Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12423
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo sobre aplicação e desenvolvimento de conceitos matemáticos na realidade do curso Ensino Técnico em Zootecnia
Other Titles: Research on aplication and development of the mathematician concepts the reality in the course Technical in Zootecnia
Authors: Pereira, Maria da Graças
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Keywords: fragmentação;contextualização;matemática aplicada;educação agrícola;fragmentation;contextualization;applicability of the mathematics;agricultural education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Sep-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Maria da Graças. Estudo sobre aplicação e desenvolvimento de conceitos matemáticos na realidade do curso Ensino Técnico em Zootecnia. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Abstract: Neste trabalho buscou-se, através da realidade estudada, identificar a fragmentação dos conhecimentos matemáticos, bem como a dificuldade de sua aplicação, em um curso técnico e, com base nessa realidade, apresentar contribuições de contextualização da referida disciplina no curso Ensino Técnico em Zootecnia, especificamente nas disciplinas Bovinocultura de Leite, Avicultura de Corte, Suinocultura e Piscicultura. A abordagem do trabalho é de natureza qualitativa e o suporte metodológico utilizado foi a pesquisa de planos de curso da própria Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, entrevistas estruturadas na forma de um questionário aos professores dessa Instituição diretamente envolvidos no processo com essas disciplinas e participação nas aulas das mesmas. Foi elaborado um Módulo Instrucional a partir dos dados coletados, contendo os conteúdos matemáticos mais utilizados nessas disciplinas. Com esse Módulo Instrucional buscamos minimizar a fragmentação da disciplina Matemática e sua desvinculação com a realidade da aula técnica. Esse Módulo Instrucional potencializa um trabalho eficaz de interdisciplinaridade ao mesmo tempo em que introduz um trabalho paralelo dos conteúdos que servirão de base às disciplinas técnicas.
Abstract: In this work we search itself, through the studied reality, identify the fragmentation of the mathematical knowledge as well as the difficulty of its application in a technical course and, based in this reality, to present contributions of contextua lization of this discipline in the course of zootecnia, specifically in the disciplines Milk livestock farm, Poutry breeding sector and fish farming. The approach of this work is of qualitative nature and the used methodological support was the research on the course s plans of the Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, interviews with the teachers directly involved in the process and participation in the classes of the referred disciplines of the technical course. We suggest a work with the mathematical contents more used in those disciplines and the application of an initial module about those contents in order to heal or to reduce the problem. We conclude that the fragmentation of the mathematics with the reality, can be minimized or solved through an efficient and effective work of interdisciplinarity, at the same time that a parallel work of the contents is introduced to serve from base to the technical disciplines.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12423
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Maria da Graças Pereira.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.