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dc.contributor.authorCorrêa, Julielmo de Aguiar
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:40Z-
dc.date.issued2014-09-29
dc.identifier.citationCORRÊA, Julielmo de Aguiar. Proposta pedagógica interdisciplinar no contexto da restauração de um trecho de Mata Ciliar no Acre. 2014. [55 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12464-
dc.description.abstractEste trabalho pretende contribuir com a discussão de temas relevantes, como meio ambiente, interdisciplinaridade e gestão ambiental. O referencial teórico adotou autores das áreas de ciências interdisciplinares, sobretudo aqueles que ligados aos temais ambientais e à interdisciplinaridade como processo pedagógico. Procuramos abordar o conceito de meio ambiente sob o seu aspecto socioambiental, relacionando sociedade e ambiente. Levantamentos bibliográficos, atividades de campo e questionários semiestruturados foram realizados com estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre/Campus Xapuri. Trata-se de uma abordagem metodológica quali-quantitativa buscando identificar concepções que estes estudantes têm sobre a educação e sobre o meio ambiente. Como se trata de trabalho interdisciplinar, leva em consideração o desenvolvimento de processos pedagógicos e a aprendizagem dos estudantes nas aulas práticas. Podemos afirmar que a interdisciplinaridade resulta em um processo de conexão de processos, saberes e práticas que transcendem o campo da pesquisa e do ensino pedagógico. Entre os resultados do presente estudo, sobretudo no tocante ao experimento de plantio arbóreo realizado na comunidade do Igarapé Santa Rosa, há uma tendência por parte dos discentes de procurarem conciliar o estudo teórico com a prática, um importante elemento do processo de implementação da interdisciplinaridade. Por fim, buscou-se mostrar a importância da interdisciplinaridade através das praticas pedagógicas e também a importância da sensibilização e conscientização dos docentes e discentes, todavia com ênfase neste último, a fim de garantir a formação de pessoas críticas e engajadas com as questões ambientais, buscando a formação de um cidadão íntegro e participante em problemas que envolvem o seu meio.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão ambientalpor
dc.subjectmeio ambientepor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectenvironmental managementeng
dc.subjectenvironmenteng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.titleProposta Pedagógica Interdisciplinar no Contexto da Restauração de um Trecho de Mata Ciliar no Acrepor
dc.title.alternativeInterdisciplinary Pedagogical Proposal in the Context of Restoration of an Extent of Riparian Forest in Acre.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to contribute to the discussion of relevant issues such as the environment, interdisciplinarity and environmental management. The theoretical framework adopted authors of the areas of interdisciplinarity sciences, especially those linked to environmental issues and interdisciplinarity as a pedagogical process. We try to focus on the concept of environment in its environmental aspect, relating society and environment. The guiding methodological approach of this study, qualitative and quantitative research aims to identify concepts that students have on education and the environment. To this end, there was literature surveys, field activities and semi-structured questionnaires directed to students of the Technical Course in Environment of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre/Campus Xapuri. As this is interdisciplinarity work, it takes into account the development of educational processes and learning of students in practical classes. We can say that interdisciplinarity results in a process of connecting processes, knowledge and practices that transcend the field of research and pedagogical education. Among the results of this study, particularly with regard to planting experiment conducted in Santa Rosa River community, there is a tendency for students to seek to reconcile the theoretical study with practice, an important element of the interdisciplinary implementation process. Finally, we sought to show the importance of interdisciplinarity through pedagogical practices and also the importance of raising awareness and awareness among teachers and students, but with an emphasis on the latter, in order to guarantee the formation of critical and committed people with environmental issues, seeking the formation of an integral citizen and participant in problems that involve his environment.eng
dc.contributor.advisor1Zaú, André Scarambone
dc.contributor.advisor1ID787248727-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561885200662079por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Pedrini, Alexandre de Gusmão
dc.contributor.referee3Gonçalves, Lenício
dc.creator.ID391087162-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4625705183190203por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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