Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12444
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dc.contributor.authorMoreira, Neiva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:11Z-
dc.date.issued2010-07-14
dc.identifier.citationMOREIRA, Neiva. O êxodo rural em Colorado do Oeste e as implicações da educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste – IFRO. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12444-
dc.description.abstractA sobrevivência humana está ligada ao equilíbrio ambiental em que está inserida e os fatores considerados de ordem natural desequilibrados interferem na sua relação com a ordem sócio-econômica da região onde os problemas ocorrem. A região entre o Mato Grosso e Rondônia tem na agricultura e pecuária as principais alternativas econômicas, e as ações antrópicas ocorridas na região têm provocado modificações nos fatores de ordem natural. Os valores constituídos historicamente, os recursos financeiros individuais, tecnológicos e o desconhecimento têm determinado o ritmo com que a degradação tem ocorrido na região. O foco do estudo é o cone sul do Estado de Rondônia e o objetivo do trabalho foi determinar como os proprietários rurais que se instalaram na região no início da ocupação do Estado, observaram as modificações ocorridas no meio ambiente e como estas modificações influíram nos sentimentos de topofilia e desiderabilidade levando ao êxodo rural. Também se procurou verificar se a Instituição Federal de Ensino Agrícola instalada há 15 anos na região participou dos anseios desses pequenos proprietários com relação às mudanças ambientais na região. A metodologia utilizada para a obtenção da visão dos proprietários rurais quanto às questões ambientais na região foi entrevista previamente estruturada. Na pesquisa junto aos proprietários rurais foram analisados os perfis e selecionados para a entrevista aqueles mais antigos na região e que tivessem suas propriedades o mais próximo possível da Instituição de Ensino. Dentro da Instituição de Ensino, com os alunos provindos da zona rural foram realizados questionamentos sobre o envolvimento destes com os acontecimentos que ocorrem no entorno da Instituição. Verificou-se a dificuldade em definir o que é desenvolvimento e o que é degradação ambiental. Há um conhecimento sobre as questões ambientais e certa sensibilidade com relação ao tema, mas há também desencontro de informações que podem ser consideradas importantes no futuro próximo da região. Para os proprietários rurais do entorno da Instituição, durante todos estes anos que estão na região, modificações ambientais foram contornadas através da criatividade e da necessidade de continuarem a sobreviver no local. As questões ambientais não foram trabalhadas em conjunto com a Instituição de Ensino Agrícola Local, esta permanecendo desconhecida para a maioria dos entrevistados. Quanto às atividades dos alunos dentro da Instituição de Ensino não houve por parte da Instituição o cuidado de registrar as atividades que são realizadas por eles no cotidiano escolar, nem são avaliadas estas atividades realizadas enquanto Educação Ambiental ou não. Os conteúdos das disciplinas são os predeterminados pelo governo e não há preocupação com os conhecimentos que estes alunos trazem de sua vivência fora da Instituição. Aqueles que residem na região, independente de proprietários rurais ou alunos da escola esperam desenvolvimento, e isto significa mais emprego e aumento da qualidade de vida. Ficar ou não na região depende necessariamente da questão manutenção das famílias empregadas, mesmo que isto custe degradação ambiental ou deixar para traz tudo o que sonharam e construíram.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÊxodo ruralpor
dc.subjectProprietários ruraispor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectRural exoduseng
dc.subjectLandownerseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.titleO êxodo rural em Colorado do Oeste e as implicações da educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste – IFROpor
dc.title.alternativeThe Rural Exodus in Colorado do Oeste (Rondonia State) and the Implications of the environmental education of Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondonia - Colorado do Oeste Campus– IFROeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe human survival is tied to the environmental balance in which it is inserted and the factors considered of natural order interfere in its relationship with the socioeconomic order of the area where the problems happen. The area between Mato Grosso and Rondonia has in the agriculture and livestock its main economical alternatives, and anthropic actions occurring in the area have been causing changes in factors of natural order. Values historically constituted, financial, individual and technological resources and lack of knowledge have been determining the rhythm of degradation in the area. The focus of the study is the south cone of Rondonia State and the objective is to determine how the landowners who settled down in the area in the beginning of the occupation of the State have observed the changes happened in the course of time on the environment and how these changes might have influenced their topophilia feelings and desirability leading to rural exodus. Also, the study has tried to verify if Instituição Federal de Ensino Agrícola installed 15 years ago in the area participated on those small landowners‘ aspirations regarding environmental changes in the area. The methodology used for obtaining the landowners‘ vision as for the environmental matters in the area was an interview previously structured. The landowners selected for the interview were the oldest living in the area and closest to the Institution. At the Institution, students from the rural area were made inquiries about their involvement with the events happening in the Institution surroundings. It was found that there is a difficulty to say the difference between development and environmental degradation. There is certain knowledge about environmental matters and certain sensibility regarding the topic, however, there is also a mismatch of information which can be very relevant for the near future of the area. For the landowners surrounding the Institution, during all these years living in the area, the environmental changes were handled with creativity and due to the necessity of continuing to survive at the place. The environmental matters were not worked together with the Institution, this being ignored for most of the interviewees. As for the students' activities inside the Institution, no care was taken to register the activities accomplished by them in the daily school routine, nor are these activities assessed as Environmental Education or not. The curriculum is determined by the government in advance and there is no concern about previous knowledge students might bring from outside the Institution. Those who live in the area, landowners or students of the school, crave for development, and it means employment and better life quality. To stay or not in the area depends mainly on the maintenance of families employed, even if it costs environmental degradation or leaving behind everything they have dreamed and built.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.referee2Dias, Célia Regina da Silva
dc.creator.ID364.362.169-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917728088546639por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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