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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Importância das Práticas de Campo no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul - para Formação do Técnico Agrícola
Other Titles: The Importance of Practice Field at the Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Rio do Sul Training for Agricultural Technician.
Authors: Franzão, Marcos Cezar
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Segundo membro da banca: Lima, Eduardo
Terceiro membro da banca: Rangel, Mary
Keywords: Educação Agrícola;Aulas práticas;Ensino aprendizagem;Agricultural Education;Practical classes;Teaching and learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Nov-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FRANZÃO, Marcos Cezar. A Importância das Práticas de Campo no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul - para Formação do Técnico Agrícola. 2010. 67 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Com uma frequência cada vez maior, a sociedade moderna, passa por processo de reestruturação, principalmente através de alterações processadas no mundo do trabalho. Neste contexto as formas tradicionais de desenvolvimento, que se baseavam no modelo taylorista/fordista, vão se tornando historicamente superadas. Nas últimas décadas, com o aprimoramento e surgimento de novas tecnologias, aconteceram mudanças expressivas no setor produtivo. Na educação não poderia ser diferente. A formação profissional para atender essas exigências torna-se assim uma obrigatoriedade. Os centros responsáveis pela formação devem, proporcionar aos educando dos cursos técnicos, aulas práticas de campo em consonância com a teoria, necessária para melhorar a sua atividade profissional, dentre as quais, o gerenciamento de pequenas empresas, avaliação do mercado, cronograma e escalonamento de produção e outros, Preparando-os desta forma para uma atuação mais eficiente. O sistema escola fazenda empregado pela rede federal de educação as escolas agrotécnicas, até recentemente preconizava a pedagogia do “aprender a fazer fazendo” distorções neste sistema levaram que os alunos fossem utilizados nas escolas como mão de obra barata e voltadas para produção. Nos dias atuais com a reforma do sistema a pedagogia adotada apregoa o aprender a aprender. Onde as aulas práticas de campo são concedidas no intuito educativo e não produtivo. Neste trabalho constatou-se através da utilização de metodologia qualitativa (uso de questionários), aplicados a alunos do terceiro ano e egressos que as aulas práticas tem um efeito significativo sobre a formação técnica.
Abstract: With an increasing extent, modern society, undergoes the restructuring process, mainly through changes processed in the working world. In this context the traditional forms of development that were based on the model Taylorist / Fordist are becoming historically overcome. In recent decades, with the improvement and development of new technologies, there were significant changes in the productive sector. In education could not be different. Vocational training to meet these requirements thus becomes an obligation. The centers responsible for training should provide the student of technical courses, classes, field practices in line with the theory, needed to improve their professional activities, among which, the management of small enterprises, market growth, timing and scheduling production and others, thus preparing them for a more efficient performance. The farm school system employed by the federal system of education schools agrotechnical until recently advocated a pedagogy of "learning to doing," distortions in this system led the students in schools were used as cheap labor and production oriented. In these days of reform pedagogy adopted touts the learning to learn. Where practical field lessons are given in order of education and not productive. In this study it was found through the use of qualitative methodology (using questionnaires), applied to third-year students and graduates who practice classes has a significant effect on technical training.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12451
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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