Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12470
Tipo do documento: Dissertação
Title: Pedagogia de projetos como método de ensino na EAFSB/BA: manejo de irrigação em pastagens
Other Titles: Pedagogy of projects as method of teaching in the EAFSB/BA: handling of irrigation in pastures
Authors: Alves, Railton Cesar Azevedo
Orientador(a): Ceddia, Marcos Bacis
Primeiro coorientador: Ravelli Neto, Alexandre
Keywords: pedagogia de projeto;produção de matéria seca;aprendizagem significativa;pedagogy of projects;production of dry matter;significant learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALVES, Railton Cesar Azevedo. Pedagogia de projetos como método de ensino na EAFSB/BA: manejo de irrigação em pastagens. 2008. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: O presente trabalho foi realizado com alunos matriculados na 3ª série do curso Técnico Agropecuário da Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim (EAFSB-BA). A pesquisa teve com objetivo central direcionar a prática da Pedagogia de Projetos como elemento eficiente para corroborar na aprendizagem significativa. Para tanto foi comparado o rendimento de aprendizagem de dois grupos (A e C) de alunos, em que todos participaram normalmente de aulas no método tradicional, praticada habitualmente na escola, e apenas a turma (A) participou efetivamente da pesquisa. No trabalho em campo os estudantes da turma (A) investigaram a produção de matéria seca do capim elefante (Pennisetum purpureum, shumacher) com níveis de lâmina de água diferente nas diversas parcelas com e sem adubação orgânica. Os dados foram coletados neste experimento através da aplicação de questionários para os dois grupos antes e depois de sua realização, discussões geradas nos encontros com os alunos, bem como o relatório da parte prática realizada no campo. Após a submissão aos métodos diferenciados não constatou-se comportamento semelhante nas turmas observadas, com notória superioridade de rendimento para a turma submetida à Pedagogia de Projetos, mesmo não apresentando significância estatística.Pois conforme a aplicação do teste t de student entre os métodos depois do experimento a diferença entre as medias foi de (-1,6), enquanto que o intervalo de confiança engloba ou exige uma diferença maior que (-2,1544), para que seja considerado estatisticamente diferente, com 5% de probabilidade de erro. Observou-se também no experimento em campo que a gramínea (capim elefante, cv. Napier) conforme demonstrado também através da aplicação do teste t de student, teve um aumento significativo na produção de matéria seca, quando foi adicionado a adubação orgânica. Portanto, a pesquisa por meio da pedagogia de projetos oferece fortes indícios que reforçam o pressuposto de que elementos dessa ordem exercem grande influência para uma aprendizagem significativa e uma visão transdisciplinar.
Abstract: The present work was carried out by enrolled students in the 3rd grade of Agricultural Technical Course of the School Federal Agrotécnica of Senhor do Bonfim(EAFSB/BA). The research had how principal objective the experience of the Pedagogy of Projects how effective element to corroborate in the significant learning. For so much it was compared the profitability of learning of two groups (A and C) of students, in Which they all participated normally of classes in the Traditional Method usually practiced in the school, and only the group(A) participated indeed of the research. In the work in loco the students of the group A researched the production of dry matter of Elephant grass (Pennisetum purpureum, shumacher) with different levels of water blade in the various portinos with or without fertilizing organic. The information were collected in this experiment Through the application of questionnaires for the two groups before and after your carrying, discussions produced in the meetings with students, as well the report of the practical part realized in loco. After the submission to the differentiated methods similar behaviour was not noted in the analyzed groups with remarkable superiority of profitability for he groups submited to the Pedagogy of Projects even not presenting meaning statistics. Well, according to the application of the test t de student between the methods after the experiment the difference between the averages was of (-1,6) which the interval of confidence or requires difference bigger than(-2,1544) for that it can be considered statisticly different. It was also noticed through the application of the test t student with 5% of probability of mistake. It was also noticed in the experiment in loco which the grassy (Elephant grass, cv Napier) according to also demonstrated Through the application of the test t student had a significant increase in the production of dry matter when it was added to the fertilizing organic. Therefore, the research Through the Pedagogy of Projects offers strong signs which reinforce the idea that elements of this order exercise a great influence for a significant learning and a transdisciplinary view.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12470
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Railton Cesar Azevedo Alves.pdf984.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.