Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSampaio, Ronaldo Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:26Z-
dc.date.issued2008-06-17
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ronaldo Maurício. As relações de poder e violência no cotidiano escolar: entre a autonomia, a autoridade e o autoritarismo. 2008. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12454-
dc.description.abstractNas discussões atuais acerca da educação, a autoridade docente aparece como um dos principais fa tores que influenciam a questão disciplinar e a violência, bem como a perda da autonomia e a aprendizagem escolar. Falar em mobilização e participação de jovens na construção de cidadania implica discutir alguns assuntos, como o papel e a função da escola frente às relações sociais, especialmente no tocante à formação de cidadãos e às contradições que existem no ambiente escolar: autoridade versus autonomia e violência simbólica. Essa análise entre discurso e poder, no âmbito educacional, será importante para tentarmos compreender a que poderes atendem tais discursos e como, quando e por que estes influenciam alunos e professores dentro e fora do cotidiano escolar. E, especificamente, no espaço restrito da sala de aula, quando a porta está fechada , quais os instrumentos usados pelos professores para legitimar o poder que intermedeia a sua relação com os alunos. Essa análise será importante, também, para explicitar as formas de manifestação da autoridade e da autonomia docentes na sala de aula. O objetivo deste trabalho não é exaltar esteticamente a violência, muito menos defender uma escola sem normas, mas mostrar as possibilidades de análise das lógicas internas e de situações que nos levem a alternativas pedagógicas de negociação para resolução dos conflitos que essa violência proporciona.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrelações de poderpor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjectautoridadepor
dc.subjectautonomiapor
dc.subjectviolência simbólicapor
dc.subjectpower relationseng
dc.subjecteducational practiceeng
dc.subjectauthorityeng
dc.subjectautonomyeng
dc.subjectsymbolic violenceeng
dc.titleAs relações de poder e violência no cotidiano escolar: entre a autonomia, a autoridade e o autoritarismopor
dc.title.alternativePower relations and violence in the school routine: between the autonomy, authority and authoritarismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn recent discussion about education, the authority teaching appears with one of, the main questions that influence the discipline question, the violence, the loose of the autonomy and the school learning. Speak about mobilization and participation of young people in the construction of a citizenship imply discuss some questions, like the role and function of the school up against the social relations, specially. The formations of citizenship and contradiction that there is in the school environment: authority versus autonomy and symbolic violence. This analysis between speech and power, inside the school environment will important for us try to comprehend wich power answers this discursions and how, when and why it influence students and teacher inside and outside the school routine. And specifically, inside the classroom, when the door is open , which instruments use by teachers to legitimate the power that? Intermediate your relation whit the students. This analysis will be important, too, to? The way of the authority manifestation and the autonomy of authority manifestation and the autonomy of the school learning inside the classroom. The objective of this work is not to praise aesthetic the violence, not even defend a school without rules, but show the possibility of intern logic analysis and the situations that take us to educational alternates of negotiation for the resolution of conflicts that this violence gives.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.creator.ID529.358.256-91por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3645/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17800/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24108/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30469/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36875/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43245/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49603/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56088/2008%20-%20Ronaldo%20Mauricio%20Sampaio.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/119
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Ronaldo Mauricio Sampaio.pdf: 259918 bytes, checksum: fb9feacd825c82ff67d5129ab674079a (MD5) Previous issue date: 2008-06-17eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Ronaldo Mauricio Sampaio.pdf257.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.