Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450
Tipo do documento: Dissertação
Title: Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática
Other Titles: Constructing a meaningful learning with history and contextualization of Mathematics
Authors: Souza, Jaibis Freitas de
Orientador(a): Motta, Carlos Eduardo Mathias
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Keywords: história da matemática;contextualização da matemática;aprendizagem significativa;history of mathematics;contextualization of mathematics;learning meaningful.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Apr-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFCBA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.
Abstract: This paper presents data from a survey conducted in the Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA (EAFCA-BA) and demand reflect on the use of the History of Mathematics in the context of mathematics learning and everyday life in the future of technical in agriculture of EAFCA-BA. The study was conducted by the method of solving problems, especially as content of spatial geometry, which was the subject studied during the search in June and July of 2008. Thus, the proposal of this work is to serve as a motivator about on the use of the History of Mathematics and contextualization of mathematics in the classroom, while providing the necessary elements for promotion of an attitude of conversion, aimed to improve the teaching of discipline, with a focus on student.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12450
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Jaibis Freitas de Souza.pdf4.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.