: The objective of this research is to analyze the performance of students in the subject chemistry from the establishment of relations with other subjects of technical and High School courses and, to investigate, among teachers, their views about Chemistry teaching and learning. For this, it was made a literature review on assessment practice in the school, highlighting the socio – cognitive, philosophical, methodological and historical aspects. It is a survey of qualitative and quantitative and quantitative characteristics. It is a qualitative research because it investigates, among Chemistry teachers, the evaluation of teaching – learning process in this discipline, through semi – structured questionnaires; and it is a quantitative research because it investigates the indices of academic achievement in other subjects. The material considered for this study includes the scorecards recorded by teachers who work with different subjects in the High School level including the three series and a population of three Chemistry teachers of “Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí”. The investigation on the students performance includes the three series during the years from 2004 to 2006. In the results analyzes, of the different subject evaluations it was found that those who belong to the science and mathematics areas are those with lower students performance, with high failure averages. Although the Chemistry subject is presented by the school community as being the one with the worst performance by the students, it was found that it often has the same average of failure, if related to other subjects. The main justification among teachers on students difficulties in relation to the Chemistry subject is related to the mathematics difficulties. The little or no participation of student’ parents in school issues is presented by the teachers as a factor that hinders the students’development.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12473
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - José Antonio Santana de Sales.pdf2010 - José Antonio Santana de Sales563.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.