Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12458
Tipo do documento: Dissertação
Title: Conhecimentos geográficos e técnicos na educação agrícola: um estudo sobre o cultivo de milho no CODAI/UFRPE
Other Titles: Geographic and technical knowledge in agricultural education: a study on the corn crop in CODAI/UFRPE
Authors: Farias, Giovanildo Francisco de
Orientador(a): Berbara, Ricardo Luiz Louro
Primeiro membro da banca: Berbara, Ricardo Luis Louro
Segundo membro da banca: Lisboa, Francy Junior Gonçalves
Terceiro membro da banca: Gárcia, Andrés Calderin
Keywords: Geographic Knowledge;Agricultural technician;Cultivation;Society;Conhecimentos Geográficos;Técnico Agropecuária;Cultivo;Sociedade
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 16-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FARIAS, Giovanildo Francisco de Farias. Conhecimentos geográficos e técnicos na educação agrícola: um estudo sobre o cultivo de milho no CODAI/UFRPE – Campus Tiúma/UFRPE, São Lourenço da Mata PE. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: Embasando-se na reflexão sobre a contribuição da Geografia na positividade quanto ao cultivo de milho, sobretudo, ao conhecimento dessas duas vertentes aos alunos formandos do Curso Técnico de Agropecuária, o presente trabalho tem como objetivo central, compreender o ensino da Geografia por meio de experimento cultivo em adensamento de plantas. De forma que, contribua com informes relacionados a questões ambientais, adaptabilidade e produtividade, relacionando assim, conteúdos do ensino propedêutico e a área técnica. Para o alcance dessa objetivação, relacionou-se embasamentos teóricos constituídos em diversas fontes de pesquisa, comportando a base de conhecimentos científicos para um estudo envolvendo os resultados obtidos a partir de experimentos (cultivo de milho de variedade híbrida BR 206 e da variedade híbrida AG 1051), tendo participação direta de um técnico e vinte alunos do 1º período do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – Codai, situado na cidade de São Lourenço da Mata, PE. Onde por meio de um questionário estruturado com o técnico e os estudantes, somando-se aos resultados em gráficos e fotografias (figuras) onde se pode verificar novas perspectivas envolvendo pressuposto de que os conhecimentos geográficos e técnicos dos alunos na formação agrícola técnicos de nível médio, para trabalharem nas áreas de cultivos de milho, é necessário à transmissão deconhecimentos onde o ensino de disciplinas ditas do Ensino Médio devem estar diretamente integrado a área técnica, como também torná-los sensíveis às questões ambientais, a fim deque, se formem técnicos com visão crítica e conhecimentos satisfatórios para assim,transformarem o seu entorno, dentro da perspectiva do Desenvolvimento Sustentável,garantindo a formação de "cidadãos", conhecedores dos problemas gerais da sociedade brasileira em seus múltiplos aspectos, sociais, econômicos, políticos culturais e ambientais.Reconhecendo como contribuição a área acadêmica e social a positividade vista nos resultados da pesquisa, tanto teoricamente, quanto na prática desenvolvida, que durante as observações e coletas de informações levou a concluir em primeiro lugar que o ensino de Geografia está em consonância com a formação do técnico agrícola, e que conceitos como natureza, questão ambiental, estão diretamente vinculados ao entendimento da relação da sociedade com a natureza, fato que colabora para que o estudante entenda a terra não como moeda de troca para acumulação de capital, mas sim, como um elemento de desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Abstract: If basing on the reflection on the contribution of Geography in the positivity as the corn, especially, knowledge of these two strands to graduating students Course Agricultural Technician, this study was aimed to understand the teaching of geography through experiment cultivation density of plants. So that contribute reports related to environmental issues, adaptability and productivity, thereby linking, the introductory teaching content and the technical area. To achieve this objectification, related to theoretical substantiation made in various research sources, comprising the scientific knowledge base for a study of the results obtained from experiments (maize growing hybrid variety BR 206 and the hybrid variety AG 1051), with direct participation from a technical and twenty students of the 2nd period of the Technical Course in Agriculture Agricultural College Dom Augustine Ikas - Codai, located in Sao Lourenco da Mata, PE. Where through a structured questionnaire with technical and students, adding to the results in graphs and photographs (figures) where you can check for new perspectives involving assumption that the geographical and technical knowledge of students in the level of technical agricultural training medium to work in the fields of corn crops, is necessary for the transmission of knowledge where teaching high school said subjects should be directly integrated into the technical area, but also make them sensitive to environmental issues, so that if form technicians with critical insight and knowledge to satisfactory thus transform his surroundings, from the perspective of sustainable development, ensuring the formation of "citizens", connoisseurs of the general problems of Brazilian society in its many aspects, social, economic, cultural and political environmental. Recognizing as a contribution to academic and social area positivity seen in search results, both theoretically and in practice developed, which for comments and information collections led him to conclude first that the Geography teaching is in line with the formation of agricultural technician, and concepts such as nature, environmental issues are directly linked to the understanding of society's relationship with nature, a fact that contributes to the student understand the earth not as a bargaining chip for capital accumulation, but rather as a economic development element to sustainability.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12458
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Giovanildo Francisco de Farias.pdfDocumento principal5.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.