Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Trajetória profissional dos egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão
Other Titles: The Professional Trajectory of the Former Students from Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campus
Authors: Tonial, Sonia Maria
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Anjos, Mayla Brandão dos
Segundo membro da banca: Barbosa, Claúdio Luis de Alvarenga
Keywords: Educação Profissional;Acompanhamento de Egressos;Qualidade de Ensino;Cidadania;Professional Education;Former Students Follow;Teaching Quality;Citizenship
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Jun-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Tonial, Sonia Maria. A Trajetória Profissional dos Egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão. 2010. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória profissional dos alunos egressos do ano de 2006 do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, bem como discutir a qualidade da formação profissional oferecida pelo Campus, identificar se houve a inserção imediata no mercado de trabalho na área de formação e ainda se continuidade dos estudos. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa básica, partindo da realidade presente no campo da relação entre Educação e Trabalho. Este trabalho avalia o resultado das ações do Campus Sertão apontando de maneira clara e objetiva as reais condições da escola, seus méritos e carências, resultando assim num diagnóstico que poderá ser utilizado para torná-la mais eficiente mediante a implantação de mudanças tanto na metodologia de trabalho dos professores, quanto na matriz curricular, objetivando a constante atualização dos currículos, a melhora na qualidade de ensino e, portanto, melhor formação do aluno enquanto profissional para atender as exigências do mercado de trabalho, bem como para se inserirem na sociedade atual.
Abstract: This study aims to analyze the professional trajectory of the 2006 Agriculture and Farming Technical Course Former students of the Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campus, as well as to discuss the professional formation quality offered by the Campus, identify if there was immediate introduction in the work market in their majoring area and also if there is continuity in their studies. The study was done in a qualitative and quantitative basic form, using the reality in the relation between Education and Work. This work evaluates the Sertão Campus actions’ result, pointing out clearly and objectively the school’s real conditions, its merits and deficiencies and so, resulting in a diagnostic that may be used to make the school more efficient through changes implementation either in the teacher’s work methodology or in the curricular schedule, in order to have the constant curricular update, the improvement in the teaching quality, and therefore, a better student’s formation as professionals to fulfill the current work market requirements and to insert them in the current society as well.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Sonia Maria Tonial.pdf2010 - Sonia Maria Tonial892.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.