Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPamplona, Ronaldo Mendespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:38Z-
dc.date.issued2008-02-25
dc.identifier.citationPAMPLONA, Ronaldo Mendes. As relações entre o Estado e a Escola: um estudo sobre o desenvolvimento da educação profissional de nível médio no Brasil. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12420-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com a finalidade de estudar a dualidade entre o ensino propedêutico e a educação profissional de nível médio, que tanto tem preocupado a sociedade brasileira. Ao longo do estudo, priorizamos, sobretudo, as relações entre as instituições, no intuito de entender como elas ocorrem, percorrendo os caminhos da ideologia dominante, num dos principais Aparelhos Ideológicos do Estado que é a Escola. A pesquisa de cunho qualitativo se desenvolveu, com base nos principais precedentes históricos da educação no Brasil. Para melhor compreensão, foi feita uma retrospectiva histórica, desde o Brasil Colônia, com ênfase nas reformas governamentais implementadas na área da educação, incluindo suas causas e efeitos. A legislação educacional pertinente foi estudada, nos seus principais marcos. Ao final, foram analisados os reflexos da implantação das reformas educaciona is, no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR), com ênfase na reforma ocorrida na década de 1990. A guisa de conclusões observou-se que a escola tem, através dos tempos, atuado como Aparelho Ideológico do Estado, reproduzindo ideologias e desigualdades sociais. No entanto, a pesquisa também apontou ações que podem transformar a escola de mera reprodutora em importante componente da transformação social. Essas ações passam por uma nova estrutura curricular e pela democratização do acesso, tanto ao ensino médio, quanto ao ensino superior. A melhoria do ensino fundamental público e da formação de professores, voltada para uma reflexão crítica, também são apontadas como fatores importantes de superação da dualidade educacional no Brasil.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectpolítica educacionalpor
dc.subjectdicotomia socialpor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectensino propedêutico.por
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjecteducational policyeng
dc.subjectsocial dichotomyeng
dc.subjectreformseng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectsecondary schooleng
dc.titleAs relações entre o Estado e a Escola: um estudo sobre o desenvolvimento da educação profissional de nível médio no Brasilpor
dc.title.alternativeRelations between State and School: a study about the development of technical education in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of the present work is to study the dichotomy between secondary school and technical education which has worried the society as a whole. Along the study, the relations among institutions were observed, in order to understand how they happen, on their way through ideology of the dominants in the main Ideological State Apparatuses (ISAs) which is school. This qualitative research was developed based on the principal historical events for education in Brazil. For better understanding, a historical review was done since settlement in Brazil emphasizing the government reforms established in this area, including their complete analyses. Educational legislation was reviewed through the paper. By the end, the repercussions for the set up of the latest reforms at Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) were analyzed, focusing on the decade of 1990. Just as a matter of conclusion, we observed that the school, through the years, has worked as an ISAs reproducing ideologies and social inequalities. Therefore, the research also indicated actions which could be taken in order to change the school merely reproducer into an important tool for social transformation. These actions go through a completely new curricular structure and democratization of access means into both Public High School and University. Improvement of the Public Elementary School and teacher formation are also indicated as important factors for overcoming the educational duality in Brazil.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.creator.ID347.080.577-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1770776408567979por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12442/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17736/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24046/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30409/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36753/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43141/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49539/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56024/2008%20-%20Ronaldo%20Mendes%20Pamplona.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/83
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Ronaldo Mendes Pamplona.pdf: 1406374 bytes, checksum: 745ce3f48834ce0617c4d644b43a70ee (MD5) Previous issue date: 2008-02-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Ronaldo Mendes Pamplona.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.