Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Antônio Josépt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:56Z-
dc.date.issued2008-09-30
dc.identifier.citationPEREIRA, Antônio José. O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12433-
dc.description.abstractA evolução tecnológica dos tratores e implementos agrícolas estabelece um desafio à formação dos profissionais que farão uso desta tecnologia. É imperativo que o ensino de mecanização agrícola nas escolas técnicas oportunize ao educando ampla gama de informações sobre os tratores e implementos, capacitando-o a utilizar adequadamente aqueles disponíveis no mercado onde atuará. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) com duas turmas de alunos do curso Técnico em Agropecuária da modalidade pós-ensino médio. O conteúdo sobre semeadoras-adubadoras da disciplina de Mecanização Agrícola foi ministrado de duas formas, pelo professor/pesquisador. Para uma turma, o conteúdo foi ministrado através do computador, com o acesso a um software sobre a semeadora-adubadora modelo 1013 da Fankhauser, contendo também informações sobre outras semeadoras-adubadoras, elaborado pelo professor/pesquisador com a colaboração de alunos e professores do curso Técnico em Informática do CAC. Para a outra turma o conteúdo foi ministrado da forma tradicional, com aulas teóricas em sala de aula e em torno da máquina. As atividades práticas programadas foram realizadas igualmente em ambas as turmas. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa comparou o grau de aprendizagem obtido pelas duas turmas, sendo comum a ambas o acompanhamento e orientações do professor. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa de aprendizado nas duas turmas estudadas e que a presença e orientação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em ambas as situações, demonstrando ser possível manter a formação do profissional paralela à evolução tecnológica dos equipamentos utilizados na agricultura moderna, adequando as ferramentas de ensino.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectevolução tecnológicapor
dc.subjectequipamentos agrícolaspor
dc.subjectprofessorpor
dc.subjectensino-agrotécnicopor
dc.subjectferramentas de ensinopor
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subjecttechnological evolutioneng
dc.subjectagricultural implementseng
dc.subjectprofessoreng
dc.subjecteducation toolseng
dc.titleO real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe real and virtual in tecnical education of agricultural mechanization - a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe technological evolution of the tractors and agricultural implements establishes a challenge to the formation of the professionals who will make use of this technology. It is imperative that the education of agricultural mechanization in the schools techniques give the opportunity to students in acquiring a lot of information on the tractors and implements, enabling them to use it adequately, mainly those available in the market nowadays. This research was carried through in the Agricultural College of Camboriú (CAC) with two groups of students from the Technician in Farming Course after high school level. The content on top dressing machines-sowing machines of the agricultural mechanization disciplines was given in two forms, by the professor/researcher. For a group the content was given through a computer, with the access to software on top dressing machine-sowing machine model 1013 of the Fankhauser, also have information on others top dressing machine-sowing machine, elaborated by the professor/researcher with the contribution of students and professors from Technician in Computer science Course of the CAC. For the other group the content was given in a traditional form, with theoretical lessons in classroom and around the machine. The programmed practical activities had been equally carried through in both groups. Characterized as a case study, this research compared the degree of learning obtained from two groups, being common to both the accompaniment and the orientation of the professor. The obtained results had shown that it did not have significant difference of learning in the two studied groups and that the presence and orientation of the professor are basic for the process of teach-learning in both situations, demonstrating to be possible to keep the formation of the professional in parallel the technological evolution of the equipment used in modern agriculture, adjusting the education tools.eng
dc.contributor.advisor1Santana, Gilson Candidopt_BR
dc.contributor.advisor1ID439.191.627-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4581148453214631por
dc.creator.ID543.171.699-91por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12490/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17788/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24080/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30487/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36837/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43243/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49599/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56080/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61582/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/112
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Antonio Jose Pereira.pdf: 5238277 bytes, checksum: 319048bab03ca5b154c58639cb55d14d (MD5) Previous issue date: 2008-09-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Antônio José Pereira.pdf2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.