Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12412
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise das percepções docentes relativas ao despertar criativo dos educandos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/UFSC
Other Titles: Analysis of the teaching perceptions concerning the creative awakening of the pupils from the farming and agricultural technician course of the Colégio Agrícola de Camboriú/UFSC
Authors: Almeida, Eliane Maria Fabiano de
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Keywords: criatividade;ensino médio profissionalizante;fazer pedagógico;educação agrícola;creativity;secondary professional teaching;the medagogical making;agricultural education.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Feb-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALMEIDA, Eliane Maria Fabiano de. Análise das percepções docentes relativas ao despertar criativo dos educandos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/UFSC. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: Acreditando que o pensar criativo deve ser estimulado e permitido ao contexto escolar, pois o indivíduo sai da escola e insere-se no mundo do trabalho, o qual é essencial para o ser humano, esta pesquisa teve por objetivo a investigação e a análise da forma como é possibilitado o despertar criativo dos alunos no universo escolar de um colégio de ensino médio e profissionalizante. A pesquisa foi realizada junto aos docentes do curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio do Colégio Agrícola de Camboriú/SC. O método utilizado para a análise e interpretação dos dados foi baseado na análise de conteúdo de Bardin. Através de um questionário, investigou-se a concepção da criatividade pelos docentes, buscou-se conhecer o fazer pedagógico e as causas que inibem a criatividade em sala de aula. Os resultados indicaram que a concepção de criatividade é comum para a maioria dos docentes e as práticas pedagógicas que primam pela reprodução e fragmentação dos conteúdos; os métodos de ensino obsoletos; os currículos empobrecidos e estanques; os conteúdos descontextualizados da realidade dos alunos, constituem entraves permanentes na busca de um ensino criativo e participativo. Sugerimos uma revisão nos objetivos educacionais e nas práticas pedagógicas adotadas no contexto escolar.
Abstract: Believing that the creative thinking must be stimulated and allowed to the pertaining to school context, therefore the individual leaves the school and inserts itself in the world of the work, which is essential for the human being, this research had for objective the investigation and analysis in the way as is made possible the creative awakening of the pupils in the schooling universe pertaining to one secondary and professional teaching. The research has been carried out along with the professors from the Farming and Agricultural Technician Course concomitant to the secondary teaching of the Colégio Agrícola de Camboriú/SC. The used method for the analysis as well as interpretation of the data was based in the analysis of content of Bardin. By one questionnaire, the conception of the creativity was investigated by the professors, searched to know the pedagogical making and the causes that inhibit the creativity in the classroom. The results have pointed out that the conception of creativity is common for the majority of the practical professors as well as the pedagogical ones that excel reproduction and fragmentation of the contents; the obsolete methods of education; the limited poor curriculums, the contents without contextualization of the reality of the pupils, constitute permanent impediments in the search of a creative and participative education. We suggest a revision in the education objective as well as the pedagogical ones pertaining to schooling context.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12412
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Eliane Maria Fabiano de Almeida.pdf549.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.