Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12447
Tipo do documento: Dissertação
Title: Valorização dos saberes de estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
Other Titles: Valuing the knowledge of students in the Youth and Adult Education Program - PROEJA
Authors: Jardim, Anilda Carmen da Silva
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Abbonízio, Aline Cristina de Oliveira
Terceiro membro da banca: Sales, Márcio
Keywords: Youth and Adult Educatio;Preliminary knowledge;Pedagogical practices;Educação de Jovens e Adultos;Saberes Prévios;Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: JARDIM, Anilda Carmen da Silva. Valorização dos saberes de estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica, que vem passando por mudanças significativas, visando atender às novas exigências da sociedade, principalmente com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, esse fator requer cada vez mais dos professores a aquisição de novos saberes que considerem o contexto de vida dos educandos, seus saberes e experiências. Além disso, há de considerar que a maioria das propostas curriculares de nossas escolas, no que se refere à organização e seleção de conteúdo, ainda se assenta numa abordagem formalista do currículo, que se baseia na fragmentação do conhecimento, ignorando a singularidade, a troca de experiências e as vivencias sociais e culturais dos educandos. Partindo desse contexto, esta pesquisa se propôs a investigar a percepção dos docentes e discentes acerca da valorização dos saberes prévios dos estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) nas práticas docentes, do Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amapá IFAP- Campus Macapá. Os sujeitos da pesquisa foram 57 discentes do 4º, 5º e 7º semestres e 14 docentes do Curso Técnico em Alimentos, na modalidade PROEJA do IFAP. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, a aplicação dos questionários a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPP), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os planos de aula e os planos de ensino dos professores, com o intuito de observar os saberes priorizados no currículo do núcleo comum e do núcleo técnico, bem como identificar os saberes valorizados na prática pedagógica do professor do PROEJA. Ao final desta investigação, chegou-se ao entendimento de que os saberes prévios dos estudantes do Curso Técnico de Alimentos são considerados por alguns docentes em sala de aula, porém não recebem a importância devida. Os saberes valorizados são: o saber curricular; o saber disciplinar e o saber dos docentes, isto é, o saber científico do professor se sobrepõe aos saberes cotidianos dos discentes.
Abstract: The Youth and Adult Education (EJA) is a form of Basic Education which has been undergoing significant changes in order to meet the new demands of society especially with regard to the pedagogical practices developed in the school environment. This factor increasingly requires the teachers to acquire new knowledge to consider the context of life of the students, their knowledge and experiences. In addition to this, there is to consider that most of the proposed curriculum of our schools as regards the organization and selection of content even if based on a formalistic approach to the curriculum which is based on the fragmentation of knowledge ignoring the uniqueness the exchange experiences and social and cultural experiences of learners. From this context, this research aims to investigate the perception of teachers and students on the value of prior knowledge of the students of the Youth and Adult Education Program (PROEJA) in teaching practices at the Food Technical Course at the Federal Institute of Education Science and technology of Amapá Macapá IFAP- Campus.. The researchers were 57 students of 4th, 5th and 7th semester and 14 teachers of the Technical Course in Food in PROEJA carried ou at IFAP. We used as data collection instruments the application of questionnaires documentary analysis of the Pedagogical Course Project (PPP), as well as the Institutional Development Plan (IDP) lesson plans and teaching plans in order to observe the prioritized knowledge in the common core curriculum and core technical and identify the knowledge valued in pedagogical practice PROEJA teacher. At the end of this investigation, we came to the understanding that the prior knowledge of students of the Technical Course of Food are considered by some teachers in the classroom but not given due importance. The valued knowledge are: knowledge curriculum; the disciplinary knowledge and the knowledge of teachers, that is, the teacher of scientific knowledge overlaps the daily knowledge of students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12447
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Anilda Carmen da Silva Jardim.pdfDocumento principal1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.