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dc.contributor.authorPerrone, Thamiris Monteiro Nogueira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:55Z-
dc.date.issued2019-10-29
dc.identifier.citationPERRONE, Thamiris Monteiro Nogueira. Um estudo sobre a formação agrícola no programa de educação ambiental e agricultura familiar no Município de Pinheiral no Estado do Rio de Janeiro. 2019.66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12432-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso com integrantes do curso de agentes populares em Educação Ambiental do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) ocorrido na Secretaria de Meio Ambiente do Município de Pinheiral-RJ. O programa foi criado em 2012 através da luta da agricultura popular pelo fortalecimento da Agricultura Familiar e vem atuando em diversos pontos do país, auxiliando na promoção do desenvolvimento rural com conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos do campo, das florestas e comunidades tradicionais. Foi feito uma análise do processo de formação conduzido pelos tutores do programa, a partir dos materiais fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, órgão fomentador deste processo. Foram analisados documental com a finalidade de observar o caminho traçado para a realização das atividades no que diz respeito aos conteúdos sobre às questões socioambientais que implicam direta e indiretamente na agricultura familiar. Realizamos entrevistas semiestruturadas com os formadores pretendendo compreender a visão ambiental a ser reproduzida por eles, e foram utilizados questionários semiabertos com os alunos com a finalidade de nos permitir perceber o alcance atingido por eles durante o processo. Observou-se assim a corrente da ferramenta utilizada para abordar a Educação Ambiental, juntamente com a reflexão dos alunos frente aos conteúdos abordados. Desta forma, os alicerces conceituais foram definidos a partir dos dados empíricos e documentais que instrumentalizaram a seleção de autores correspondentes à temática. Os principais desafios encontrados foram a dificuldade dos agricultores em acompanhar o curso e assim sua conclusão. Conclui-se que o material fornecido juntamente com a condução feita pelos formadores considerou a direção pretendida no programa, e contemplou a corrente observadapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectCampesinatopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectPeasantryeng
dc.titleUm estudo sobre a formação agrícola no programa de educação ambiental e agricultura familiar no Município de Pinheiral no Estado do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeA study on agricultural training in the environmental education and family farming Program in the Municipality of Pinheiral in the State of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was developed through a case study with members of the course of popular agents in Environmental Education of the Environmental Education and Family Farming Program (PEAAF) that took place at the Secretariat of Environment of Pinheiral-RJ. The program was created in 2012 through the struggle of popular agriculture for the strengthening of Family Farming and has been acting in various parts of the country, helping to promote rural development with conservation of natural resources and enhancing the knowledge of traditional peoples and communities. An analysis of the training process conducted by the program tutors was made from the materials provided by the Ministry of the Environment, the sponsor of this process. Documentary were analyzed with the purpose of observing the path taken for the accomplishment of the activities with respect to the contents about the social and environmental questions that directly and indirectly implicate in the family agriculture. We conducted semi-structured interviews with the trainers seeking to understand the environmental vision to be reproduced by them, and semi-open questionnaires were used with the students in order to allow us to understand the scope reached by them during the process. Thus, it was observed the current of the tool used to approach Environmental Education, along with the students' reflection on the contents covered. Thus, the conceptual foundations were defined from the empirical and documentary data that instrumentalized the selection of authors corresponding to the theme. The main challenges encountered were the difficulty of farmers to follow the course and thus its completion. It was concluded that the material provided along with the driving done by the trainers considered the intended direction in the program, and contemplated the observed currenteng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID408.566.407-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee1ID408.566.407-78por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee2Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819666975989064por
dc.contributor.referee3Ferreira, Cláudia dos Reis
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819666975989064por
dc.creator.ID128.360.457-44por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717476190824546por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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