Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439
Tipo do documento: Dissertação
Title: Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
Authors: Rebello, Carlos Eduardo
Orientador(a): Santana, Gilson Candido
Keywords: CAC;educação agrícola;cursos subseqüentes;fatores de evasão.;agricultural education;further education courses;reasons for dropping out
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 16-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: REBELLO, Carlos Eduardo. Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso. 2008. 24 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
Abstract: Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, teve como objetivo detectar e esclarecer os fatores que ocasionaram a evasão de alunos, ingressos no período de 2004 a 2007, nos cursos subseqüentes noturnos de Técnico em Informática e Técnico em Transações Imobiliárias do CAC Colégio Agrícola de Camboriú. A amostra estudada consiste em um total de 21 alunos da população de evadidos no período, sendo 12 do Curso Técnico em Informática e 09 do Curso de Transações Imobiliárias. Para atingir os objetivos definidos, foram utilizadas as estratégias de pesquisa documental e de levantamento de dados. A pesquisa documental teve como base as informações contidas nas fichas de matrícula dos alunos, constantes na secretaria escolar. A pesquisa de levantamento de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Este trabalho se constitui numa iniciativa pioneira na tentativa de detectar as causas da evasão nos cursos subseqüentes noturnos do CAC, sendo que a pesquisa proporcionou o delineamento do perfil do aluno evadido no período, considerando as suas características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para sua evasão dos cursos, foco do estudo, bem como as características dos evadidos, foram expostos no capítulo Análise e Discussão dos Resultados , em forma de textos e tabelas. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema, no entanto, os resultados da pesquisa apontam outros fatores que ainda não são enfocados em nenhum estudo conhecido. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) Por observação o componente Fez a matrícula, mas nunca freqüentou o curso , com 30% dos casos representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se dos dois curso, pois um índice elevado de alunos faz a matrícula e não aparecem desde o primeiro dia de aula. b) Segundo os respondentes o indicador que mais contribuiu nos dois cursos foi Concentração da grade curricular em um único turno e o componente que menos influenciou foi Discriminação racial . O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para o ensino técnico nas escolas públicas federais.
Abstract: This research, characterized as a case study, aimed at detecting and clarifying factors leading to students dropping out of further education evening courses. The subjects under investigation enrolled between 2004 and 2007 on IT and Real Estate Transactions Technical courses at CAC Agricultural College Camboriú (Colégio Agrícola de Camboriú). The sample studied consists of 21 students from the dropout population in that period. 12 are from the IT technician course 09 from the course for Real Estate Transactions technicians. In order to achieve the established objectives the methodological strategies used were documental research and data collection. The documental research was based on information from the student registration forms available at the school secretary office. The collection of data was via the application of a structured questionnaire, with both open and closed questions. This work is a pioneer initiative in an attempt to detect reasons for dropping out of further education evening courses at CAC. This research offers an outline of the profile of student dropouts in the given period, considering the predominant characteristics. Reasons pointed out by the students as being the determining factors for dropping out of the courses, the focus of the study, as well as the characteristics of their dropping out, are elaborated on in the Analysis and Discussion of Results chapter, in the form of text and tables. Among reasons pointed out by the interviewees, some coincide to those in previous work on the theme. However, research results point to other factors not yet investigated in any other known study. The research found the following results: a) By observing the component "He made the registration, but never attended the course", with 30% of cases represented the main influence for students flee the two course, because a high rate of students and the registration does not appear from the first day of class. b) According to the indicator that more respondents in the two courses has been "Concentration of the grade curriculum in one turn" and the component that was less influenced "racial discrimination". The model built to study and identify the causes of dropout in this research can bring a great contribution to technical education in public schools federal.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Carlos Eduardo Rebello.pdfDocumento principal1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.