Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTonial, Sonia Maria
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:37Z-
dc.date.issued2010-06-01
dc.identifier.citationTonial, Sonia Maria. A Trajetória Profissional dos Egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão. 2010. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a trajetória profissional dos alunos egressos do ano de 2006 do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, bem como discutir a qualidade da formação profissional oferecida pelo Campus, identificar se houve a inserção imediata no mercado de trabalho na área de formação e ainda se continuidade dos estudos. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa básica, partindo da realidade presente no campo da relação entre Educação e Trabalho. Este trabalho avalia o resultado das ações do Campus Sertão apontando de maneira clara e objetiva as reais condições da escola, seus méritos e carências, resultando assim num diagnóstico que poderá ser utilizado para torná-la mais eficiente mediante a implantação de mudanças tanto na metodologia de trabalho dos professores, quanto na matriz curricular, objetivando a constante atualização dos currículos, a melhora na qualidade de ensino e, portanto, melhor formação do aluno enquanto profissional para atender as exigências do mercado de trabalho, bem como para se inserirem na sociedade atual.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectAcompanhamento de Egressospor
dc.subjectQualidade de Ensinopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectFormer Students Followeng
dc.subjectTeaching Qualityeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleA Trajetória profissional dos egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertãopor
dc.title.alternativeThe Professional Trajectory of the Former Students from Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to analyze the professional trajectory of the 2006 Agriculture and Farming Technical Course Former students of the Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campus, as well as to discuss the professional formation quality offered by the Campus, identify if there was immediate introduction in the work market in their majoring area and also if there is continuity in their studies. The study was done in a qualitative and quantitative basic form, using the reality in the relation between Education and Work. This work evaluates the Sertão Campus actions’ result, pointing out clearly and objectively the school’s real conditions, its merits and deficiencies and so, resulting in a diagnostic that may be used to make the school more efficient through changes implementation either in the teacher’s work methodology or in the curricular schedule, in order to have the constant curricular update, the improvement in the teaching quality, and therefore, a better student’s formation as professionals to fulfill the current work market requirements and to insert them in the current society as well.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Anjos, Mayla Brandão dos
dc.contributor.referee2Barbosa, Claúdio Luis de Alvarenga
dc.creator.ID463.555.700-63por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6794412630752275por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARROYO, Miguel G.. As relações sociais na escola e a formação do trabalhador. In: FERRETTI, Celso J., SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. BARBOSA, Carlos Soares, DELUIZ, Neise. Juventude e educação profissional: o programa nacional de estímulo ao primeiro emprego em discussão. <http://www.anped.org.br/> GT09. 2008. p.16. Acesso em: 24 de novembro de 2008. BRASIL. Projeto de Lei n. 1.258-a, de 1988 (do Sr. Octávio Elísio, in Diário do Congresso Nacional, Suplemento ao n. 175, de 25/01/1991, 282pp. BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicada em 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Decreto nº. 5.154, de 23 de junho de 2005. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 jul. 2003. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica – Técnico de Nível Médio/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 7º ed, Brasília: MEC, SETEC, 2008. BRASIL. Portaria MEC nº 646 de 14 de maio de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96 e no Decreto Federal nº 2.208/97 e dá outras providências (trata da rede federal de educação tecnológica). <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/> p.3. Acesso em 02 de fevereiro de 2010. BRASIL. MEC/SETEC. Pesquisa Nacional de Egressos dos Cursos Técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília. 2009. FERRETI, Celso João. Formação Profissional e Reforma do Ensino Técnico no Brasil: Anos 90. Educ. Soc. V. 18 n.59 p.33 Campinas, ago. 1997. ISSN 0101-7337. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de final de Século. Editora vozes, 5º ed. p. 230. Petrópolis RJ. 1998. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Editora Cortez, 4ª ed. p. 235. 1993. GOI, Cleusa Rosane Fassbinder. PROEJA e inclusão social: qualificação, emprego e desemprego de egressos do curso de Informática da EAFS/RS. Seropédica (RJ): 2009. 75 f. Dissertação (Curso de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ. GOMEZ, Carlos Minayo, FRIGOTTO, Gaudêncio, ARRUDA, Marcos, ARROYO Miguel, NOSELLA, Paolo. Trabalho e conhecimento: Dilemas na Educação do Trabalhador. São Paulo, Editora Cortez, 3º ed. p.92 1995. GENTILI, P..(Orgs) LOMBARDI, J. C., SAVIANI, D., SANFELICE J. L. Capitalismo, Trabalho e Educação. Ed. Autores Associados. 3ª ed. Campinas - São Paulo. p.163, 2005. GRAMSCI, A. Os Intelectuais Orgânicos e a Organização da Cultura. 9ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. 35 KRAWCZYK, Nora Ruth. Políticas de Regulamentação e Mercantilização da Educação: Socialização para uma ova Cidadania? Revista Educação e Sociedade, Vol. 26, no 92. Outubro de 2005. p. 799-819. KUENZER, Acacia Zeneide. Ensino de 2º grau: O Trabalho como Princípio Educativo. Editora Cortez, 3ª ed. São Paulo, p.166, 1997. MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. Editora Cortez, São Paulo, p.317, 2002. MENGA, Ludke, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. EPU. p.99. 1986. MOURA, Dante Henrique. EJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. In: EJA: formação técnico integrada ao ensino médio. Boletin n.16, Secretaria de Educação Distância/MEC. Programa Salto para o Futuro. Rio de Janeiro, setembro de 2006. OLIVEIRA, Antonio Marcos Alves de – UFPE. A (des) articulação do ensino médio com a educação profissional no SE AI-PE/SESI-PE através do projeto emep (ensino médio e educação profissional) <http://www.anped.org.br/> GT09. p.18. Acesso em: 24 de novembro de/2008. POCHMANN, Marcio. O Emprego na globalização. A nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. Editora Boitempo. São Paulo, p. 151, 2001. SANCHEZ, Sandra Barros. Instrumentos da Pesquisa Qualitativa. Notas de aula, In: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ, 2007. SOUZA, Maria Graças Galvão de. Programas de qualificação profissional: uma análise sobre o fazer pedagógico (UFBA) <http://www.anped.org.br/> GT09. 2001. p.08. Acesso em: 17 de novembro de/2008. WORK BANK. Vocational and technical and education and training. Washington. 1991. A World Bank policy paper. VARELA, Aida, CASTRO, Maura Iclea, GUIMARÃES, Igor Barauna. Ciência da informação: atuação profissional e as contribuições para o desenvolvimento do campo científico por parte dos egressos do PPGCI (ICI/UFBA). Ciência da Informação. vol.37 no.3 Brasília set./dez. 2008. ISSN 0100-1965por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62424/2010%20-%20Sonia%20Maria%20Tonial.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4007
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T17:51:47Z No. of bitstreams: 1 2010 - Sonia Maria Tonial.pdf: 913970 bytes, checksum: 2519c20d72010707e5b1de81dfe75f1b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T17:51:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Sonia Maria Tonial.pdf: 913970 bytes, checksum: 2519c20d72010707e5b1de81dfe75f1b (MD5) Previous issue date: 2010-06-01eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Sonia Maria Tonial.pdf2010 - Sonia Maria Tonial892.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.