Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPrades Filho, Miguel Badenes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:03Z-
dc.date.issued2010-09-17
dc.identifier.citationPRADES FILHO, Miguel Badenes. O Novo Perfil Profissional do Gestor de Instituição Federal de Ensino Superior, Considerando o Impacto das Políticas Governamentais. 2010. 28 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12438-
dc.description.abstractO trabalho em questão tem por objetivo contemplar o cenário institucional do serviço público federal, nas Instituições Federais de Ensino Superior, em relação aos movimentos, de iniciativa governamental, promovidos no sentido da mudança de seu modelo de gestão. Fundamentando-se em um estudo de caso, o referido cenário é analisado ao longo de uma gestão em que são ressaltados os eventos de intervenção do gerenciamento do sistema de informação. Considerando que o ambiente que serve ao presente estudo de caso, além de pertencente ao âmbito da administração pública federal, está inserido na área de educação, também são analisados os impactos das políticas governamentais de avaliação institucional, considerando sua importância estratégica para a gestão institucional. A conclusão do estudo visa oferecer uma contribuição em termos de um melhor entendimento do referido cenário e sua influência no delineamento de um novo perfil de gestor de instituição pública federal diante dos avanços da tecnologia da informação e das implicações da avaliação institucional.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia da Informaçãopor
dc.subjectGestão Públicapor
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectInformation Technologyeng
dc.subjectPublic Managementeng
dc.subjectInstitutional Evaluationeng
dc.titleO Novo Perfil Profissional do Gestor de Instituição Federal de Ensino Superior, Considerando o Impacto das Políticas Governamentaispor
dc.title.alternativeThe new professional profile of the manager of a higher education federal institution, considering the impact of government policies.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to address the institutional scenario of the federal public service in the Federal Institutions of Higher Education, relating to movements of government initiative, promoted to the change its management model. Based on a case study, the scenario is analyzed along a management where the events of intervention of the management information system are highlighted. Considering that the ambient of this case study, besides belonging to the scope of the federal government management, is inserted in the education area, where also analyzed the impacts of government policies of institutional evaluation, given its strategic importance to the institutional management. The conclusion of the study aims to provide a contribution in terms of a better understanding of the scenario and its influence on the design of a new profile manager of federal public institution before the advances of information technology and the implications of institutional evaluation.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Paula, Lucilia Augusta Lino de
dc.contributor.referee2Tuttmann, Malvina Tânia
dc.creator.ID400.743.667-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635658700097624por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRADE, Jackeline Amantino. (2001) O processo de Inovações nas Organizações Públicas: integrando conceitos às práticas. In: ENANPAD, Campinas. ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. (2001) Lei da Responsabilidade Fiscal: uma abordagem gerencial. Brasilia: Conselho Federal de Administração ANTHONY, Robert N.; GOVINDARAJAN, Vijay; (2002) Sistemas de Controle Gerencial. Trad.Adalberto Ferreira das Neves. São Paulo: Atlas BITTENCOURT, Claudia.(2001) A Gestão de Competências Gerenciais e a Contribuição da Aprendizagem Organizacional – A Experiência de Três Empresas Australianas. In: ENANPAD, Campinas. BRASIL. Decreto-Lei n. 5.452, 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 ago.1943. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 31 out.2009 BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 1996. BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 15 abr.2004. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 2.051, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 jul.2004. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. (1999) A Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. Rio de Janeiro: Record. CAMPOS, Renato de; SANTOS, Luciana Rocha dos (2001) Modelagem de Processos e Definição de Requisitos para Sistemas de Informações para a Previsão de Demanda. In: ENANPAD, Campinas. CASTANHEIRA, Maurício (2001). Uma Ética para a Civilização Tecnológica. Rio de Janeiro: Papel & Virtual. DELLARETTI FILHO, Osmário; DRUMOND, Fátima Brant. (1994) Itens de Controle e Avaliação de Processos. 2. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni. 27 FERRANTE, Augustin J.; RODRIGUEZ, Martius V. (1995) Tecnologia da Informação e Mudança Organizacional. Rio de Janeiro: IBPI PRESS GOLEMAN, Daniel. (1995) Inteligência Emocional. Trad. de Marcos Santarrita, Rio de Janeiro: Objetiva KELF, Ken Starkey.(1997) Como as Organizações Aprendem. São Paulo: Futura KEEN, Peter G. W.(1996) Guia Gerencial para a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Campus LOJKINE, Jean (1999) A Revolução Informacional. Trad. José Paulo Netto. 2. ed. São Paulo: Cortez MACHADO JR, José Teixeira; REIS, Heraldo da Costa. (2001) A Lei 4320 Comentada 30. ed. Rio de Janeiro: IBAM MEIRELLES, Hely Lopes. (1999). Licitações e Contratos Administrativos. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos MILKOVICH, George T. e BOUDREAU, John W. (2000). Administração de Recursos Humanos. Trad. de Reynaldo C. Marcondes. São Paulo: Atlas MOREIRA, Bernardo Leite. (2000). O Ciclo de Vida nas Empresas – Uma Análise. Rio de Janeiro: STS MOTTA, Paulo Roberto. (1996). Gestão Contemporânea: A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. 7. ed. Rio de Janeiro: Record NADLER, David; GERSTEIN, Manc; SHAW, Robert. (1994) Arquitetura Organizacional. Rio de Janeiro: Campus. O’BRIEN, James A. (2001) Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. Trad. Cid Knipel Moreira. 9. ed. São Paulo: Saraiva OSBORNE, Davi; GAEBLER Ted (1994) Reinventando o Governo - Como o Espírito Empreendedor está Transformando o Setor. Trad. de Sergio Fernando Guarishi Bath e Ewandro Magalhães Junior. Brasília: Editora Comunicação. PEREIRA, Maria Isabel, (2000) Modelo de Gestão - Uma análise Conceitual. Rio de Janeiro: Pioneira. PORTER, Michael E. (1986) Estratégia Competitiva: Técnicas para a Análise da Indústria e da Concorrência. Trad. de Elizabeth Maria de Pinho Braga. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus. REGIS, Helder Pontes; CALADO, Sônia Maria Rodrigues (2001) A Motivação para Participar do Programa da Qualidade do CEFET-PB: Um Exame com Base na Teoria da Expectância. In: ENANPAD, Campinas. 28 SANTOS, Clézio Saldanha dos. (2001) E Como Fica a Questão do Controle dos Serviços Públicos no Novo Gerencialismo?. In: ENANPAD, Campinas. SCHERMERHORN, JR, John R. (1999) Fundamentos de Comportamento Organizacional, 2. ed. Porto Alegre: Bookman SILVA, Edimilson Avelino da. (1984) Um Estudo Sobre a Ärea de Sistemas de Informação: Confronto entre Porte e Aspectos Gerenciais. Tese de Doutorado – Department of Civil Engineering. Massachusetts Institute of Technology. Cambridge: Irwig. Henry G. SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro da (2001) Os Sistemas de Informações e as Novas Formas Organizacionais. In: ENANPAD, Campinas. VASCONCELOS, Isabella Francisca Freitas Gouveia de, et al (2001) O Lado Humano da Tecnologia: um Estudo Exploratório sobre os Paradoxos Organizacionais dos Sistemas de Informação. In: ENANPAD, Campinas WALTON, Richard E. (1993) O Tecnologia de Informação – O uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem comparativa. Rio de Janeiro:Atlas. ZUBOFF, Shoshana. (1988) In the age of the smart machine: the future of work end power. Nova York: Basic.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62432/2010%20-%20Miguel%20Badenes%20Prades%20Filho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3998
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T13:27:30Z No. of bitstreams: 1 2010 - Miguel Badenes Prades Filho.pdf: 259992 bytes, checksum: 2a32132aa1d768bef26b6facdaaf893f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T13:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Miguel Badenes Prades Filho.pdf: 259992 bytes, checksum: 2a32132aa1d768bef26b6facdaaf893f (MD5) Previous issue date: 2010-09-17eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Miguel Badenes Prades Filho.pdf2010 - Miguel Badenes Prades Filho253.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.